Preaload Image

Revista defacto

Revista Decfato - capa 2021A Defacto é a revista do nosso agrupamento de escolas. Em 2022, cumprirá 30 anos de existência, sendo uma das mais antigas e prestigiadas revistas escolares do país. É uma publicação anual, temática, de cerca de 100 páginas, que reúne o melhor dos textos e imagens elaborados pelos nossos estudantes, professores e demais membros da nossa Comunidade Educativa. Cosmopolita, abre também as suas páginas a colaboradores de outras escolas e outros convidados. Tematicamente, não se cinge ao estritamente escolar, tratando de assuntos relevantes da vida das sociedades contemporâneas e cruzando saberes e poéticas das diferentes áreas disciplinares. O tema da revista, aprovado em Conselho Pedagógico, constitui um fio condutor das diversas atividades de complemento curricular do agrupamento.

A Equipa de Coordenação é constituída pelos docentes Ana Andrade, António Costa Pereira, Joana Maia, José Miguel Braga, Maria de Jesus Fernandes e Vânia Coutinho.

Colaboração Externa: Amadeu Santos

Revista defacto

Comemoração dos 30 Anos

Neste ano letivo de 21-22 a Revista defacto festeja o seu 30.º aniversário, o que faz dela uma das mais antigas publicações escolares do país. A revista do nosso agrupamento é uma referência neste específico panorama editorial, tendo servido de modelo a várias outras publicações, pela qualidade do seu conteúdo e design gráfico.

A defacto não é apenas um produto de qualidade, é também o entusiasmo e o rigor do seu acontecer, desde a escolha do bloco temático ao seu tratamento; desde a entrega dedicada das suas equipas de trabalho à participação dos alunos, professores e outros colaboradores de dentro e de fora da Comunidade Educativa, que nos fazem chegar os seus textos e imagens; desde o processo de composição gráfica às festivas sessões de lançamento de cada número.

A defacto é uma revista cosmopolita, aberta aos assuntos da cidade e do mundo, aos temas que conformam a nossa contemporaneidade, ligando entre si os diferentes saberes curriculares e estes ao mundo da vida. Ligando, enfim, a escola à sociedade e ao seu tempo. Por isso, é uma revista que dura e promete durar. Para o bem de todos.   

A Equipa de Coordenação 

 Amadeu Santos (Colaborador Externo)

Apresentação do número 30 da Revista defacto
junho de 2022

Com Amadeu Santos, Eduardo Madureira e Carlos Poças Falcão
30 anos da Defacto uma revista escolar atenta à escola e ao mundo.
Vídeo da apresentação
No dia 14 de junho de 2022 na Livraria Centésima Página foi apresentado o número 30 da revista Defacto, publicação da Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio. Após o seu lançamento em festa na escola, no passado 31 de Maio, é a vez de apresentar a revista à cidade, numa sessão em que a poesia estará em debate, com a participação de Carlos Poças Falcão e Eduardo Jorge Madureira.
Construída como sempre por alunos e professores da escola, contando também com artigos de vários ilustres convidados e centrando-se cada ano num tema específico, a Defacto não é apenas uma das mais antigas publicações do panorama editorial escolar do país, como tem constituído uma referência para outras revistas escolares, pela qualidade do seu conteúdo e do seu design gráfico.
Dedicada este ano ao tema “Rizoma”, que percorre as suas mais de cem páginas, a Defacto reúne saberes e poéticas das mais diversas disciplinas e áreas da cultura e do conhecimento, constituindo assim um documento precioso. Dentro do puzzle rizomático de assuntos tratados com textos e imagens de qualidade, esta edição faz um destaque especial à poesia, em particular aos hábitos da sua leitura por uma parte significativa da juventude escolar, o que é reconhecido pelas responsáveis da prestigiada Livraria Centésima Página na excelente entrevista que nos concederam.
Mas os fios rizomáticos estendem-se a variados assuntos, como o rizoma filosófico e o da natureza, a guerra na Ucrânia, os usos da Internet, a celebração dos centenários de Saramago, Agustina Bessa-Luís, Ondina Braga, Victor de Sá e Pasolini, a poesia do Japão, a defesa de uma escola verde, entre outros subtemas, fazendo-se ainda uma revisitação às cinco décadas da vida da escola.
Finalmente, o reconhecimento, por parte da comunidade educativa (incluindo a opinião de antigos alunos e professores aposentados) do papel estruturante da Defacto na aprendizagem dos alunos, no fomento do gosto pela escrita e pela leitura, no apreço pela revista em papel numa época em que o império digital vai colonizando todos os recantos da experiência humana. Enfim, uma revista transversal a todo o currículo escolar e, além do mais, atenta ao mundo e à vida no nosso tempo.
A Equipa de Redação da Revista  Defacto

Depoimento de António Mota

 

AQUI: Vale a pena ler

Revista defacto
junho de 2021

PROTOCOLOS E PARCERIAS