Preaload Image

Serviço de Psicologia e Orientação

Logo_Psi

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica. Tem como finalidade promover condições que favoreçam a integração escolar dos alunos facilitando-lhes o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

Psicólogas que integram o SPO

  • Jennifer Flambo
  • Teresa Oliveira

 O SPO atua em três domínios:

1 – Apoio psicológico e psicopedagógico;
2- Ações de orientação escolar e profissional;
3 – Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.

Atividades desenvolvidas:

    • Avaliação e intervenção psicológica e psicopedagógica junto de alunos encaminhados ou autopropostos;
    • Atividades de orientação escolar e profissional de alunos do 9.º ano e do ensino secundário, com vista à promoção de competências que possibilitem a construção de um projeto de vida, o desenvolvimento da sua identidade pessoal e vocacional ajudando a identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características;
    • Trabalho de articulação com docentes e encarregados de educação;
    • Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa;
    • Colaboração com outros Serviços da Comunidade;
    • Formação;
    • Desenvolvimento de projetos.

Ficha de Encaminhamento para o SPO – PDF (Word editável)

Atividades/Notícias

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL

“À descoberta do meu futuro! 5-18”

O Projeto de Desenvolvimento Vocacional (5-18 anos) “À descoberta do meu futuro! 5-18” implementa-se todos os anos letivos, consolidando-se como atividade agregadora do desenvolvimento vocacional dos alunos do Agrupamento, envolvendo alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Pré-escolar
(5 anos)
Objetivos:

    • Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do pré-escolar;
    • Promover a exploração vocacional em idades precoces;
    • Promover o contacto e a valorização do trabalho e das profissões;

1.º Ciclo

(4.º Ano)

Objetivos:

·         Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do 1º ciclo.
·         Promover a exploração vocacional em idades precoces;
·         Promover o contacto e a valorização do trabalho e das profissões;
·         Procurar que as crianças estabeleçam a relação entre o seu percurso escolar e as oportunidades profissionais futuras.

  • 2.º Ciclo
  • (6.º Ano)
    • Objetivos:
    • Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do 2º ciclo;
    • Sensibilizar para a igualdade de género nas profissões;
    • Procurar que as crianças estabeleçam a relação entre o seu percurso escolar e as oportunidades profissionais futuras;
    • Promover a reflexão crítica acerca da igualdade de género no mundo do trabalho.
  • 3.º Ciclo
    • (9.º ano)
    • Objetivos:
    • Contribuir para a promoção do autoconhecimento e da exploração vocacional que facilite a recolha de informações sobre profissões e cursos de forma a desenhar o percurso formativo mais adequado.
    • Dar a conhecer a organização do sistema educativo;
    • Promover a tomada de decisões vocacionais mas conscientes e realistas.
    • Ensino Secundário
    • Objetivos:
    • Apoiar a tomada de decisão vocacional e implementação de um projeto de vida;
    • Facilitar o acesso a informação pertinente sobre cursos do ensino superior;
    • Informar sobre o processo de candidatura e acesso ao ensino superior.
    • Painel de alunos
    • O SPO promove a atividade “Painel de Alunos” no âmbito do Programa “À descoberta do meu futuro! 5-18”. Esta atividade tem como finalidade divulgar a oferta educativa do Agrupamento, ao nível dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos profissionais, através do testemunho de alunos que os frequentam. Pretende-se, desta forma, que os alunos do 9.º ano conhecessem melhor a realidade dos cursos secundários promovendo-se a tomada de decisões vocacionais mais realistas, baseadas em experiências concretas e num maior autoconhecimento.

PROTOCOLOS E PARCERIAS