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Comemoração dos 50 Anos da
Escola Secundária Alberto Sampaio
19.jan. 2022 a 15.nov 2022

Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS
19 de janeiro de 2022

Cartaz do Programa de Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS

PROGRAMA

16.30 | Cerimónia de Abertura

              Plantar uma Árvore

              25 anos a Crescer com as Árvores

17.00 | Momento Musical – Saxofone

           José Fernando Sá Machado 12.ºN

17.10 | Tertúlia: Pelos Caminhos da Memória

            Moderação Dra. Helena Leite

18.15 | Momento Musical

            Maria Sousa 12.ºC

18.20 | Apresentação da nova imagem do Agrupamento

18.30 | Momento de Dança Desportiva

            Sílvia Martins e João Bruno 11.ºB

Capatção de Vídeo
Alunosdo 3.º Ano do Curso Profissional
Técnico de Multimédia

Comunicação Social

Notícia Correio do Minho de 20 de janeiro de 2022

Reportagem Antena Minho ao Diretor João Andrade

Memórias

Old Wine in New Bottles

(Vinho Velho em Garrafas Novas)

(istud est)

«E.S.A.S. – 50 Anos»

 Proposição”: Esclareço desde já o uso da expressão inglesa apenas com base no sentido que a li (aquando do meu estágio pedagógico em 1979/80) em uma qualquer “Revista do Professor”. Comentava-se um novo método de aprendizagem da Língua Inglesa. Era mais um. Uma cabeça, talvez tida por iluminada, “inventou uma nova garrafa”, leia-se “método” para “engarrafar o velho vinho”, leia-se a língua em causa.

Escrevendo «Espalharei [a “e.s.a.s.”] por toda a parte // Se a tanto me ajudar engenho e arte».

Invocação”: «E vós,  [“e.s.a.s.”] minha…//  Dai-me um som alto e sublimado // E Sempre em meu humilde escrevinhado, // Vos espalhe e vos cante no Universo:  

A «e. s .a. s.» tinha (e ainda hoje mantém) o seu quê de “mítico”. Tanto, que andei dois/três anos para entrar na escola “nova”. Quando me decidi, ajudado pela minha consorte, tive, não a sorte mas a Felicidade de lá encontrar a «e. s .a. s.» de sempre, humanamente falando.

Respigo de um texto escrito por 2005: «A “minha” escola é, ou melhor, era a “antiga” Alberto Sampaio. (…) A primeira coisa que li no DM de hoje, 6 de Outubro [de 2005] foi a notícia da inauguração da “nossa” nova ESAS. [Mas] é com muito prazer e com uma pontinha de orgulho que considero ter ajudado a construir intelectualmente a “velha” ESAS, afinal os alicerces sobre os quais assenta esta nova Escola Secundária Alberto Sampaio surgida das obras de requalificação. 

«É bom visitar o passado; mas sem lá ficar», terá uma vez dito o conhecido Júlio Isidro (não garanto palavras “sic”)..

Narração”: Nesta escola por fim descansaram // As inquietudes por que tanto lutei, // Meus ventos nómadas terminaram // De minha nau as “velas apaguei”.

Pois bem, pego na ponta inicial da meada para reviver o meu passado na ESAS. Foi o ano lectivo de 1985/86 que acolheu o “meu baptismo” na «e. s. a. s.». Voltava a “vestir-me” de caloiro” em uma nova escola. Nesta, o dia 6 de Janeiro era “O Dia da Escola”; e a praxe mandava não haver aulas nessa data. Ora, o dito Dia calhou a uma segunda-feira. A minha primeira aula era logo às oito e trinta da “madrugada”, com a turma do 7º C, todos igualmente “caloiros”

Logo no início, “não estive com meias-medidas”; da minha secretária (uma mesa igual às deles) disse-lhes: “Se há-de vir alguém daqui a pouco dizer-nos para sairmos, então vamo-nos já!” A funcionária, do seu lugar, olhou-nos espantada mas nada disse. Foi na “velha” escola, bloco 1, rés-do-chão, sala 2. Não estou enganado! Fui agora mesmo verificar no horário.

 Esse primeiro ano (o de 1985/6) foi ao abrigo da então “preferência conjugal”. Logo no ano seguinte “cativei” lugar como efectivo. De lá saí apenas para me aposentar.  

Dedicatória”: Ponho a cronologia de parte e dou a palavra ao sentimento. Vou recordar “ao sabor da corrente” o passado. E vou viver o presente da nossa Escola do lado de cá, da Vida de “um” aposentado! Faz, neste ano de 2022, vinte anos que dei a última aula (em 23/05) e que teve lugar o Jantar de Despedida (em 18/12).

 E vós, ó bem nascida lembrança // Da nossa antígua e perene Amizade // E não menos certíssima esperança // Na Maravilha fatal da nossa idade.

No mesmo ano que eu, aposentaram-se também os colegas Olívia Campos (que dizia “agora estamos na reserva territorial”). O Hugo (certo dia eu disse-lhe que tinha uma chávena de café oriunda do seu Cabo Verde com a palavra “sabe”; e ele esclareceu-me que no seu dialecto significa “gostoso”. O Hugo foi representado no jantar pelo Macedo: “a minha avó dizia que nos temperos se punha ‘assim’ uma pitadinha de sal. O Jaca (“Olha, há um colega nosso que colecciona chávenas, é o Pires).

Um a um, “foram partindo na barca de Caronte”. [Outros os antecederam. Estão bem “vivos” na nossa “e.s.a.s.” no nosso Pensamento. Têm assegurado o seu lugar de efectivos.]

Narração (Contin.)

Fez também parte dos aposentados no meu ano o funcionário administrativo senhor Martins; nunca mais tive notícias dele. (Espero que, se ele vier a ler este artigo, não vá ao meu registo biográfico registar aquele dia de Reis do ano de 1986 como “falta injustificada” e descontá-lo no tempo de serviço). 

Tudo isto está gravado no disco rígido do meu cérebro. Enquanto ele funcionar, e enquanto (ou, se) o rio da Vida, poluído pelas águas do Covid19, com o caudal aumentado pelos dois afluentes, Delta e Ómicron, mo permitirem, não deixarei de pensar na ESAS.

 “defacto” a Secundária Alberto Sampaio de Braga é uma escola de referência a nível local e regional; e ousa pedir meças para além de fronteiras mais alargadas. Tem uma revista de “peso”. A prevista publicação do número 30 virá dar valioso contributo às comemorações dos 50 anos da Escola.

Finalizo com um excerto da cobertura que o jornalista do Diário do Minho, Francisco Assis, fez no jornal do dia 20/01/2022: «As comemorações vão durar quase um ano (…). [Das] iniciativas, o destaque vai para o lançamento de um livro de memórias (Estou interessado na obtenção de um exemplar), um concerto, e uma conferência/reflexão sobre Educação, com personalidades, entre elas Sampaio da Nóvoa, ex-candidato a Presidente da República e sobrinho trineto de Alberto Sampaio, patrono da Escola». 

                                                       Bernardino Costa

Prof. Aposoentado – 9º Gr.

Registos Fotográficos
Alunosdo 3.º Ano do Curso Profissional
Técnico de Multimédia

Receção:

Alunas do 3.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Secretariado

Prof Sónia Rosas

Decoração e Organização dos Espaços:

Alunos do 3.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo

Prof Clara Viana

Registos Fofográficos e Captação de Vídeo:

Alunos do 3.º Ano do Curso Profissional de Multimédia

Prof. Hugo Rodrigues

Supervisão: Profª Ana Bravo e Profª Graça Mosca

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

    No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem
    seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma
    explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas
    Alberto Sampaio.

    Docentes Responsáveis:
    Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia
    Rodrigues</em >

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao
    projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito
    do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de
      transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque
      no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais
      inclusivas, coesas e justas;

    Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de
    Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque;
    Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

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    O
    Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores
    desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o
    DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos
    diferentes domínios da organização escolar no âmbito das
    tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e
    Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento
    Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas
    etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da
      informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão
      sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para
      o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o
      plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e
      consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá
    considerar que a capacitação dos docentes e de outros
    profissionais de educação terá um papel determinante no
    alicerçar da integração transversal das tecnologias de
    informação e comunicação. Com esta integração pretende-se
    potenciar os processos de inovação através do digital, nas
    escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa
    sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e
    planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de
    monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que
    pretende enriquecer as experiências de educação, propondo
    metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes
    Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma
    continuada, através de planos sequenciados, com formação
    docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações
    educativas e realização de eventos no âmbito da Educação
    Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e
    recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o
    PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais
    que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA,
    http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a
    nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do
    Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe,
    entre outros eixos de ação, a ideia maior de
    indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o
    mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de
    Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma
    riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa
    cidade

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto
    Sampaio (AESAS) aderiu ao
    Plano Nacional de Cinema com a missão de
    promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a
    valorização do cinema enquanto arte.

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da
    utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente
    registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade
    do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented
    GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria
    com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática,
    Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade
    Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
    Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e
    eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades
    dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico
    desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no
    aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente
    gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver
    uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o
    desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica
    inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas
    aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso
    gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de
    competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do
    sucesso de todos.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio
    entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas
    Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de
    Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o
    aumento e melhoria das qualificações da população adulta do
    concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é
    a realização de sessões de orientação escolar e profissional,
    bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento,
    Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico
    e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos
    candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida,
    valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo
    da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em
    1996, pelos Ministérios da Educação e da
    Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em
    escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando
    aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso,
    uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e
    digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira
    passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em
    1998 e a
    Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio
    em 1999.
    https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html</a >

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    A Oficina de Latim segue a orientação do
    Cambridge Latin Course, uma metodologia
    desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método
    inovador, mediante o qual os alunos aprendem
    Latim como uma língua moderna e, caso o
    desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da
    realização de um exame realizado por esta prestigiada
    instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a
    equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS