Preaload Image

Educação Inclusiva

O Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão, enquanto processo que visa responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um dos alunos, através do aumento da participação nos processos de aprendizagem e na vida da comunidade educativa” (n.º 1 do artigo 1.º).

Este Decreto-lei, assim como os normativos relativos ao currículo do ensino básico e secundário e ao Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, constitui-se, simultaneamente, como impulsionador e como suporte à implementação de mudanças a nível organizacional, bem como do próprio processo educativo.  

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, tendo uma visão alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

É constituída por um representante da Direção, Carmo Cunha, uma docente do grupo de recrutamento de Educação Especial, Sandra Queiroz, três representantes do Conselho Pedagógico, Teresa Araújo, Nair Urzal, Célia Regina e uma psicóloga do agrupamento, Jennifer Flambo. 

A sua ação prende-se com a operacionalização da Educação Inclusiva, cabendo-lhe, por um lado, deliberar sobre a implementação de medidas tendentes a ultrapassar as necessidades de integração e inclusão de alunos que revelem maiores dificuldades de aprendizagem, risco de abandono escolar, comportamentos de risco ou violadores dos deveres dos alunos, e fazer o acompanhamento e monitorização da eficácia das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão. Por outro lado, cabe-lhe o aconselhamento dos docentes na implementação de práticas pedagógicas mais inclusivas, o acompanhamento da ação do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) e a sensibilização da comunidade educativa para a Educação Inclusiva, através de ações diversas.

Coordenadora da Equipa: Nair Urzal

 

Constituição da Equipa

A Equipa é constituída por:

  1. Um elemento da Direção: Carmo Cunha
  2. Coordenadora da Equipa Multidisciplinar: Nair Urzal
  3. Coordenador do 1º Ciclo do Ensino Básico: Teresa Araújo
  4. Docente do 3º Ciclo do Ensino Básico: Célia Resende
  5. Delegada da Educação Especial: Sandra Queiroz
  6. A Psicóloga Coordenadora do Agrupamento: Jennifer Flambo

 

Contacto

A equipa pode ser contactada através do email: emaei@esas.pt 


CAA - Centro de Apoio à Aprendizagem

 

Os Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA) da EB 2,3 de Nogueira e da Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS), inserem-se no quadro de autonomia da Escola e a sua ação educativa é complementar aquela que é realizada na turma de pertença do aluno. 

CAA_ESAS

 procura encontrar formas de lidar com a diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa. Este recurso organizacional

Os Centros de Apoio à Aprendizagem (CAA) da EB 2,3 de Nogueira e da Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS), têm o seguinte horário para o ano letivo de 2021-2022:

Dia da Semana

Horas

Segunda-feira a Sexta-feira

08h10 – 18h25

 


Documentos Modelo 21-22

PROTOCOLOS E PARCERIAS