Preaload Image

O Agrupamento de Escolas Aberto Sampaio tem raízes artísticas muito profundas.

Aqui serão partilhados todos os trabalhos elaborados pelos alunos nas disciplinas, oficinas e clubes no âmbito das Artes Plásticas.

 

Oficina de Artes Plásticas

Espaço aberto a todos os alunos para a experimentação e realização de  Projetos Artísticos.

A Oficina de Artes Plásticas pretende:

  • Proporcionar aos alunos o desenvolvimento da sensibilidade e a consciência crítica, nas diferentes áreas das Artes Plásticas;
  • Fomentar a capacidade de manipulação sensível e técnica dos materiais, dos suportes e dos Instrumentos;
  • Incentivar e desenvolver a criatividade, hábitos de pesquisa e métodos de trabalho experimental;
  • Proporcionar aos alunos o acesso aos fundamentos e pressupostos essenciais, desde o ato criativo à perspetiva crítica e de intervenção na comunidade.

 

Docentes Responsáveis: Grupo de Artes Visuais 

 

Atividade | Artes Plásticas

Intervenção no Espaço XXV Jornadas da Biblioteca - Rizoma

Intervenção no Espaço“Acervo para memento do ser(mos)_ trabalho em progresso”

… ao longo da história humana temos como desafio (re)encontrar o(s) outro(s) que também o(s) somos.

A presente intervenção no átrio de entrada da Escola Alberto Sampaio tem como referência o trabalho de Christian Boltansk. Nomeadamente, a obra “Personnes” (traduzível em simultâneo por “pessoas” e “zés ninguém”) que foi apresentada no âmbito da monumental 2010, no edifício oitocentista Grand Palais, em Paris. O amontoado de roupa representa um rizoma em que o seu desenho não subordina, nem hierarquiza qualquer peça de roupa a estatuto de acervo/coleção privada ou de museu. As roupas apresentam-se despojadas do aconchego, da memória de um corpo … o amontoado de roupas convoca-nos para fluxos de sentidos, memórias, emoções que cada peça de roupa potência em cada participante/observador. No emaranhado de linhas, pontos de tenção criados pela simultaneidade e singularidade de cada peça de roupa, o som do bater de um coração procura romper a indiferença do quotidiano. Em anonimato, sem idade, sem género, sem etnia, sem compaixão o bater do coração convoca-nos a aproximar e a embrenharmo-nos na busca do outro.

“Essa incapacidade de pensar permitiu que muitos homens comuns cometessem atos cruéis numa escala monumental jamais vista. É verdade tratei dessas questões de forma filosófica. A manifestação do ato de pensar não é o conhecimento. Mas, a habilidade de distinguir o bem do mal. O belo do feio. E eu tenho a esperança de que o pensar dê força às pessoas para evitar a catástrofe nesses raros momentos, na hora da verdade.” Hannah Arendt

Docente Responsável: Daniel Almeida

A partir da dinâmica do Projeto Cultura de Escola, deste ano letivo, “Escola, Crisol de Culturas” e no âmbito da disciplina “Desenho A” a turma 10.º L foi desafiada a desenvolver uma marca para o Bar dos Alunos. “Tutti Bar” (bar de e para todos) foi a expressão que os alunos criaram para integrar toda a multiplicidade de nacionalidades do Agrupamento.

O primeiro produto elaborado como “Tutti Bar” foi desenvolver uma campanha de alimentação saudável em que os frutos fossem personagens de BD.

No entanto, o grupo de trabalho durante o processo criativo, dos diálogos e dos Personagens/Frutos desencadeou um modelo rizomático em que diferentes centralidades temáticas emergiram da sua coexistência:

  • violência;
  • intolerância;
  • igualdade de género;
  • alteridade.

“Em última análise, o objeto e o sujeito são um. Não podemos captar a essência do mundo a não ser que possamos captar, em toda a sua ironia, a verdade desta equivalência radical.”

O tratamento das imagens foi efetuado em articulação com a Mariana da Silva e a Matilde Vieira Peixoto do 1.º ano do Curso Profissional de Multimédia.

Jean Baudrillard

Docente Responsável: Daniel Almeida

PROTOCOLOS E PARCERIAS