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Guia das Provas de Ingresso 2020 – Ensino Superior Privado e Universidade Católica Portuguesa
Na sequência de uma intervenção do Sr Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), Dr. João Sobrinho Teixeira, numa entrevista à Fórum Estudante, transmitida em direto na página de Facebook da revista, no passado dia 29 de abril,consideramos …
Norma 01JNE atualizada com nova legislação
FAQ´S – EXAMES NACIONAIS 2020 – ENSINO SECUNDÁRIO
Abertura de procedimento concursal comum, com carácter de urgência, para o preenchimento de 6 postos de trabalho no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio na modalidade de relação jurídica de emprego público por tempo indeterminado, restrito a candidatos abrangidos pelo programa …
Decorrida uma semana deste terceiro período, queremos agradecer a todos, pais, alunos, professores, funcionários e entidades envolventes, pelo esforço colocado em conseguir que a aprendizagem das nossas crianças e jovens continue, num contexto que ainda novo para todos nós e que, para a vasta maioria dos alunos, os irá acompanhar até ao final deste ano letivo.
No que concerne aos recursos digitais, quer para acautelar um futuro ainda incerto, quer porque o domínio das atuais ferramentas online será sempre útil, mesmo após o retorno da tão ansiada normalidade, devemos aprender a dominá-las e usá-las com as cautelas inerentes a um meio novo e partilhado. Assim, algumas indicações, para as quais solicitamos a melhor atenção de todos:
- Não é permitido, em caso algum, os pais ou encarregados de educação interagirem com os outros alunos da turma, ou com os professores, por via das plataformas digitais (Google Classroom) ou das ferramentas de comunicação partilhadas com alunos (Google Meet Hangouts ou outra), muito menos quando estejam a decorrer aulas. O espaço de sala de aula, presencial ou online, é um espaço reservado exclusivamente a professores e alunos. Os pais podem e devem acompanhar os seus educandos, mas sem intervir no funcionamento da aula, exceto se explicitamente autorizados ou convidados pelo respetivo docente. Se pretenderem comunicar com a escola ou com o professor, devem fazê-lo por via do Diretor de Turma ou da Direção do Agrupamento (utilizando o e-mail do Diretor de Turma, os contactos disponíveis na página da Escola, ou o formulário Reporte de situações decorrentes do Ensino à Distância – E@D);
- Em termos de recursos informáticos (computadores, tablets ou ligação à internet), cada família ou entidade acolhedora de alunos deverá fazer o melhor esforço para resolver a sua situação específica. No entanto, se tal se revelar impossível, poderão, por via do Diretor de Turma, solicitar o apoio do Agrupamento, que envidará todos os esforços na sua resolução, eventualmente por via do empréstimo de equipamentos das escolas ou do apoio de outras entidades. É importante a colaboração de todos, para que os escassos recursos disponíveis cheguem aos que mais necessitam de apoio;
- Para o uso em segurança das plataformas digitais ou de outras ferramentas online, queremos chamar a atenção para o cumprimento das normas de segurança disponibilizadas no site Apoio às Escolas, que foram produzidas em articulação estreita com o Comando Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados. Estas normas encontram-se disponíveis nos seguintes endereços:
- https://apoioescolas.dge.mec.pt/node/763; e
- https://www.seguranet.pt/pt/estudo-em-casa-recomendacoes-de-seguranca.
- Embora a plataforma de videoconferência Zoom não seja a plataforma usada pelo nosso Agrupamento (nós utilizamos e recomendamos uso do Meet Hangouts, da Google), por existirem algumas preocupações acrescidas com o uso da primeira, pelos que chamamos a atenção para as seguintes informações específica, para quem a pretenda utilizar:
- No que concerne ao Classroom e o Meet Hangouts, que utilizamos preferencialmente, e para melhor poderem dominar a sua utilização, aconselhamos a visualização dos seguintes tutoriais, destinados a pais e a alunos:
- Google Classroom: https://www.youtube.com/watch?v=D5vi0BTwnFM;
- Google Meet: https://www.youtube.com/watch?v=FzKifO3W02Q ou https://www.youtube.com/watch?v=jHRd0hP5FY4.
- É compromisso do Agrupamento, vinculando todos os seus profissionais, o cumprimento do previsto no Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Assim, as imagens, os trabalhos e demais informação recolhidos relativos ao seu educando só poderão ser usados para os fins educativos da criança ou jovem, não sendo nunca divulgados a terceiros, sendo conservados somente até ao fim do presente ano letivo e posteriormente eliminados;
- Solicitamos, também, que completem e enviem, ao V/ Diretor de Turma/Professor/Titular/Educadora, uma declaração (minuta anexa(DOC), PDF, JPG), em que autorizam o uso, somente para fins do ato educativo, dos áudios, dos vídeos e de outros recursos produzidos pelo V/ educando e colocados na plataforma digital da turma. Na mesma declaração, comprometem-se também, assim como os V/ educandos, a não divulgar a terceiros, o áudio, o vídeo, as fotografias, os recursos ou os dados de acesso às referidas plataformas utilizados no ato educativo;
- Em caso de dúvida relativamente à segurança ou à proteção de dados, podem contactar o Delegado de Proteção de Dados (DPO) do Agrupamento (Prof. Hélio Manuel Vilas), pelo e-mail dpo@esas.pt;
- Está, ainda e como anteriormente referido, permanentemente disponível na página do Agrupamento um espaço para os encarregados de educação e alunos reportarem questões e dificuldades relacionadas com o E@D: https://forms.gle/rRBGSY8yefnv853p7;
- Para mais informações sobre o Plano de Ensino à Distância [E@D] do nosso Agrupamento, sugerimos a leitura do seu resumo, já anteriormente enviado (e que, mais uma vez, anexamos).
No contexto dos apoios sociais, queremos ainda alertar para o facto de se ter verificado uma alteração legislativa quanto ao conceito de prestação de apoios alimentares a alunos carenciados. Com efeito, o n.º 4 do artigo 9.º do Decreto-Lei nº 10-A/2020, de 13 de março foi revogado por força da Lei nº 5/2020, de 10 de abril, passando a indicar que os Agrupamentos de escolas da rede pública de ensino e os estabelecimentos particulares, cooperativos e do setor social e solidário com financiamento público devem adotar as medidas necessárias para a prestação de apoios alimentares a alunos beneficiários dos escalões A e B da ação social escolar. Assim, as famílias dos alunos que pretendam usufruir de refeições devem contactar o Agrupamento, por via dos seus Diretores de Turma ou, em alternativa, por via do e-mail info@esas.pt ou do contacto telefónico, no horário de funcionamento, para o número 253 204 220.
Esperando todos de boa saúde e certos da entrega de todos,
A Direção
Decorrida uma semana deste terceiro período, queremos agradecer a todos, pais, alunos, professores, funcionários e entidades envolventes, pelo esforço colocado em conseguir que a aprendizagem das nossas crianças e jovens continue, num contexto que ainda novo para todos nós e …
Comunicação n.º 5/JNE/2020 – Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames do ensino secundário
Novas Regras para Acesso ao Ensino Superior
Comunicações e relatos de anomalias com o E@D – Ensino à Distância <<< Formulário
Vivemos um tempo estranho…desde que o surto de COVID-19 iniciou, em Portugal, as nossas vidas sofreram mudanças drásticas. Muitos de nós deixamos de poder trabalhar nos nossos locais de trabalho habituais, as nossas crianças e jovens deixaram de ir à escola, não podemos visitar os nossos familiares e amigos, deixamos de nos relacionar da forma próxima a que estávamos habituados. De repente, tudo mudou, todas as nossas rotinas se alteraram, de um dia para o outro, e as coisas que fazíamos dantes e tomávamos como garantidas, deixamos de as poder fazer. Passamos a ficar confinados à nossa casa…
Esta crise, tal como qualquer outra, obriga-nos a uma resposta, a adaptarmo-nos às novas circunstâncias com as quais temos de lidar. É natural que no decurso deste processo, nalguns dias sintamos ânimo e esperança e, noutros, possamos sentir um maior vazio e insegurança face à nossa capacidade para superar esta crise. É importante, pois, que aceitemos que nos podemos sentir assim. Caso consideremos que precisamos de ajuda especializada, devemos procurá-la.
O Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento encontra-se disponível para apoiar a comunidade escolar a lidar da melhor forma com o momento atual. É bom pensarmos que é uma situação transitória, que não vai durar para sempre e que, com a ajuda de cada um de nós, toda a comunidade beneficiará e sairá reforçada desta crise. Temos de pensar que, com a melhoria da situação pandémica, poderemos regressar aos nossos trabalhos, à escola e à interação com os outros, que é o que dá sentido à palavra comunidade!
Enquanto isso adaptamo-nos à nova forma de vida, procurando ser felizes e fazendo felizes as pessoas à nossa volta, em especial, as nossas crianças.
Na página da escola encontrará documentos de apoio muito interessantes, produzidos pela Ordem dos Psicólogos (OPP), que apoiam os adultos e as crianças a lidar com as dificuldades, emocionais, físicas e sociais decorrentes da pandemia COVID-19. Certamente, encontrará algum que responda, de forma mais objetiva, às suas inquietações. Recomendamos. Boas leituras!
As psicólogas do Agrupamento,
Ana Aires, Teresa Oliveira e Jennifer Flambo
Links uteis durante este período
COVID-19 – Ordem dos Psicólogos – Como lidar com situações de isolamento?
Serviço de Psicologia e Orientação(SPO) – Atendimento durante o COVID-19
Vivemos um tempo estranho…desde que o surto de COVID-19 iniciou, em Portugal, as nossas vidas sofreram mudanças drásticas. Muitos de nós deixamos de poder trabalhar nos nossos locais de trabalho habituais, as nossas crianças e jovens deixaram de ir à …
O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho Normativo n.º 3 -A/2020, de 5 de março, é prorrogado até 11 de maio de 2020. Até esta data os alunos alteram, sempre que necessário, as inscrições para os exames finais nacionais que já tenham sido efetuadas, com vista à adaptação das suas opções. Para essas alterações os alunos ou os seus encarregados de educação enviam para a escola, por correio eletrónico, o boletim de inscrição (modelo EMEC) disponibilizado em formato editável devidamente alterado.
Findo o prazo de suspensão da atividade letiva presencial ou no dia da realização do primeiro exame, os alunos ou os seus encarregados de educação procedem à entrega do original ou do modelo descarregado do boletim de inscrição, devidamente preenchido e assinado, havendo lugar, quando aplicável, ao pagamento de encargos de inscrição.
>> NOVO CALENDÁRIO DE EXAMES <<
(Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril)
(todas as informações sobre Exames aqui)
O prazo de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário previsto no Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado em anexo ao Despacho …























