Preaload Image
Showing 1-12 of 1173 results

” O Universo- Sistema Solar “

Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de CFQ, pelos alunos do 7º B da professora Ana Paula Rodrigues – EB2/ de Nogueira

O tema proposto foi o Universo – Sistema solar, utilizando materiais reciclados construíram uma maquete alusiva ao tema proposto.

Mais fotos no facebook

1 de Dezembro, 2022

Trabalhos realizados no âmbito da disciplina de CFQ, pelos alunos do 7º B da professora Ana Paula Rodrigues – EB2/ de Nogueira O tema proposto foi o Universo – Sistema solar, utilizando materiais reciclados construíram uma maquete alusiva ao tema …

Pessoa … por pessoas

“Um poema e uma voz: pessoas a ler Pessoa.
São posters com conteúdo resultante de trabalho de pares: consulta de documentos autênticos no site arquivopessoa.net; seleção de textos éditos, validados por uma fonte de valor intelectual seguro; leitura e comentário, ou síntese da leitura pessoal de poemas de Pessoa; gravação áudio da leitura expressiva; e uma construção gráfica com algum rigor estético, a unir todos os aspetos do trabalho. São produtos culturais originais.
Nas linhas orientadoras do Perfil dos alunos (PASEO) e das Aprendizagens Essenciais, em diálogo com os referenciais de avaliação, os alunos envolveram-se significativamente na construção de objetos culturais com sentido.
Aceder a conteúdo digital nesta ligação.”

Mais fotos no facebook

1 de Dezembro, 2022

“Um poema e uma voz: pessoas a ler Pessoa. São posters com conteúdo resultante de trabalho de pares: consulta de documentos autênticos no site arquivopessoa.net; seleção de textos éditos, validados por uma fonte de valor intelectual seguro; leitura e comentário, …

Encontro de Clubes Ciência Viva na Universidade do Minho

Realizou-se dia 25 de novembro o Encontro de parceiros da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, com a participação de professores representantes das mais de 50 escolas parceiras da Escola de Ciências da UMinho (ECUM). O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio fez-se representar pelo Coordenador do Clube e pelos alunos Téo Assis do 11º B e Carolina Fernandes do 11º E, tendo também apresentado um Poster relativo às atividades desenvolvidas. Na apresentação pública do projeto, a aluna Carolina Fernandes começou por abordar o ressurgimento do interesse na exploração espacial e a pluridisciplinaridade da astronomia, bem como a interligação entre a astronomia e a exploração espacial. Téo Assis falou da metodologia de trabalho do Clube de Astronomia, baseada no envolvimento dos alunos em projetos do seu interesse e na sua capacitação para novas competências. Por fim, o Coordenador referiu-se à importância do projeto para os alunos e para a sociedade. A plateia mostrou muito interesse pelo projeto de tal modo que no final da apresentação colocaram várias questões aos representantes do AESAS. Um dos mais interventivos foi o próprio Presidente da Escola de Ciências da UMinho que destacou a relevância do projeto e lançou um convite para uma sessão do Clube na Universidade do Minho com a presença de vários especialistas na matéria. Este encontro serviu, sobretudo, para refletir sobre os projetos de colaboração em curso e para planear projetos futuros, bem como para partilhar conhecimento e experiências científicas e pedagógicas no seio da rede, numa semana em que se comemora a Ciência – Semana da Ciência e Tecnologia. Neste sentido ficou o desafio para que os projetos realizados ao longo do ano sejam apresentados na próxima Noite Europeia dos Investigadores que decorrerá no Altice Forum Braga.

Ver mais sobre o clube no Youtube

26 de Novembro, 2022

Realizou-se dia 25 de novembro o Encontro de parceiros da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola, com a participação de professores representantes das mais de 50 escolas parceiras da Escola de Ciências da UMinho (ECUM). O Agrupamento de Escolas …

FEIRA DE MINERAIS

28, 29 e 30 de novembro
Podes VER e COMPRAR
rochas, minerais, fósseis…pulseiras, anéis
e colares de minerais…
Organização : Grupo disciplinar 520 e Geotejo
9.00h – 17.30h
25 de Novembro, 2022

28, 29 e 30 de novembro Podes VER e COMPRAR rochas, minerais, fósseis…pulseiras, anéis e colares de minerais… Organização : Grupo disciplinar 520 e Geotejo 9.00h – 17.30h

Condição Humana: “apenas” termos uma vida para amar…

“Olá nesta quarta fui recebido por abraços apertados e inesquecíveis dos alunos da Escola Básica de Lomar. Foram os primeiros do 1° Ciclo de Agrupamento Alberto Sampaio a conhecer-me pessoalmente! Nesta minha primeira visita todos ficaram a saber que das minhas sete vidas apenas me resta uma. Tenho sido mesmo muito descuidado e imprudente.
– Sabes o que é ser imprudente?!
Por isso, para iniciarmos um trabalho interciclos, intergeracional entre o 1° ciclo e as turmas secundárias de teatro propôs uma tarefa às turmas do 1° A,1° B, 2°A e 2°B:
– Imagina como eu, Alberto (Im)Prudêncio, perdi as minhas seis Vidas?
Todas as respostas vão ser gravadas pelos(as) professores titulares. Depois os alunos de teatro vão ouvir os receios e as preocupações dos, por agora, “menos crescidos”. A seu tempo, os alunos de teatro , irão elaborar e encenar uma peça de teatro em que as peripécias das seis vidas perdidas do Alberto (Im) Prudêncio seja uma aventura de abraçar a nossa condição Humana: “apenas” termos uma vida para amar…

#AlbertoImprudencio

Vê o vídeo

 

25 de Novembro, 2022

“Olá nesta quarta fui recebido por abraços apertados e inesquecíveis dos alunos da Escola Básica de Lomar. Foram os primeiros do 1° Ciclo de Agrupamento Alberto Sampaio a conhecer-me pessoalmente! Nesta minha primeira visita todos ficaram a saber que das …

Livro da AJUDARIS

“Os alunos da Turma F4 da EB de Fraião viram publicado o seu texto: “”O limpa-nuvens””, escrito no âmbito do Projeto Solidário da AJUDARIS.
Foi um momento emocionante e honroso para toda a turma.
Todos estão de parabéns pelo trabalho que resultou num texto (pág. 88) que merece ser lido.”
Mais fotos no facebook
25 de Novembro, 2022

“Os alunos da Turma F4 da EB de Fraião viram publicado o seu texto: “”O limpa-nuvens””, escrito no âmbito do Projeto Solidário da AJUDARIS. Foi um momento emocionante e honroso para toda a turma. Todos estão de parabéns pelo trabalho …

Homenagem a José Saramago dos alunos da Turma F4 da EB de Fraião

“No âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, os alunos da Turma F4 da EB de Fraião trabalharam a sua obra: “”A maior flor do mundo”” e fizeram o retrato deste autor.
Literatura e Artes de mãos dadas.”

25 de Novembro, 2022

“No âmbito do centenário do nascimento de José Saramago, os alunos da Turma F4 da EB de Fraião trabalharam a sua obra: “”A maior flor do mundo”” e fizeram o retrato deste autor. Literatura e Artes de mãos dadas.”

Mobilidade a Génova no âmbito do Projeto Erasmus+ “Glow-Guarding Life of Water”

“O terceiro dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com uma viagem de comboio até à Vila de St. Margarita, Ligure na cidade metropolitana de Gênova. O grupo começou por visitar a praia e o centro Vila, ao que se seguiu uma visita ao complexo museológico da Villa Durazzo-Centurione que é composto por duas residências nobres históricas, um jardim-parque italiano e o museu de arte “”Vittorio Giovanni Rossi””. O local, de propriedade do município, também é utilizado para eventos e exposições artístico-culturais. Nas imediações do complexo encontra-se a igreja paroquial barroca de San Giacomo di Corte.
Após a interessante visita, o grupo deslocou-se de autocarro para a Vila de Portofino, onde realizou o almoço antes da visita guiada á aldeia piscatória na Riviera italiana, que se situa a sudeste da cidade de Génova, com as casas cor de pastel, o Castello Brown, uma fortaleza e museu do século XVI, com exposições de arte e vistas panorâmicas da cidade e do mar Lígure.”
23 de Novembro, 2022

“O terceiro dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com uma viagem de comboio até à Vila de St. Margarita, Ligure na cidade metropolitana de Gênova. O grupo começou por visitar a …

Mobilidade a Génova no âmbito do Projeto Erasmus+ “Glow-Guarding Life of Water”

“O segundo dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com uma caminhada até ao Porto de Génova para a visita guiada ao Aquário onde os alunos utilizaram os Smartphones para registar toda a informação recolhida de pelo menos vinte espécies da fauna marinha aí existentes, peixes, mariscos, pinguins, golfinhos, tubarões e tartarugas.
Após um almoço tipicamente italiano, foi feita a visita à Biosfera, a bolha gigante de Piano Renzo onde voam livremente diferentes espécies de aves tropicais e habitam pequenos répteis e insetos.”
23 de Novembro, 2022

“O segundo dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com uma caminhada até ao Porto de Génova para a visita guiada ao Aquário onde os alunos utilizaram os Smartphones para registar toda …

Palestra sobre Vermicompostagem

No dia dezoito de Novembro realizou-se na biblioteca “”Gracinda Castanheira”” (E.B. 2, 3 de Nogueira), uma palestra sobre a Compostagem tradicional e a Vermicompostagem, no âmbito do Programa Eco-escolas, direcionada para os alunos de 8ºano, das turmas D e E. Esta atividade visou sensibilizar os alunos para a importância da diminuição da quantidade de resíduos orgânicos enviados para os aterros sanitários; a relevância destes serem reciclados e reintroduzidos no solo e a redução da poluição atmosférica e da contaminação da água e do solo, estimulando deste modo a poupança de recursos naturais do planeta.
Ambos os processos de compostagem podem ser realizados em pequena escala, em casa, por um agregado familiar. A vermicompostagem tem a vantagem de ocupar pouco espaço e não necessitar de solo, permitindo valorizar e reutilizar até dois terços do lixo orgânico diário de uma família, sem qualquer dificuldade, de uma forma económica, higiénica e divertida!

 

22 de Novembro, 2022

No dia dezoito de Novembro realizou-se na biblioteca “”Gracinda Castanheira”” (E.B. 2, 3 de Nogueira), uma palestra sobre a Compostagem tradicional e a Vermicompostagem, no âmbito do Programa Eco-escolas, direcionada para os alunos de 8ºano, das turmas D e E. …

Mobilidade a Génova no ambito do Projeto Erasmus+ “Glow-Guarding Life of Water”

O primeiro dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com as boas vindas dadas pela Diretora da IC Marassi, Lúcia Dragotto, seguida de uma visita aos diferentes espaços da Escola, permitindo uma interação direta entre alunos e professores. Num dos espaços tivemos a oportunidade de ver e conhecer a exposição dedicada ao memorial “Mostra sullÀcqua” com vários trabalhos realizados por ex-alunos, recordando a tragédia ocorrida em 2011.
Antes do almoço na cantina da escola, houve ainda tempo para uma breve visita ao estádio Luigi Ferraris, do Genoa Críquete e Clube de Futebol UC Sampdoria.
As atividades no período da tarde começaram com jogos e atividades de quebra gelo, seguido da criação de equipas para o desafio Kahoot “Em relação a Génova”. No final das atividades os alunos foram acolhidos pelas famílias anfitriãs para momentos de convívio, tendo regressado ao hotel após o jantar. Simultaneamente a equipa de professores italianos, organizou um jantar de boas vindas para todos os professores participantes nesta mobilidade.

 

22 de Novembro, 2022

O primeiro dia de trabalho da mobilidade a Génova (Itália) do projeto “Glow-Guarding Life of Water”, começou com as boas vindas dadas pela Diretora da IC Marassi, Lúcia Dragotto, seguida de uma visita aos diferentes espaços da Escola, permitindo uma …

PROTOCOLOS E PARCERIAS