Ensino Recorrente
A modalidade de Ensino Recorrente é uma opção formativa que permite obter uma certificação equivalente, de acordo com a lei portuguesa, à que é obtida nos percursos de Regime Geral. A ESAS oferece a opção formativa de Ensino Recorrente para o nível Secundário.
Ensino Secundário Recorrente: para quem?
Estes cursos do ensino recorrente permitem a aquisição de conhecimentos e competências ao nível do ensino secundário e a obtenção de um certificado de um diploma escolar de 12.º ano. Nos cursos tecnológicos e nos de ensino artístico especializado, será atribuída adicionalmente uma qualificação profissional de nível 4.
O ensino recorrente de nível secundário pode ser uma boa opção formativa, se:
- Tiver idade igual ou superior a 18 anos;
- Tiver concluído o 9º ano ou equivalente e quiser obter uma formação de ensino secundário;
- Caso não possua as habilitações acima descritas, deverá requerer uma avaliação diagnóstica globalizante para verificação de pré-requisitos válidos para frequência deste nível de ensino.
CURSOS DISPONÍVEIS NO ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO
Atualmente, existem em Portugal os seguintes cursos do ensino secundário recorrente. Consultar a Oferta Formativa.
MODALIDADES DE FUNCIONAMENTO
Os cursos do Ensino Recorrente secundário funcionam em regime modular capitalizável e apresentam as seguintes modalidades:
- presencial, através de uma avaliação contínua;
- não presencial, com avaliação em épocas específicas;
- B–learning, através de sessões presenciais e sessões à distância, síncronas e assíncronas.
O Ensino Secundário Recorrente à Distância (ESRaD) está em fase de experiência-piloto e disponível na Escola Secundária de Camões – Lisboa, e na Escola Felismina Alcântara – Mangualde. Para obter mais informações sobre esta modalidade, deverá consultar o site das respetivas escolas.
PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS
Após a conclusão destes cursos, poderá prosseguir estudos através de um curso de especialização tecnológica ou de um curso superior de ensino politécnico ou universitário.
Se pretende obter informações mais detalhadas sobre o Ensino Recorrente, deverá aceder à página da Direção-Geral da Educação.
Docente Responsável: António Alberto Matos
Diurno
Cursos Científico-Humanísticos na modalidade de Ensino Recorrente
Os cursos científico-humanísticos na modalidade de ensino recorrente organizam-se numa estrutura modular que permite aos alunos uma melhor gestão do seu percurso escolar.
Os alunos que ingressaram no ensino recorrente até ao ano letivo de 2011/2012 e só venham a concluir o ensino secundário em anos letivos subsequentes, podem até ao ano letivo de 2014/2015, optar por:
a) Integrar -se no novo plano de estudos, nos termos da Portaria n.º 242/212 de 10 de agosto;
b) Concluir o seu percurso escolar no plano de estudos iniciado.
No ano letivo de 2015/2016 e subsequentes os alunos são integrados obrigatoriamente nos novos planos de estudo, nos termos definidos no diploma atrás referido.
Portaria n.º 242/212 de 10 de agosto
Diário da República, 1.ª série – N.º 155 – 10 de agosto de 2012
Noturno
Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades |
Formação Geral | Formação específica | Formação específica (Escolhe 2 no 10.º ano) | Formação específica (Escolhe 1 no 12.º ano) |
Português (10.º, 11.º, 12.º) Língua Estrangeira I, II ou III (Inglês, Francês, Espanhol) (10.º e 11.º) Filosofia (10.º e 11.º) | História A (10.º, 11.º, 12.º) | (10.º, 11.º) Geografia A Língua Estrangeira I, II ou III MACS Literatura Portuguesa | Geografia C Filosofia A Língua Estrangeira I, II, III Literaturas de Língua Portuguesa Psicologia B Sociologia |
Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias |
Formação Geral | Formação específica | Formação específica (Escolhe 2 no 10.º ano) | Formação específica (Escolhe 1 no 12.º ano) |
Português (10.º, 11.º, 12.º) Língua Estrangeira I, II ou III (Inglês, Francês, Espanhol) (10.º e 11.º) Filosofia (10.º e 11.º) | Matemática A (10.º, 11.º, 12.º) | (10.º, 11.º) Biologia e Geologia Física e Química A Geometria Descritiva A | Biologia Física Geologia Química |
Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicos |
Formação Geral | Formação específica | Formação específica (Escolhe 2 no 10.º ano) | Formação específica (Escolhe 1 no 12.º ano) |
Português (10.º, 11.º, 12.º) Língua Estrangeira I, II ou III (Inglês, Francês, Espanhol) (10.º e 11.º) Filosofia (10.º e 11.º) | Matemática A (10.º, 11.º, 12.º) | (10.º, 11.º) Economia A Geografia A História B | Economia C Geografia C Sociologia |
Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais |
Formação Geral | Formação específica | Formação específica (Escolhe 2 no 10.º ano) | Formação específica (Escolhe 1 no 12.º ano) |
Português (10.º, 11.º, 12.º) Língua Estrangeira I, II ou III (Inglês, Francês, Espanhol) (10.º e 11.º) Filosofia (10.º e 11.º) | Desenho A (10.º, 11.º, 12.º) | (10.º, 11.º) Geometria Descritiva A Matemática B História da Cultura e das Artes | Oficina de Artes Oficina de Multimédia B Materiais e Tecnologias |