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INSCRIÇÕES NOS EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL (ABRIL/2020) – ENSINO RECORRENTE (DIURNO E NOTURNO)

AVISO – ENSINO RECORRENTE (DIURNO E NOTURNO)
INSCRIÇÕES NOS EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL (ABRIL/2020)

Face ao estado de emergência em que Portugal se encontra como consequência do COVID-19, as inscrições nos exames do regime não presencial (Ensino Recorrente) serão feitas através da FICHA DE INSCRIÇÃO (em anexo) e enviada por o email para a escola, até ao dia 6 de abril (de preferência fazer a inscrição online).
Lembramos que, se as condições de saúde pública o permitirem, os exames serão realizados no período de 20 a 30 de abril.
A calendarização dos exames será publicitada na Página da Escola, assim como outras informações relevantes sobre os mesmos, caso seja necessário.

NOVIDADE -> Inscrição por Formulário online

 

O coordenador do Ensino Recorrente
Joaquim Monteiro

Atenção não devem pedir acesso ao documento apenas tem de o descarregar para o vosso computador clicando em transferir

23 de Março, 2020

AVISO – ENSINO RECORRENTE (DIURNO E NOTURNO)INSCRIÇÕES NOS EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL (ABRIL/2020) Face ao estado de emergência em que Portugal se encontra como consequência do COVID-19, as inscrições nos exames do regime não presencial (Ensino Recorrente) serão feitas …

Serviço de Psicologia e Orientação(SPO) – Atendimento

O Serviço de Psicologia e Orientação(SPO) do Agrupamento está disponível para acolher eventuais preocupações da comunidade educativa, através dos endereços eletrónicos das psicólogas que integram a equipa do SPO:

Pré-escolar e 1 Ciclo – Dra. Ana Aires – asdaires @ esas.pt
EB 2,3 de Nogueira – Dra. Teresa Oliveira – mtsoliveira @ esas.pt
Escola Secundária Alberto Sampaio – Dra. Jennifer Flambo – jafflambo @ esas.pt

21 de Março, 2020

O Serviço de Psicologia e Orientação(SPO) do Agrupamento está disponível para acolher eventuais preocupações da comunidade educativa, através dos endereços eletrónicos das psicólogas que integram a equipa do SPO: Pré-escolar e 1 Ciclo – Dra. Ana Aires – asdaires @ …

Exames Nacionais – Divulgação – 17-03-2020

Foram  publicados hoje os seguintes documentos do Júri Nacional de Exames (JNE), para os quais chamamos a V/ melhor atenção.

No ensino secundário, as inscrições devem ser feitas preenchendo o documento “JNE – Boletim Editável Secundário“, e enviando-o de seguida para o email exames @ esas .pt (remover os espaços)

Devem consultar cuidadosamente as orientações do JNE aqui disponibilizadas, bem como a apresentação do nosso Serviço de Orientação e Psicologia, disponível aqui.

 A Direção

· JNE – Comunicação n.º 2_JNE_2020

· JNE – Comunicação Nº 3 JNE

Secundário

· JNE – Instruções Preenchimento Boletim Editável – Inscrições Secundário      

· JNE – Boletim Editável Secundário

· JNE – Tabela Cursos ES   

· JNE – Lista de Códigos Exames Finais e Provas Equivalência Frequência – Secundário

Básico

· JNE – Boletim Editável Básico

· JNE – Instruções Preenchimento Boletim Editável – Inscrições Básico

· JNE – Lista de Códigos Provas Finais e Provas Equivalência Frequência- Básico

 

17 de Março, 2020

Foram  publicados hoje os seguintes documentos do Júri Nacional de Exames (JNE), para os quais chamamos a V/ melhor atenção. No ensino secundário, as inscrições devem ser feitas preenchendo o documento “JNE – Boletim Editável Secundário“, e enviando-o de seguida …

eTwinning School Label 2020-2021

eTwinning School Label 2020-2021

Congratulations!

Your school has been awarded with the eTwinning School Label 2020-2021 and this is a great achievement by the eTwinning team in your school!

 

17 de Março, 2020

eTwinning School Label 2020-2021 Congratulations! Your school has been awarded with the eTwinning School Label 2020-2021 and this is a great achievement by the eTwinning team in your school!  

AVISO – COVID-19 – Inscrições em Exames Nacionais Suspensas

AVISO 

Por indicação superior e para, face à emergência de saúde COVID-19, evitar a saída das habitações próprias de cada um, encontram-se suspensas as inscrições presenciais nos Exames Nacionais. Oportunamente serão dadas indicações, pelo que solicitamos a devida atenção à página da escola e aos demais canais de comunicação digital do Agrupamento.

Devem dirigir-se aos serviços da escola somente para assuntos inadiáveis e incontornáveis presencialmente. Alternativamente, os alunos e encarregados de educação poderão comunicar e enviar solicitações à escola por via do email secretaria @ esas . pt (remova os espaços), ou o email que do vosso Diretor de Turma/Professor Titular/Educadora.

ESAS, 16 de março de 2020,

O Diretor

João Manuel Esteves Dias de Andrade

16 de Março, 2020

AVISO  Por indicação superior e para, face à emergência de saúde COVID-19, evitar a saída das habitações próprias de cada um, encontram-se suspensas as inscrições presenciais nos Exames Nacionais. Oportunamente serão dadas indicações, pelo que solicitamos a devida atenção à página da …

COMUNICADO COVID-19 – Suspensão das atividades letivas

COMUNICADO
COVID-19 – Suspensão das atividades letivas  
 
1.  Como já é do conhecimento público e face à emergência de saúde pública COVID-19, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, entre os dias 16 de março e 13 de abril de 2020;

2.  Estão,  também,  suspensas  todas  as  demais  atividades  não  letivas  e  de  apoio  à  família (CAF);

3.  Esta  suspensão  só  terá  o  impacto  desejado  se  todos  respeitarmos  a  sua  principal finalidade,  ou  seja,  a  forte  redução  de  contactos  presenciais.  Assim,  devem  os  pais  e encarregados de educação, bem como os próprios educandos, abster-se da participação em  atividades,  iniciativas  ou  deslocações  que  potenciem  qualquer  contágio.  Deverão, ainda, seguir rigorosamente as regras de higiene indicadas pelas entidades de saúde;

4.  Devem  Indicar,  ao  respetivo  DT/Prof.  Titular/  Educadora,  um  contacto  preferencial telefónico,  que  deverá  estar  sempre  disponível,  bem  como  um  email  que  consultem regularmente;

5.  Devem informar a escola (para os números 253 204 220 (Geral) ou 96 170 31 04 (Diretor) ou,  ainda,  para  o  email  covid19@aesas.pt)  das  situações  de  suspeição  ou  contágio,  de alunos ou de familiares próximos, que ocorram após o início da suspensão das atividades letivas, a fim de se tentar manter a identificação da cadeia de contágio;

6.  Os  alunos  com  Escalão  A  da  ASE  poderão  continuar  a  usufruir  das  refeições  escolares, podendo somente permanecer nos estabelecimentos de ensino para esse fim. Na Escola Secundária de Alberto Sampaio e Escola Básica 2/3 de Nogueira, as refeições devem ser, obrigatoriamente, marcadas até às 17:00 horas do dia útil anterior, com exceção do dia 16  de março,  próxima segunda-feira, em  que  a  poderão marcar  até  às  10:00  horas  do próprio dia. Nestas escolas, as refeições serão servidas entre as 12:00 e as 13:00 horas. Foram anuladas todas as refeições que se encontravam marcadas até o dia de hoje, 13 de março de 2020. Eventualmente, e caso o número reduzido de alunos assim o implique, as refeições poderão ser concentradas numa única escola. Para as Escolas do Primeiro Ciclo e  Pré-Escolar, devem  seguir  as  indicações  dos  respetivos  Coordenadores  de Estabelecimento e entidades prestadoras;

7.  Os Serviços Administrativos da Escola Sede estarão abertos, nos dias úteis, entre as 9:00 e as 12:00 horas e entre as 14:00 e as 17:00 horas. No entanto, só deverão dirigir-se aos mesmos em situações, de todo em todo, incontornáveis;

8.  Os Encarregados de Educação poderão fazer solicitações aos Serviços Administrativos via email, desde que a solicitação seja oriunda do email que forneceram no ato de matrícula ou no que atualizaram junto do Diretor de Turma/Prof. Titular/Educadora;

9.  No  caso  da  inscrição  nos  exames  nacionais,  irão  ser  definidos,  pelo  Ministério  de Educação, procedimentos que evitarão a deslocação à Escola e que serão oportunamente divulgados;   

10. Os  alunos  dos  cursos  profissionais  que  se  encontrem  em  Formação  em  Contexto  de Trabalho, poderão continuar na mesma, em regime presencial ou, preferencialmente, em teletrabalho,  desde  que  haja  concordância  do  Encarregado  de  Educação,  Entidade  de Acolhimento e Escola.
 
Esperando o melhor para todos nós, mas certos, também, da melhor entrega de todos,
 
Braga, 13 de março de 2020,
 
O Diretor
João Manuel Esteves Dias de Andrade

Comunicado em PDF

#COVID19

13 de Março, 2020

COMUNICADO COVID-19 – Suspensão das atividades letivas   1.  Como já é do conhecimento público e face à emergência de saúde pública COVID-19, o Governo decidiu proceder à suspensão das atividades com alunos nas escolas, entre os dias 16 de março …

ESAS VENCE “FAÇA LÁ UM POEMA” – 3º CICLO

ESAS VENCE “FAÇA LÁ UM POEMA” – 3º CICLO

“As ondas”, de Margarida Lopes, foi um dos três poemas vencedores da 11ª edição do concurso nacional “Faça Lá Um Poema”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura.

Todos os participantes e promotores do concurso no AESAS (bibliotecas e grupo de Português) estão de parabéns. Foram mais de 70 poemas participantes no concurso do 3º ciclo e do ensino secundário. Depois de uma seleção criteriosa e muito participada, apresentamos à fase final os três melhores poemas de cada ciclo de ensino. Todos os poemas podem ser apreciados no nosso blogue de poesias (http://besas2.blogspot.com/).

A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o Dia Mundial da Poesia, no próximo dia 21 de março, no Centro Cultural de Belém, integrada no evento “Os poetas de Amália” (http://pnl2027.gov.pt/np4/file/1124/programaFLUP.pdf).

 

12 de Março, 2020

ESAS VENCE “FAÇA LÁ UM POEMA” – 3º CICLO “As ondas”, de Margarida Lopes, foi um dos três poemas vencedores da 11ª edição do concurso nacional “Faça Lá Um Poema”, promovido pelo Plano Nacional de Leitura. Todos os participantes e …

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS