Preaload Image

Avaliação Externa


Enquadramento

Selo EQAVET

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182.º da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, que aprova o sistema de avaliação da educação e do ensino não superior, estabelece que o controlo de qualidade se deve aplicar a todo o sistema educativo, com vista à promoção da melhoria, da eficiência e da eficácia, da responsabilização e da prestação de contas, da participação e da exigência, e de uma informação qualificada de apoio à tomada de decisão. Nos termos da lei, a avaliação estrutura-se com base na autoavaliação, a realizar em cada escola ou agrupamento de escolas, e na avaliação externa.

Desde o ano de 2006 cumpriram-se dois ciclos de avaliação externa das escolas e dos agrupamentos públicos do território continental que oferecem a educação pré-escolar e os ensinos básico e secundário. O primeiro ciclo foi concluído em junho de 2011, tendo sido avaliadas 1131 escolas/agrupamentos, e o segundo ciclo, iniciado em novembro de 2011, terminou em 2017 abrangendo 824 agrupamentos/escolas.

Em abril de 2019 deu-se início ao terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas, com a avaliação de nove agrupamentos, após a realização de uma fase piloto em 2018 (que o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio integrou, por convite).

Assim, o Agrupamento e as entidades que lhe deram origem (Escola Secundária de Alberto Sampaio e Agrupamento de Escolas de Nogueira) sempre se disponibilizaram para  ou integraram o primeiro pelotão dos diversos Ciclos de Avaliação Externa, obtendo, sem exceção, elevado reconhecimento nos mesmos.

 

Ciclos e Relatórios


Último Ciclo de Avaliação

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos do programa de avaliação externa das escolas, o primeiro entre 2006 e 2011 e o segundo entre 2012 e 2017.

Para o início do terceiro ciclo de avaliação foi constituído um Grupo de Trabalho pelo Senhor Ministro da Educação (Despacho n.º 13342/2016, de 9 de novembro), com a missão de analisar os referenciais e metodologias em vigor, com vista a propor um modelo orientador, em consonância com a evolução das sociedades, dos sistemas educativos e das próprias metodologias de avaliação.

O Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, por convite, integrou o conjunto de 10 escolas nacionais, públicas e privadas, que integraram a fase piloto.

O relatório infra expressa os principais resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, realizada pela equipa de avaliação designada para o efeito, na sequência do recurso a uma metodologia que incluiu entrevistas a diversos elementos da comunidade educativa, a visita às instalações e a observação direta da prática educativa e letiva, que decorreram entre 14 e 21 de maio de 2018, bem como a análise dos documentos estruturantes, das estatísticas oficiais e das respostas aos questionários de satisfação que foram aplicados à comunidade.

 



Selo EQAVET

O AESAS conquistou, após uma auditoria, o selo de qualidade EQAVET. O selo de Conformidade EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) confere o reconhecimento pela excelência do trabalho realizado no agrupamento ao longo dos últimos anos.

O selo reconhece e reflete a garantia de qualidade na educação e formação profissional no espaço europeu, assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders (internos e externos) e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta. (Selo de Conformidade EQAVET do AESAS N.º222/2020).

Deste modo, encaramos o processo de alinhamento com o Quadro EQAVET como uma oportunidade para continuarmos a melhorar e fazer crescer os nossos alunos.

Assumir a nossa responsabilidade, enquanto Escola pública que somos e contribuir para um melhor desempenho de todos os nossos alunos continuará a ser o nosso compromisso, garantindo a qualidade da prestação do serviço educativo.

 

PROTOCOLOS E PARCERIAS