Preaload Image

Clube Ciência Viva

A Rede Nacional de Clubes de Ciência Viva integra atualmente 237 Clubes que funcionam como espaços abertos para o desenvolvimento de projetos no âmbito da ciência e da tecnologia, visando a promoção do ensino experimental da ciência.

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) candidatou-se pela primeira vez a esta rede em outubro de 2018, tendo a candidatura sido aceite em novembro do mesmo ano.

Após a aceitação da candidatura à Rede, o Clube de Ciência Viva do AESAS apresentou um projeto intitulado “Tardígrados da ESAS”, o qual visava a recolha e identificação de tardígrados no espaço botânico da ESAS, bem como a pesquisa de microplásticos na água usada para a recolha dos mesmos. Do projeto fazia parte a realização de exposições para apresentação dos resultados obtidos e a realização de um seminário internacional, bem como a participação no Fórum Nacional dos Clubes Ciência Viva. Este projeto foi aprovado, tendo-lhe sido atribuído um financiamento de 10 mil euros.

Os alunos foram envolvidos em todas as fases do projeto, previsto para decorrer durante o ano letivo 2019/2020, o qual sofreu algumas reformulações causadas pela pandemia Covid 19, tendo algumas iniciativas sido canceladas e outras substituídas. Entre algumas das atividades não inicialmente previstas, foi realizado, na Escola, um filme, por uma equipa profissional, sobre o nosso projeto, que foi apresentado no Fórum Nacional, que decorreu de forma virtual. De realçar ainda a elaboração de um desdobrável científico de elevada qualidade sobre tardígrados.

Atualmente estamos a aguardar a abertura de novo concurso promovido pela Rede Nacional.

Docentes Responsáveis: Vítor Silva, António Freitas

PROTOCOLOS E PARCERIAS