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Português Língua Não Materna | PLNM

Principais Atividades  

  • Acompanhar o percurso académico dos alunos e estabelecer ligações com os respetivos conselhos de turma e/ou professores titulares;
  • Preparar e desenvolver o Plano Anual de Atividades;
  • Produzir materiais de apoio para as diferentes disciplinas.

Eixos de Ação

  1. Alunos estrangeiros cuja língua materna não é o Português
  2. Alunos brasileiros e dos PALOP

 

Alunos estrangeiros cuja língua materna não é o Português

Para estes alunos pretende-se:

  • Promover atividades de integração para si e para as suas famílias (dentro e fora da escola);
  • Promover aulas de apoio para as várias disciplinas;
  • Promover aulas de apoio específicas para os alunos de B1 (que integrarão o currículo de Português) e de B2 (nas quais serão trabalhados conteúdos de PLNM e de Português);
  • Introduzir a coadjuvação (de PLNM) para todos as turmas que integrem alunos de PLNM, pelo menos em 50% do tempo letivo para A2 e B1, e em 100% para alunos de A1.

 

Esta coadjuvação poderá ser feita em sala de aula ou em sala própria, no mesmo horário em que decorre a aula, de acordo com os conteúdos, e por decisão dos professores de cada aluno.

Alunos brasileiros e dos PALOP

Não podem ser integrados em PLNM, a não ser que tenham um quadro linguístico complexo ou utilizem o crioulo ou outra língua africana como língua de comunicação.

Para estes alunos pretende-se:

  • Promover atividades de integração para si e para as suas famílias (dentro e fora da escola);
  • Incentivar a participação nas aulas de apoio das várias disciplinas;
  • Criar uma “Oficina de conversação e Gramática” semanal de carácter facultativo, mas de inscrição obrigatória; o objetivo desta oficina é desenvolver o repertório vocabular do português europeu e trabalhar os conteúdos de gramática não abordados nos países de origem.

 

Docente Responsável:  Cristina Fontes

PROTOCOLOS E PARCERIAS