Preaload Image

Serviço de Psicologia e Orientação

Logo_Psi

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio é uma estrutura especializada de apoio e de orientação educativa, com autonomia técnica. Tem como finalidade promover condições que favoreçam a integração escolar dos alunos facilitando-lhes o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

Psicólogas que integram o SPO

  • Jennifer Flambo
  • Teresa Oliveira

Contacto: spo@esas.pt

 O SPO atua em três domínios:

1 – Apoio psicológico e psicopedagógico;

2- Ações de orientação escolar e profissional;

3 – Apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade educativa.

Atividades desenvolvidas:

  • Avaliação e intervenção psicológica e psicopedagógica junto de alunos encaminhados ou autopropostos;
  • Atividades de orientação escolar e profissional de alunos do 9.º ano e do ensino secundário, com vista à promoção de competências que possibilitem a construção de um projeto de vida, o desenvolvimento da sua identidade pessoal e vocacional ajudando a identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características;
  • Trabalho de articulação com docentes e encarregados de educação;
  • Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa;
  • Colaboração com outros Serviços da Comunidade;
  • Formação;
  • Desenvolvimento de projetos.
Ficha de Encaminhamento para o SPO


Horário EB 2,3 de Nogueira

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

EB 2,3 de Nogueira

8h0013h00

EB 2,3 de Nogueira

9h0013h00

EB 2,3 de Nogueira

8h0013h00

1.ºCiclo

9h0012h30

EB 2,3 de Nogueira

9h0013h00

 

EB 2,3 de Nogueira

14h1517h45

1.ºCiclo

14h0017h00

1.ºCiclo

14h0017h00

EB 2,3 de Nogueira

13h4517h45

 
    

Psicóloga: Teresa Oliveira

Horário ESAS

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

 EMAEI

(Serviço externo)

8h3013h00

1.ºCiclo

(Serviço externo)

8h3013h00

ESAS

8h3013h00

ESAS

8h3013h00

ESAS

8h3013h00

 

ESAS

13h4517h00

ESAS

13h4516h45

ESAS

13h4517h00

ESAS

13h4516h45

 
    

Psicóloga: Jennifer Flambo

 

Atividades e Projetos

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO VOCACIONAL

“À descoberta do meu futuro! 5-18”

O Projeto de Desenvolvimento Vocacional (5-18 anos) “À descoberta do meu futuro! 5-18” implementa-se todos os anos letivos, consolidando-se como atividade agregadora do desenvolvimento vocacional dos alunos do Agrupamento, envolvendo alunos desde o pré-escolar ao ensino secundário.

Pré-escolar

(5 anos)

Objetivos:

Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do pré-escolar;

Promover a exploração vocacional em idades precoces;

Promover o contacto e a valorização do trabalho e das profissões;

1.º Ciclo

(4.º Ano)

Objetivos:

·         Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do 1º ciclo.

·         Promover a exploração vocacional em idades precoces;

·         Promover o contacto e a valorização do trabalho e das profissões;

·         Procurar que as crianças estabeleçam a relação entre o seu percurso escolar e as oportunidades profissionais futuras.

  • 2.º Ciclo
  • (6.º Ano)
  • Objetivos:
  • Promover o desenvolvimento vocacional de crianças do 2º ciclo;
  • Sensibilizar para a igualdade de género nas profissões;
  • Procurar que as crianças estabeleçam a relação entre o seu percurso escolar e as oportunidades profissionais futuras;
  • Promover a reflexão crítica acerca da igualdade de género no mundo do trabalho.
  • 3.º Ciclo
  • (9.º ano)
  • Objetivos:
  • Contribuir para a promoção do autoconhecimento e da exploração vocacional que facilite a recolha de informações sobre profissões e cursos de forma a desenhar o percurso formativo mais adequado.
  • Dar a conhecer a organização do sistema educativo;
  • Promover a tomada de decisões vocacionais mas conscientes e realistas.
  • Ensino Secundário
  • Objetivos:
  • Apoiar a tomada de decisão vocacional e implementação de um projeto de vida;
  • Facilitar o acesso a informação pertinente sobre cursos do ensino superior;
  • Informar sobre o processo de candidatura e acesso ao ensino superior.
  • Painel de alunos
  • O SPO promove a atividade “Painel de Alunos” no âmbito do Programa “À descoberta do meu futuro! 5-18”. Esta atividade tem como finalidade divulgar a oferta educativa do Agrupamento, ao nível dos Cursos Científico-Humanísticos e dos Cursos profissionais, através do testemunho de alunos que os frequentam. Pretende-se, desta forma, que os alunos do 9.º ano conhecessem melhor a realidade dos cursos secundários promovendo-se a tomada de decisões vocacionais mais realistas, baseadas em experiências concretas e num maior autoconhecimento.

Atividades / Notícias

Apresentação da Plataforma “Ensinar e Aprender Português”

No dia 20 de outubro o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, promoveu a realização de uma sessão de apresentação da Plataforma “Ensinar e Aprender Português – EAP”, pela Professora Doutora Iolanda Ribeiro, do Centro de Investigação em Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho e uma das Coordenadoras Científicas da Plataforma EAP.

A Plataforma “Ensinar e Aprender Português – EAP” constitui-se um recurso educativo estruturado e inovador, apoiado no uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, cujos objetivos se prendem com o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita no 1.º ciclo do Ensino Básico; a sinalização atempada de alunos “em risco” e o apoio atempado aos alunos em risco de apresentar dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

Esta sessão destinou-se a professores titulares de turma, professores de apoio educativo e professores da educação especial, no sentido de proporcionar conhecimento sobre algumas das funcionalidades da Plataforma, com vista à sua utilização em contexto de sala de aula, com os alunos. O SPO apoiará os docentes neste processo nos diferentes estabelecimentos de ensino do primeiro ciclo do Agrupamento.

Agradecemos a disponibilidade da Professora Doutora Iolanda Ribeiro com a certeza de que este recurso constituirá uma mais-valia para promoção das competências de leitura e escrita dos nossos alunos.

SPO

Sessão de apresentação da Plataforma Ensinar e Aprender Português aos docentes.

Sessão de intervenção com alunos do 1.º ciclo com recurso à Plataforma Ensinar e Aprender Português.

“Incivilidade em contexto escolar”.

No decurso do mês de outubro os alunos do 1º ano dos cursos profissionais tiveram a oportunidade de assistir às sessões “Incivilidade em contexto escolar”.

 As mesmas foram dinamizadas pela Equipa Escola Segura, em articulação com o Serviço de Psicologia e Orientação, com a finalidade de prevenir a ocorrência de comportamentos disruptivos na interação com pares e promover a assertividade. Os alunos mostraram-se interessados fazendo intervenções oportunas sobre a temática.

Até ao final do 1.º período letivo, as sessões serão apresentadas às turmas do Cursos Científico-Humanísticos.

SPO

 

“Segurança Infantil”

À semelhança do que tem acontecido em anos letivos anteriores o Serviço de Psicologia e Orientação, contou com a colaboração da Escola Segura na 

dinamização de sessões sobre a temática da prevenção rodoviária nas turmas do 5.º ano de escolaridade. Esta atividade, que integra o plano de ação da Equipa de Saúde Escolar, decorreu no mês de outubro e teve como objetivos relembrar os cuidados a ter pelas nossas crianças na circulação na via pública, automóveis e velocípedes, assim como promover comportamentos e atitudes que assegurem a sua proteção e segurança pessoal. O SPO agradece a colaboração da Escola Segura, na certeza de que as sessões ajudaram os alunos a compreender melhor a importância de adotarem comportamentos que diminuam o risco de acidentes rodoviários.

“Bullying é para fracos”

O Serviço de Psicologia e Orientação, em articulação com a Escola Segura, no âmbito do Plano de ação da Equipa Saúde Escolar promoveu a realização de sessões sobre o Bullying e Cyberbullying, junto de algumas turmas do 

3.º ciclo e numa turma do 1.º ciclo. Durante os próximos meses pretende-se realizar esta atividade nas turmas do 7.º ano de escolaridade. Pretende-se prevenir a ocorrência de comportamentos disruptivos na interação com pares, promover o respeito pela integridade física e moral de cada um, assim como, sensibilizar os alunos para o uso seguro das tecnologias de informação e comunicação.

PROTOCOLOS E PARCERIAS