Preaload Image

Revista defacto

defacto é a revista do nosso agrupamento de escolas. Em 2022, cumpriu 30 anos de existência, sendo uma das mais antigas e prestigiadas revistas escolares do país. É uma publicação anual, temática, de cerca de 100 páginas, que reúne o melhor dos textos e imagens elaborados pelos nossos estudantes, professores e demais membros da nossa Comunidade Educativa. Cosmopolita, abre também as suas páginas a colaboradores de outras escolas e outros convidados. Tematicamente, não se cinge ao estritamente escolar, tratando de assuntos relevantes da vida das sociedades contemporâneas e cruzando saberes e poéticas das diferentes áreas disciplinares. O tema da revista, aprovado em Conselho Pedagógico, constitui um fio condutor das diversas atividades de complemento curricular do agrupamento.

Amadeu Santos (diretor da revista, durante 25 anos, até ao n.º 30, em 2022)

Equipa atual (desde 2021/22)

Maria de Jesus Fernandes (coordenação)
António Pereira, Bernardo Cruz, Helena Duque, Joana Maia, Jorge Marques, Pedro Monteiro, Vânia Coutinho

Apresentação do número 31 – maio de 2023

Tema: humano(s)

A revista defacto (publicação anual do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio) volta ao público, com a qualidade costumada. Continua em destaque a sua marca de conteúdo original, com a participação de professores, alunos, associação de pais, mas também de alguns ilustres convidados de relevo.

Este número conta com a colaboração da comunidade escolar, mas também com contributos inéditos de alguns pensadores da educação como Licínio Lima, da Universidade do Minho, e António Nóvoa, da Universidade de Lisboa, e uma entrevista inédita a Pilar del Rio sobre José Saramago e a sua obra.

Neste ano letivo, o tema selecionado e trabalhado por toda a comunidade escolar foi “humano(s)” – ou uma nova condição humana, o que se reflete no conteúdo inédito, criado propositadamente para a edição, quer em termos de texto, quer em termos de imagem.

A revista será apresentada à comunidade escolar no dia 22 de maio, pelas 15 horas, na escola secundária. Segue-se a apresentação à cidade de Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no dia 15 de junho, pelas 17:30. O lançamento na escola contará com a apresentação da revista pela equipa de professores responsáveis e com momentos de arte em movimento – ginástica, música, poesia e filme – protagonizados por alunos da escola secundária, terminando com um momento refrescante nos jardins da escola. Na apresentação à cidade, será proporcionada uma conversa livre sobre o tema da revista, com convidados de áreas distintas, numa reflexão sobre os limites do humanos, entre a filosofia, as artes e a tecnologia.

A revista ficará disponível para aquisição em alguns lugares do agrupamento e da cidade, como a livraria Centésima Página, parceira da revista “defacto” de longa data.

Reportagem no facebook do agrupamento.

Reportagem no instagram do aesas e no instagram da BE

 

Apresentação do número 31 da revista “defacto” à cidade de Braga, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), dia 15 de junho

Conversa livre sobre o tema do número 31 da revista – “humano(s)”, uma nova condição humana. Com os convidados: Dra. Aida Alves, da BLCS, Professor Doutor Paulo Novais, da Univ. do Minho, Professor Amadeu Santos, ex-professor da Esc. Sec. de Alberto Sampaio, Professor António Padrão, professor da Esc. Sec. de Alberto Sampaio, Professora Margarida Figueiredo, professora da Esc. de Viatodos.

Algumas questões provocam a reflexão e a discussão:  os humanos, seres racionais, dotados de liberdade, capacidade de escolha, pensamento crítico e livre-arbítrio, capacidade de criar o novo e de resolver enigmas, estão hoje ameaçados pela emergente inteligência artificial?  Ou ainda não? Deveríamos estar pessimistas ou otimistas, quanto ao futuro? Este é o desafio lançado aos convidados para uma conversa livre, sem fronteiras disciplinares.

 

Histórico recente:

Comemoração dos 30 Anos

No ano letivo de 21-22 a revista defacto festejou o seu 30.º aniversário, o que faz dela uma das mais antigas publicações escolares do país. A revista do nosso agrupamento é uma referência neste específico panorama editorial, tendo servido de modelo a várias outras publicações, pela qualidade do seu conteúdo e design gráfico.

defacto não é apenas um produto de qualidade, é também o entusiasmo e o rigor do seu acontecer, desde a escolha do bloco temático ao seu tratamento; desde a entrega dedicada das suas equipas de trabalho à participação dos alunos, professores e outros colaboradores de dentro e de fora da Comunidade Educativa, que nos fazem chegar os seus textos e imagens; desde o processo de composição gráfica às festivas sessões de lançamento de cada número.

defacto é uma revista cosmopolita, aberta aos assuntos da cidade e do mundo, aos temas que conformam a nossa contemporaneidade, ligando entre si os diferentes saberes curriculares e estes ao mundo da vida. Ligando, enfim, a escola à sociedade e ao seu tempo. Por isso, é uma revista que dura e promete durar. Para o bem de todos.   

Pel’a equipa de coordenação, Amadeu Santos

Apresentação do número 30 da Revista defacto
junho de 2022

30 anos da Defacto uma revista escolar atenta à escola e ao mundo.”
Com Amadeu Santos, Eduardo Madureira e Carlos Poças Falcão, na Livraria Centésima Página.
Vídeo da apresentação
No dia 14 de junho de 2022 na Livraria Centésima Página foi apresentado o número 30 da revista Defacto, publicação da Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio. Após o seu lançamento em festa na escola, no passado 31 de Maio, é a vez de apresentar a revista à cidade, numa sessão em que a poesia estará em debate, com a participação de Carlos Poças Falcão e Eduardo Jorge Madureira.
Construída como sempre por alunos e professores da escola, contando também com artigos de vários ilustres convidados e centrando-se cada ano num tema específico, a Defacto não é apenas uma das mais antigas publicações do panorama editorial escolar do país, como tem constituído uma referência para outras revistas escolares, pela qualidade do seu conteúdo e do seu design gráfico.
Dedicada este ano ao tema “Rizoma”, que percorre as suas mais de cem páginas, a Defacto reúne saberes e poéticas das mais diversas disciplinas e áreas da cultura e do conhecimento, constituindo assim um documento precioso. Dentro do puzzle rizomático de assuntos tratados com textos e imagens de qualidade, esta edição faz um destaque especial à poesia, em particular aos hábitos da sua leitura por uma parte significativa da juventude escolar, o que é reconhecido pelas responsáveis da prestigiada Livraria Centésima Página na excelente entrevista que nos concederam.
Mas os fios rizomáticos estendem-se a variados assuntos, como o rizoma filosófico e o da natureza, a guerra na Ucrânia, os usos da Internet, a celebração dos centenários de Saramago, Agustina Bessa-Luís, Ondina Braga, Victor de Sá e Pasolini, a poesia do Japão, a defesa de uma escola verde, entre outros subtemas, fazendo-se ainda uma revisitação às cinco décadas da vida da escola.
Finalmente, o reconhecimento, por parte da comunidade educativa (incluindo a opinião de antigos alunos e professores aposentados) do papel estruturante da Defacto na aprendizagem dos alunos, no fomento do gosto pela escrita e pela leitura, no apreço pela revista em papel numa época em que o império digital vai colonizando todos os recantos da experiência humana. Enfim, uma revista transversal a todo o currículo escolar e, além do mais, atenta ao mundo e à vida no nosso tempo.
A Equipa de Redação da Revista  Defacto

Depoimento de António Mota

 

AQUI: Vale a pena ler

Revista defacto
junho de 2021

PROTOCOLOS E PARCERIAS