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Equipa dos Projetos

Clubes/projetos de inovação e desenvolvimento educativo

Os Clubes/Projetos de Inovação e Desenvolvimento educativo podem ser propostos por professores, alunos, Pais e EE, ou pelo Diretor, de acordo com o PE, podendo integrar outros membros da comunidade (investigadores, especialistas, autarquia, etc).

 

A criação de clubes e o desenvolvimento de projetos devem basear-se nos seguintes princípios:

  • apoiar as atividades curriculares, privilegiando as vertentes prática e lúdica do processo ensino-aprendizagem , tendo em vista a articulação entre as diversas áreas disciplinares;
  • potenciar o desenvolvimento das capacidades de inovação e autonomia dos alunos;
  • promover a integração e socialização dos alunos;
  • desenvolver competências científicas, culturais, artísticas e tecnológicas da comunidade escolar;
  • difundir a imagem do Agrupamento na comunidade.

 

Cada clube/projeto é coordenado por um professor responsável pela apresentação de uma proposta de clube/projeto ao CP, órgão responsável pela sua aprovação, e pela elaboração de um relatório anual de avaliação do clube/projeto, a submeter a CG.

 

Cada clube/projeto deverá elaborar o seu respetivo regimento.

 

Grupo de clubes/projetos

 

O Grupo de Clubes/Projetos de Inovação e Desenvolvimento Educativo é o órgão responsável pela apresentação e acompanhamento de candidaturas a diferentes iniciativas e programas, mediante parecer favorável do Diretor, dos DC ou do CP.

 

O grupo é composto por docentes nomeados pelo Diretor, aos quais deve ser atribuído, no mínimo, dois tempos da sua componente não letiva de estabelecimento.

 

Compete ao grupo, nos termos deste regulamento, desenvolver os seguintes procedimentos:

  • apresentar candidaturas nos termos anteriormente definidos;
  • sensibilizar e dinamizar a comunidade escolar para a participação e desenvolvimento de clubes/projetos que se enquadrem no âmbito anteriormente definido;
  • coordenar, desenvolver e acompanhar a execução dos clubes/projetos.

 

Coordenadora:

Equipa:

  • Coordenador de PLNM;
  • Coordenador de Português;
  • Coordenador de PLA;
  • Coordenador do 1.º Ciclo;
  • Representantes de disciplina;
  • Professores de PLNM.
 
 
  • Acompanhar o percurso académico dos alunos e estabelecer ligações com os respetivos conselhos de turma e/ou professores titulares;
  • Preparar e desenvolver o Plano Anual de Atividades;
  • Produzir materiais de apoio para as diferentes disciplinas.

EIXOS DE AÇÃO

  1. Alunos estrangeiros cuja língua materna não é o Português
  2. Alunos brasileiros e dos PALOP

Alunos estrangeiros cuja língua materna não é o Português

Para estes alunos pretende-se:

  • Promover atividades de integração para si e para as suas famílias (dentro e fora da escola);
  • Promover aulas de apoio para as várias disciplinas;
  • Promover aulas de apoio específicas para os alunos de B1 (que integrarão o currículo de Português) e de B2 (nas quais serão trabalhados conteúdos de PLNM e de Português);
  • Introduzir a coadjuvação (de PLNM) para todos as turmas que integrem alunos de PLNM, pelo menos em 50% do tempo letivo para A2 e B1, e em 100% para alunos de A1.

Esta coadjuvação poderá ser feita em sala de aula ou em sala própria, no mesmo horário em que decorre a aula, de acordo com os conteúdos, e por decisão dos professores de cada aluno.

Alunos brasileiros e dos PALOP

Não podem ser integrados em PLNM, a não ser que tenham um quadro linguístico complexo ou utilizem o crioulo ou outra língua africana como língua de comunicação.

Para estes alunos pretende-se:

  • Promover atividades de integração para si e para as suas famílias (dentro e fora da escola);
  • Incentivar a participação nas aulas de apoio das várias disciplinas;
  • Criar uma “Oficina de conversação e Gramática” semanal de carácter facultativo, mas de inscrição obrigatória; o objetivo desta oficina é desenvolver o repertório vocabular do português europeu e trabalhar os conteúdos de gramática não abordados nos países de origem.

 

 

PROTOCOLOS E PARCERIAS