Preaload Image

Projeto MAIA

PROJETO DE INTERVENÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ALBERTO SAMPAIO

O propósito fundamental do Projeto Nacional “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)”, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes, é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.

Constitui-se como um esforço concertado ao nível nacional no sentido de se iniciar um processo pensado e deliberado que crie condições para que a Avaliação Pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem. Foi com base nesse pressuposto que desenhamos o projeto de intervenção para o agrupamento.

No ano letivo de 2019-2020, seis professores do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio integraram uma formação do Projeto MAIA. É uma equipa heterogénea no que respeita a grupos disciplinares e a anos de lecionação: Ana Andrea de Abreu Soeiro de Barros (400); Cristina Margarida da Silva Fontes (300); Hélder Maximino Couto Barbosa (510); Isabel Cristina Mesquita Cunha (600); Maria de Fátima Sancho Fontes Rodrigues (410); Seila Isabel Freitas de Oliveira (500). No ano letivo seguinte, juntaram-se à equipa o Diretor do Agrupamento, João Manuel Esteves Dias Andrade (550); Isabel Maria Roque dos Santos (500) e Tânia Maria Barroso Fernandes Dias (550).

A missão da Equipa MAIA do AESAS é clarificar e disseminar práticas de Avaliação Pedagógica no Agrupamento, que deverão envolver os seguintes aspetos fundamentais: (i) Avaliação Formativa/Sumativa; (ii) Distribuição Sistemática de Feedback; (iii) Diversificação dos Processos de Recolha de Informação; (iv) Formulação e Utilização de Critérios de Avaliação; (v) Processos de Classificação.

A intervenção passará por uma integração na ação pedagógica da estratégia “Trabalho em Grupo”, que acreditamos vir a desenvolver competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente das competências referentes ao domínio “Relacionamento Interpessoal” e, consequentemente, o desenvolvimento de outras competências. Acresce que o Projeto Educativo do AESAS define como ação central do Agrupamento, no domínio de intervenção “Sucesso Educativo”, “… garantir o sucesso educativo dos seus alunos, nas diversas dimensões que este pode e deve assumir.” São realçadas metas, não só para a melhoria dos “Resultados Académicos”, mas também ao nível da “Ação Educativa” e “Avaliação”. É imperativo que todos os professores reconheçam e valorizem o trabalho dos alunos entre pares como estratégia a incorporar na sua ação, cabendo aos diversos órgãos da escola promover e realçar a sua importância.

O Relacionamento Interpessoal é, pois, transversal a todas as disciplinas e difícil de avaliar, daí termos selecionado este domínio para desenvolver o nosso projeto de intervenção. Este revela-se, também, fundamental na sociedade atual, em que conceitos como networking, teamworking ou coaching são exigências socioprofissionais.

Como corolário é de esperar uma melhoria das aprendizagens definidas nos diversos documentos orientadores (Programas das Disciplinas e Aprendizagens Essenciais) e dos indicadores definidos para as metas do Projeto Educativo (PE) do Agrupamento, com destaque para o sucesso educativo, bem como a disseminação de práticas associadas a uma Avaliação Pedagógica.

A Equipa não tem a pretensão de ensinar os colegas a avaliar, nem de criar mais papéis a acrescentar à burocracia já existente, mas sim consciencializar para o que já fazem de forma muitas vezes intuitiva e que, se “planeada”, refletir-se-á na melhoria das aprendizagens dos alunos.

Equipa de Docentes: Ana Barros; Cristina Fontes; Isabel  Santos;  João  Andrade; Maria de Fátima Rodrigues; Seila Oliveira e Tânia Dias.

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×
  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

    No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem
    seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma
    explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas
    Alberto Sampaio.

    Docentes Responsáveis:
    Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia
    Rodrigues</em >

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao
    projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito
    do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de
      transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque
      no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais
      inclusivas, coesas e justas;

    Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de
    Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque;
    Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

  • ×
  • ×
  • ×
  • ×
  • ×
  • ×
  • ×


    O
    Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores
    desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o
    DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos
    diferentes domínios da organização escolar no âmbito das
    tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e
    Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento
    Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas
    etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da
      informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão
      sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para
      o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o
      plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e
      consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá
    considerar que a capacitação dos docentes e de outros
    profissionais de educação terá um papel determinante no
    alicerçar da integração transversal das tecnologias de
    informação e comunicação. Com esta integração pretende-se
    potenciar os processos de inovação através do digital, nas
    escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa
    sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e
    planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de
    monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que
    pretende enriquecer as experiências de educação, propondo
    metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes
    Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma
    continuada, através de planos sequenciados, com formação
    docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações
    educativas e realização de eventos no âmbito da Educação
    Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e
    recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o
    PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais
    que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA,
    http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a
    nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do
    Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe,
    entre outros eixos de ação, a ideia maior de
    indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o
    mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de
    Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma
    riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa
    cidade

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×


    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto
    Sampaio (AESAS) aderiu ao
    Plano Nacional de Cinema com a missão de
    promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a
    valorização do cinema enquanto arte.

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da
    utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente
    registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade
    do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented
    GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria
    com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática,
    Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade
    Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
    Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e
    eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades
    dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico
    desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no
    aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente
    gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver
    uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o
    desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica
    inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas
    aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso
    gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de
    competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do
    sucesso de todos.

  • ×
  • ×


    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio
    entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas
    Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de
    Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o
    aumento e melhoria das qualificações da população adulta do
    concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é
    a realização de sessões de orientação escolar e profissional,
    bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento,
    Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico
    e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos
    candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida,
    valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo
    da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×


    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em
    1996, pelos Ministérios da Educação e da
    Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em
    escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando
    aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso,
    uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e
    digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira
    passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em
    1998 e a
    Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio
    em 1999.
    https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html</a >

  • ×
  • ×
  • ×


    A Oficina de Latim segue a orientação do
    Cambridge Latin Course, uma metodologia
    desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método
    inovador, mediante o qual os alunos aprendem
    Latim como uma língua moderna e, caso o
    desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da
    realização de um exame realizado por esta prestigiada
    instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a
    equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS