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Projeto MAIA

PROJETO DE INTERVENÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALBERTO SAMPAIO

O propósito fundamental do Projeto Nacional “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)”, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes, é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.

Constitui-se como um esforço concertado ao nível nacional no sentido de se iniciar um processo pensado e deliberado que crie condições para que a Avaliação Pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem. Foi com base nesse pressuposto que desenhamos o projeto de intervenção para o agrupamento.

No ano letivo de 2019-2020, seis professores do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio integraram uma formação do Projeto MAIA. É uma equipa heterogénea no que respeita a grupos disciplinares e a anos de lecionação: Ana Andrea de Abreu Soeiro de Barros (400); Cristina Margarida da Silva Fontes (300); Hélder Maximino Couto Barbosa (510); Isabel Cristina Mesquita Cunha (600); Maria de Fátima Sancho Fontes Rodrigues (410); Seila Isabel Freitas de Oliveira (500). No ano letivo seguinte, juntaram-se à equipa o Diretor do Agrupamento, João Manuel Esteves Dias Andrade (550); Isabel Maria Roque dos Santos (500) e Tânia Maria Barroso Fernandes Dias (550).

A missão da Equipa MAIA do AESAS é clarificar e disseminar práticas de Avaliação Pedagógica no Agrupamento, que deverão envolver os seguintes aspetos fundamentais: (i) Avaliação Formativa/Sumativa; (ii) Distribuição Sistemática de Feedback; (iii) Diversificação dos Processos de Recolha de Informação; (iv) Formulação e Utilização de Critérios de Avaliação; (v) Processos de Classificação.

A intervenção passará por uma integração na ação pedagógica da estratégia “Trabalho em Grupo”, que acreditamos vir a desenvolver competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente das competências referentes ao domínio “Relacionamento Interpessoal” e, consequentemente, o desenvolvimento de outras competências. Acresce que o Projeto Educativo do AESAS define como ação central do Agrupamento, no domínio de intervenção “Sucesso Educativo”, “… garantir o sucesso educativo dos seus alunos, nas diversas dimensões que este pode e deve assumir.” São realçadas metas, não só para a melhoria dos “Resultados Académicos”, mas também ao nível da “Ação Educativa” e “Avaliação”. É imperativo que todos os professores reconheçam e valorizem o trabalho dos alunos entre pares como estratégia a incorporar na sua ação, cabendo aos diversos órgãos da escola promover e realçar a sua importância.

O Relacionamento Interpessoal é, pois, transversal a todas as disciplinas e difícil de avaliar, daí termos selecionado este domínio para desenvolver o nosso projeto de intervenção. Este revela-se, também, fundamental na sociedade atual, em que conceitos como networking, teamworking ou coaching são exigências socioprofissionais.

Como corolário é de esperar uma melhoria das aprendizagens definidas nos diversos documentos orientadores (Programas das Disciplinas e Aprendizagens Essenciais) e dos indicadores definidos para as metas do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento, com destaque para o sucesso educativo, bem como a disseminação de práticas associadas a uma Avaliação Pedagógica.

A Equipa não tem a pretensão de ensinar os colegas a avaliar, nem de criar mais papéis a acrescentar à burocracia já existente, mas sim consciencializar para o que já fazem de forma muitas vezes intuitiva e que, se “planeada”, refletir-se-á na melhoria das aprendizagens dos alunos.

Equipa de Docentes: Ana Barros; Cristina Fontes; Isabel  Santos;  João  Andrade; Maria de Fátima Rodrigues; Seila Oliveira e Tânia Dias.

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