Preaload Image

 

O AESAS (Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio) resulta da agregação, em abril de 2013, da Escola Secundária de Alberto Sampaio com o extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, constituído em 2001.

Possui unidades na freguesia de Esporões e nas uniões de freguesias de Lomar e Arcos, Nogueira, Fraião e Lamaçães, São José de São Lázaro e São João do Souto e Morreira e Trandeiras, num raio de aproximadamente cinco quilómetros.

Organograma AESAS 

É constituído por onze unidades orgânicas: três jardins de infância, duas escolas básicas do 1.º ciclo, quatro escolas básicas do 1.º ciclo com jardim de infância, uma escola básica do 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico.

Cerca de dois terços dos seus alunos encontram-se na E.B. 2,3 de Nogueira, criada em 1994, e na Escola Secundária de Alberto Sampaio.

É esta última que cede o seu nome ao atual Agrupamento, cujas origens, muito provavelmente, remontam ao decreto régio de 11 de dezembro de 1884, que dotou Braga com o ensino técnico, a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras e cujo diretor foi o cirurgião Bernardino Alves Passos.

Mais tarde, esta escola passou a denominar-se de Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, no século passado, o Curso Elementar de Comércio. Ficou instalada na Rua do Castelo desde 1936 e, através do decreto-lei 457/71 de 28 de outubro, adotou a denominação de Escola Técnica Alberto Sampaio, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante.

Através da portaria n.º 608/79 de 22 de novembro, a escola passou a designar-se de Escola Secundária Alberto Sampaio sendo, na área tecnológica, escola de referência nas áreas dos serviços, contabilidade e informática, em que foi e é pioneira em vários projetos. Em 1980 as suas instalações foram transferidas para a Quinta de Santo Adrião e, no ano letivo de 2009/2010, foi alvo do processo de requalificação física e funcional, no quadro do Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, que a dota das suas atuais estruturas.

O extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, que incorporava todas as unidades do atual Agrupamento, ao qual a Escola Sede se agregou, foi homologado por despacho da então Diretora Regional de Educação, datado de 6 de junho de 2001.

A árvore, símbolo já presente em ambas as representações das organizações agregadas, prevalece como elemento central na nova entidade, dada a transversalidade, em todas as unidades, de uma envolvência natural e verde.

O contexto do Agrupamento é urbano/semiurbano e pontualmente rural. Assim como a sua envolvente física, o público de cada uma das unidades educativas é distinto, sendo que algumas destas unidades se encontram implantadas em zonas já predominantemente rurais, no limite da periferia do concelho, e outras em contexto fortemente urbano.

O Agrupamento abrange  uma população significativa de crianças e jovens do concelho, mas esta abrangência varia consoante o ciclo de escolaridade.

(Fonte: Câmara Municipal de Braga)

No que concerne a nacionalidade, 91,7% dos alunos são portugueses, sendo 6,1% (184 alunos) oriundos do Brasil, 0,5% (14 alunos) oriundos de Angola, tendo a Venezuela, Espanha, Itália, Ucrânia, Moçambique e Zâmbia  percentagens de 0,2% cada. Os restantes alunos diurnos, com percentagens inferiores por país, têm origens tão distintas como  África do Sul, Estados Unidos da América, França, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Mongólia, Paquistão, Porto Rico, Roménia, Suíça, Suriname, Turquemenistão e Turquia.

No ensino noturno, devido à existência dos cursos de português para estrangeiros, frequentam a escola secundária alunos oriundos de trinta e oito nacionalidades distintas, muitas de fora da Europa. A lista de nacionalidades comtempla, atualmente, os seguintes países: Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Colômbia, Costa do Marfim, Egipto, Espanha, Filipinas, Guiné-Conacry, Índia, Indonésia, Irão, Iraque, Itália, Jordânia, Lituânia, Malásia, Marrocos, Moldávia, Mongólia, Nepal, Nigéria, Palestina, Paquistão, Perú, Polónia, Reino Unido, República do Congo, Roménia, Rússia, Síria, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietname e Zâmbia.

Foi assim que, neste ano letivo de 2021/2022, o Agrupamento abordou a passagem do cinquentenário da Escola Secundária Alberto Sampaio: o sinal de um novo começo na linha cronológica de uma instituição, um momento de reflexão para interpelar a comunidade escolar que serve e para reconstruir a imagem na cidade onde está inserido.

 

Entre as várias tarefas a que se propôs, a renovação do logótipo do Agrupamento, bem como a construção da linha e da identidade gráfica inerente, foi aquela que proporcionou um maior envolvimento de todos os atores e maior debate gerou. O objetivo de conciliar a simbologia da Árvore (marca distinta da Escola Secundária e da Escola E. B. 2,3 de Nogueira, pois em ambas existe uma valorização muito sentida dos seus espaços verdes) e a cor (presente no anterior logo do Agrupamento e nas paredes exteriores do edifício-sede) com o conceito de refrescamento associado ao momento presente foi um desafio aliciante e abraçado com coragem. Mas outros desafios e propostas quanto à capacidade de renovação da imagem foram surgindo. Exemplos disso são as propostas relacionadas com dois projetos que muito marcaram a vida desta escola, no seu período inicial, e do Agrupamento, nesta última e presente fase de existência. Falamos dos 30 anos da revista Defacto e dos 25 anos do projeto “Crescer com as Árvores”, qualquer um deles apresentando uma brilhante “folha de serviços” prestados aos nossos alunos, em particular, e à comunidade educativa, em geral.

É nosso propósito que a nova imagem e outras imagens institucionais relacionadas sejam uma marca para assinalar um momento marcante do presente e para abraçar o nosso futuro próximo enquanto protagonistas de um Projeto Educativo que se renova constantemente.

 

Redes Soiciais do AESAS

  Página do Facebook
        Instagram
             Youtube
                  Vimeo
                       Twitter

A Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS ocorreu a 19 de janeiro de 2022 e terminará a 15 de novembro do mesmo ano.

Selo Comemorativa dos 50 Anos da ESAS

Selo Comemorativo dos 50 Anos da ESAS: Pedro Monteiro (GR600)

PROTOCOLOS E PARCERIAS