Preaload Image

Clube do Ambiente

Programa "Eco-escolas"

 

Eco_Escolas

 

Bandeira Verde “Eco-Escolas

 

As questões relacionadas com o Ambiente constituem-se, hoje em dia, como um grande problemas ao nível global, devendo ser sempre enquadradas na educação e formação para a cidadania.

A preocupação do  Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio na construção progressiva de uma consciência ecológica e humanista continua a ser uma prioridade estabelecida no seu Projeto Educativo, tendo aderido, formalmente, ao Programa Eco-Escolas no ano letivo 2006/2007.

Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE e pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

O programa é coordenado ao nível internacional, nacional, regional e de escola, e permite a confluência para objetivos, metodologias e critérios comuns que respeitam a especificidade de cada escola relativamente aos seus alunos e características do meio envolvente. Este programa conta ainda com a parceria dos municípios e com apoios específicos de mecenas para algumas das suas atividades.

A atuação conjunta e articulada com parceiros e outros projetos conduzem a verdadeiras mudanças de atitudes, resultantes do empenho e perseverança do pessoal docente e não-docente, associados ao envolvimento e entusiasmo na participação dos alunos.

O galardão “Bandeira Verde”, que simboliza o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere, já conta com dezasseis anos consecutivos na nossa comunidade escolar, que espera continuar a merecê-lo.

Anualmente, o grupo dinamizador projeta o Plano de Ação para o ano letivo, preenchendo guias de auditoria ambiental, perspetivando objetivos, estratégias, atividades e calendarizações a realizar/cumprir de forma transdisciplinar e interciclos de aprendizagem, sempre que possível.

Existem sempre temas específicos a tratar: Energia, Água, Resíduos e Espaços Exteriores, Biodiversidade, Agricultura Biológica, Mar, Ruído, Alimentação, Mobilidade e a Floresta.

O Agrupamento promove a comemoração das principais datas alusivas ao Programa Eco–Escolas: Dia Internacionais da Prevenção das Catástrofes Naturais, da Floresta Autóctone, da Água, da Árvore, da Floresta, da Biodiversidade, da Energia, do Ambiente, dos Oceanos e a Quadra Natalícia.

Neste sentido, tenta proporcionar aos alunos diversas experiências de carácter formativo, com intuitos solidários, quer de âmbito criativamente interno, quer abraçando projetos/programas emanados de empresas/instituições nacionais e, até , internacionais, dando ênfase ao processo interdisciplinar e transdisciplinar.

A consciencialização da comunidade educativa face aos desperdícios energéticos, aos problemas ambientais e à necessidade de modificar comportamentos no dia-a-dia criou uma dinâmica de intervenção traduzida numa maior eficiência energética na escola, na aprendizagem, na reutilização de materiais, limpeza e redução de resíduos, redução do consumo de água, plantação de árvores, criação de hortas biológicas/pedagógicas, “charcos“ e mais espaços de convívio para os alunos, nas escolas do Agrupamento e em alterações de alguns hábitos, em casa, por parte dos alunos.

Destaca-se, também, a participação em atividades de intervenção na Comunidade e concursos diversos, a maioria, promovidos pela CMB, como os Concursos “Eco-Natal” e “Escola+ Verde”, Rota das Eco-Escolas pela mobilidade sustentável, reflorestação, limpeza de espaços públicos, palestras, formações e partilha de experiências entre Eco-Escolas do concelho.

Cremos que o “trilho” está traçado e que é já roteiro de muitos caminhantes.

O tratamento dos temas desde as mais tenras idades resultará, certamente, na formação de cidadãos conscientes, esclarecidos, ativos e colaborativos para a defesa da natureza e do desenvolvimento sustentável de uma sociedade global a que, se mais não for, não falte a satisfação das necessidades básicas, com acesso garantido aos recursos naturais.

Contando com todos, estamos  “Juntos pela sustentabilidade do Planeta”.

Concurso de Natal “Eco-Escolas”

Projeto “Rodolplástico traz presentes_ Concurso “Eco-Natal 2021”

Docente Responsável: Elisabete Colmonero

 

PROTOCOLOS E PARCERIAS