Preaload Image
Showing 1573-1584 of 1599 results

ATIVIDADES NA EB1 SÃO PAIO DE ARCOS

Nestes últimos dias, a EB1 de São Paio de Arcos foi palco de imensas atividades.
Desde uma sessão com uma nutricionista, com jogos magníficos, passando pela semana da leitura, com representação de belos contos, não esquecendo a parte desportiva no Estádio 1º de Maio, com momentos de pura diversão e descontração, terminando na festa de final de 2º período, onde houve dança, caça aos ovos, lanche partilhado, pinturas e muita e muita diversão!
A Junta de Freguesia de São Paio de Arcos ainda brindou todas as nossas crianças com umas deliciosas amêndoas.
Se nos lembrarmos que a nossa missão, enquanto profissionais, é tornar as nossas crianças felizes, acabamos este 2º período, com a missão cumprida.
Nada mais gratificante do que ver os sorrisos destes pequenos enormes seres humanos que existem em São Paio de Arcos!
O grupo Não Docente e Docente deseja a todos umas Boas Férias e uma Santa Páscoa.
A Família São Paio de Arcos

Fotos Facebook e Google+

5 de Abril, 2017

Nestes últimos dias, a EB1 de São Paio de Arcos foi palco de imensas atividades.Desde uma sessão com uma nutricionista, com jogos magníficos, passando pela semana da leitura, com representação de belos contos, não esquecendo a parte desportiva no Estádio …

29 mar – Torneio de Badminton – Singulares na Escola B 2,3 de Nogueira

Torneio de Badminton – Singulares na Escola B 2,3 de Nogueira
29 março 2017

Realizou-se hoje mais uma edição do torneio de badminton, singulares, que contou com a participação de 72 alunos, masculinos e femininos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, tendo-se realizado um total de 121 jogos.
Todos os alunos tiveram uma prestação extraordinária evidenciando de forma muito positiva o saber ser, saber estar e saber fazer. Desempenharam diferentes funções, foram árbitros e atletas, tendo contribuído de forma exemplar para a organização e bom desenvolvimento do torneio.
Parabéns a todos pelo desempenho e atitude, sempre empenhada e responsável.

Fotos – Facebook e Google+

Classificação

5º Ano Masculino

 

1º Lugar – Tiago Ferreira (5ºC )

2º Lugar – Samuel Perez (5º F)

3º Lugar – João Gomes (5º C)

 

 

6º Ano Masculino

 

1º Lugar – Carlos Augusto (6º B)

2º Lugar – Vicente Oliveira (5º E)

3º Lugar – Gonçalo Azevedo (6º A)

 

6º Ano Feminino

 

1º Lugar – Benedita Pinto (6º B)

2º Lugar – Inês Oliveira (6º B)

3º Lugar – Sofia Oliveira (6º B)

7º Ano Masculino

 

1º Lugar – Pedro Pereira (6º B)

2º Lugar – João Ribeiro (6º B)

3º Lugar – Tiago Capitão (6ºB)

 

7º Ano Feminino

 

1º Lugar – Eduarda Gomes (7º B)

2º Lugar – Beatriz Fernandes (7º A)

3º Lugar – Mariana Silva (7º A)

 

8º Ano Masculino

 

1º Lugar –  Tiago Rodrigues (8 D)

2º Lugar – João Vieira (8º A)

3º Lugar – Pedro Loureiro (8ºD)

 

8º Ano Feminino

 

1º Lugar – Maria Fontes (8º A)

2º Lugar – Inês Marques (8º D)

3º Lugar – Jéssica Gonçalves (8º C)

 

9º Ano Masculino

 

1º Lugar – Gonçalo Almeida (8º D)

2º Lugar – Rafael Silva (9º A)

3º Lugar – Rui Gonçalves (9ºB)

 

9º Ano Feminino

 

1º Lugar – Leonor Castro (9º B)

2º Lugar – Matilde Lopes (9º A)

3º Lugar – Barbara Fernandes (9º A)

 

 

2 de Abril, 2017

Torneio de Badminton – Singulares na Escola B 2,3 de Nogueira29 março 2017 Realizou-se hoje mais uma edição do torneio de badminton, singulares, que contou com a participação de 72 alunos, masculinos e femininos, do 5º ao 9º ano de …

Encerramento da Semana da Leitura Eb1 de Nogueira

Foi com muito entusiasmo por parte da comunidade escolar que encerramos a Semana da Leitura com o Hino da Escola Básica nº1 de Nogueira.

Antecipadamente , os alunos, professores e assistentes operacionais deram os parabéns à menina Leonor Olímpia Gonçalves do N4A, pela sua prestação no concurso concelhio de leitura tendo ficado nos primeiros lugares. Posteriormente efetuou-se o sorteio do Concurso OLEÃO, do qual saíram três vencedores Mafalda do N2A, vencedora por trazer mais óleo, premiada por sorteio Mariana, também do N2A e Fábio do N3.

Finalizou-se com a entoação do hino por parte do pessoal discente e docente num clima de grande alegria…

Boa semana

Fotos Facebook e Google+

2 de Abril, 2017

Foi com muito entusiasmo por parte da comunidade escolar que encerramos a Semana da Leitura com o Hino da Escola Básica nº1 de Nogueira. Antecipadamente , os alunos, professores e assistentes operacionais deram os parabéns à menina Leonor Olímpia Gonçalves …

POP ROCK – Jorge Freitas

A Biblioteca Manuel Monteiro e o grupo de Matemática convidam toda a comunidade a assistir a um momento único sobre o início da música Pop Rock recordando bandas como os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Doors, Genesis, Scorpions, Queen, Santana… e muitas mais!

Aparece dia 4 de abril, às 10h, no Auditório Sebastião Alba. 
O espírito da música espera por ti.

 

31 de Março, 2017

A Biblioteca Manuel Monteiro e o grupo de Matemática convidam toda a comunidade a assistir a um momento único sobre o início da música Pop Rock recordando bandas como os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, The Doors, Genesis, Scorpions, Queen, …

Leituras da Programação (inseridas na Semana da Leitura da Biblioteca de Esporões).

No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca da EB1 de Esporões, teve a oportunidade de assistir a uma sessão sobre “Leituras da Programação” . Foi orientada pelo  Professor Lúcio Botelho e o Valentino, aluno do 9º ano da AESAS.
Assim, o Professor  começou por enquadrar as “Leituras da Programação” na Semana da Leitura. Para isso, colocou  questões sobre esta problemática e mostrou vários  vídeos, ilustrativos dos últimos progressos verificados. Sabiam que a Honda tem um Robot Humanoide? Esta e muitas outras novidades foram aqui demonstradas. Podem ver este e outros exemplos de robots humanoides neste vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=2PsQwUpx7eg) ou nesta lista no Youtube do Agrupamento (LEGO e Robótica – https://www.youtube.com/playlist?list=PL16CB05623AFBFEE2).
Mais tarde, as crianças ajudadas pelo professor e pelo aluno Valentino, experimentaram os vários “robots” construídos pelos nossos alunos da ESAS.
Durante toda a atividade, os meninos e meninas mostraram um grande interesse e entusiasmo por este tipo de “leituras”…
Parabéns aos alunos e Professores!

Fotos Facebook ou Google+

29 de Março, 2017

No âmbito da Semana da Leitura, a Biblioteca da EB1 de Esporões, teve a oportunidade de assistir a uma sessão sobre “Leituras da Programação” . Foi orientada pelo  Professor Lúcio Botelho e o Valentino, aluno do 9º ano da AESAS. …

Alunos do agrupamento no Concurso Concelhio de Leitura

Na terça-feira, 28 de março, realizou-se a final do Concurso Concelhio de Leitura na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
Parabéns ao Rafael Correia, a frequentar o 5ºA na EB 2,3 de Nogueira, que venceu o Concurso e à Leonor Gonçalves, a frequentar o 4º ano na EB1 de Nogueira, que se posicionou nos três primeiros lugares. Felicitamos ainda o Afonso Brito, do 6B e a Carolina Ramalho, do 3º ano, que também estiveram presentes, representando muito bem estas Escolas e o Agrupamento.

Foto Facebook e Google+

29 de Março, 2017

Na terça-feira, 28 de março, realizou-se a final do Concurso Concelhio de Leitura na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.Parabéns ao Rafael Correia, a frequentar o 5ºA na EB 2,3 de Nogueira, que venceu o Concurso e à Leonor Gonçalves, a …

29 mar – Feira de Plantas

Dado o sucesso obtido em anos anteriores,amanhã, dia 29, o grupo do projeto Crescer com as Árvores vai realizar uma exposição e venda de Plantas .  Contamos convosco para que a atividade seja um sucesso!

28 de Março, 2017

Dado o sucesso obtido em anos anteriores,amanhã, dia 29, o grupo do projeto Crescer com as Árvores vai realizar uma exposição e venda de Plantas .  Contamos convosco para que a atividade seja um sucesso!

Resultado da votação das propostas do “Orçamento Participativo das Escolas”

Aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e dezassete na Escola E. B. 2 e 3 de Nogueira e na Escola Secundária de Alberto Sampaio realizou-se a votação das propostas apresentadas em cada escola para o “Orçamento Participativo das Escolas”.

A votação decorreu em ambas as escolas das 9h00 às 15h00 e, após o encerramento das urnas foram apurados os seguintes resultados:

Escola Básica 2,3 de Nogueira

Votos Escrutinados – 223 (duzentos e vinte e três)
Votos brancos – 9 (nove)
Votos nulos – 4 (quatro)
Votos válidos – 210 (duzentos e dez)
Número de alunos registados nos cadernos – 345 (trezentos e quarenta e cinco)

Foi, assim, aprovada a única proposta apresentada nesta escola.

Escola Secundária Alberto Sampaio

Votos Escrutinados – 476 (quatrocentos e setenta e seis)
Votos brancos – 9 (nove)
Votos nulos – 15 (quinze)
Votos válidos – 452 (quatrocentos e cinquenta e dois)
Número de alunos registados nos cadernos – 1614 (mil seiscentos e catorze)

Foi, assim, aprovada a única proposta apresentada nesta escola.

24 de Março, 2017

Aos vinte e quatro dias do mês de março de dois mil e dezassete na Escola E. B. 2 e 3 de Nogueira e na Escola Secundária de Alberto Sampaio realizou-se a votação das propostas apresentadas em cada escola para …

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×

    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
  • ×

    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

  • ×

    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

  • ×

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

  • ×

    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

  • ×

    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

  • ×

     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

  • ×


    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

  • ×

    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

  • ×

    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×

    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

  • ×

    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

  • ×

     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

  • ×

    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS