Preaload Image

UAARE - Serviço de Psicologia e Orientação

Serviço de Psicologia e Orientação da UAARE do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio tem como objetivo primordial auxiliar os alunos UAARE na conciliação da vida académica e desportiva, promovendo os aspetos psicológicos que contribuem para uma performance desportiva de excelência e para o bem-estar dos atletas, enquanto alunos, em processo de conciliação de carreira dual.

 

Horário

2ª feira

3ª feira

4ª feira

5ª feira

6ª feira

EB 2,3 de Nogueira

9h0013h00

ESAS

9h0013h00

ESAS

9h0013h00

 

ESAS

9h0013h00

ESAS

10h3013h30

 

ESAS

14h0017h00

ESAS

14h0017h00

ESAS

14h0017h00

ESAS

14h0017h00

ESAS

14h3017h00

19h20h30

     

Psicóloga: Marta Silva

A intervenção do(a) Psicólogo(a) UAARE potencia a melhoria contínua dos alunos-atletas, contribuindo para definir e, melhor alcançar os seus objetivos, ao mesmo tempo que promove qualidade de vida, excelência e bem-estar, fruto da melhor gestão e conciliação de carreira.

Funções e as Atividades do(a) psicólogo(a) na UAARE

Segundo o artigo 21 da Portaria n.º 275/2019 de 27 de agosto, as funções e as atividades do psicólogo na UAARE nas escolas, passa por:

  • Apoio psicológico e psicopedagógico através de atividades que visam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, intervindo a nível psicológico e psicopedagógico ao longo do percurso escolar com o objetivo de promover o seu bem-estar, funcionalidade e capacidade de resiliência perante as adversidades;
  • Intervenção enquadrada na competência do apoio psicológico e psicopedagógico (que poderá ser dinamizada individualmente ou em grupo) que envolve, essencialmente, quatro níveis: treino de competências, monitorização, intervenção em situações de crise e de fragilidade emocional e articulação com a EMAEI, professores, estruturas e serviços da Comunidade Educativa, no sentido de garantir respostas adequadas às necessidades do aluno;
  • Intervenção vocacional e da carreira com o objetivo de promover atividades que capacitem os alunos para identificar as suas competências e interesses, promover o autoconhecimento e clarificar os seus projetos pessoais, vocacionais e profissionais, assim como disponibilizar informações e apoio nos processos de tomada de decisão, em matéria de educação, formação e emprego;
  • Apoio ao desenvolvimento de sistemas de relações da Comunidade Educativa, potenciando atividades que mobilizem os diversos agentes educativos, entidades e serviços, com vista ao desenvolvimento e melhoria das respostas educativas, otimizando os recursos existentes e divulgando a prática desportiva dos atletas, feitos, marcas através dos meios de comunicação do agrupamento;
  • Articulação com o(a) psicólogo(a) desportivo, quando existir, de forma a privilegiar a colaboração, numa perspetiva multidisciplinar.

Para mais informações ou pedidos de encaminhamento:

Marta Silva, Psicóloga UAARE 2021/20221

Email: mmfsilva@esas.pt

Contacto: 910817356

Anexar a Ficha de Encaminhamento do SPO da UAARE

Atividades

Intervenções nas Turmas do 9.º Ano

Na primeira semana de março, deu-se início ao programa “Gestão Comportamental e Emocional em contexto Escolar” dinamizado pela psicóloga da UAARE do Agrupamento, nas turmas de 9.º ano. Este programa terá continuidade durante o 3.º período. O programa tem em vista a promoção de competências de gestão comportamental, bem como competências emocionais/pessoais, competências fundamentais, para se promover um maior ajustamento e rendimento escolar, refletindo-se também em comportamentos sociais mais positivos, menores problemas comportamentais, menor stress emocional e melhores resultados em avaliações e testes.
 
 

Sessões sobre “Métodos de Estudo” 

“O Futuro é já hoje!”

A psicóloga Jennifer Flambo, do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento e a psicóloga Marta Silva, da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (SPO-UAARE) realizaram, durante o 1.º período letivo, uma sessão de esclarecimento sobre “Métodos de Estudo”, em todas as turmas do 10.º ano, designada “O Futuro é já hoje!”. A sessão teve como objetivo elucidar acerca de diferentes estratégias e métodos de estudo, de modo a favorecer um maior envolvimento dos alunos no seu processo de ensino-aprendizagem.

PROTOCOLOS E PARCERIAS