Preaload Image
Showing 1561-1572 of 1599 results

Aulas de preparação para o exame de Economia A


Comunica-se que as aulas de preparação para o exame de Economia A com a professora Goretti Silva terão o seguinte horário:
   
Dias:  7,8, 9, 12, 13, 14, 20, 22 e 23 de junho às 9 horas (exceto no dia 12 de junho que será às 10 horas), no anfiteatro “Centenário da República”.

Nota – qualquer alteração do dia/hora será comunicada por email das turmas.

21 de Maio, 2017

Comunica-se que as aulas de preparação para o exame de Economia A com a professora Goretti Silva terão o seguinte horário:   Dias:  7,8, 9, 12, 13, 14, 20, 22 e 23 de junho às 9 horas (exceto no dia 12 …

Exames e Provas de Equivalência à Frequência – Calendários 2017

Secundário
1ª Fase – Calendário de EXAMES e Provas de Equivalência à Frequência 2017 (alterado em 22-05-2017)
2ª Fase – Calendário de EXAMES e Provas de Equivalência à Frequência 2017

3º Ciclo
1ª fase – Calendário das Provas Finais de Ciclo e de Equivalência à Frequência 2017  (alterado em 22-05-2017)
2ª fase – Calendário das Provas Finais de Ciclo e de Equivalência à Frequência 2017

2º ciclo
1ª e 2ª fases – Calendário das Provas de Equivalência à Frequência 2017

19 de Maio, 2017

Secundário1ª Fase – Calendário de EXAMES e Provas de Equivalência à Frequência 2017 (alterado em 22-05-2017)2ª Fase – Calendário de EXAMES e Provas de Equivalência à Frequência 2017 3º Ciclo1ª fase – Calendário das Provas Finais de Ciclo e de …

ESAS conquista lugar no pódio – Finais Nacionais do Basquetebol 3×3

Terminou com sucesso a participação da Escola Secundária Alberto Sampaio nas Finais Nacionais do Basquetebol 3×3 nas Escolas.
Foi um mega evento integrado nos Campeonatos Nacionais Escolares que se disputou na cidade de Gondomar, no dia 18 de maio.
A equipa do escalão Juniores Femininos, composta por Telma Silva, Maria Inês Pinto, Vanessa Couto e Shirley Andrade, orientada pelo professor André Cerqueira, que participou no evento já tinha conquistado o primeiro lugar do Torneio Regional de Basquetebol 3X3 que se disputou em Vila Nova de Cerveira.
A Escola Secundária Alberto Sampaio conseguiu um lugar no pódio conquistando o 3º lugar.

19 de Maio, 2017

Terminou com sucesso a participação da Escola Secundária Alberto Sampaio nas Finais Nacionais do Basquetebol 3×3 nas Escolas.Foi um mega evento integrado nos Campeonatos Nacionais Escolares que se disputou na cidade de Gondomar, no dia 18 de maio.A equipa do …

CORTEJO BRAGA ROMANA 26 DE MAIO – 6ªFEIRA

O Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio irá participar, novamente, no CORTEJO DA BRAGA ROMANA que se realizará no dia 26 DE MAIO, 6ª FEIRA, no contexto das atividades já calendarizadas pela CM de Braga.

18 de Maio, 2017

O Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio irá participar, novamente, no CORTEJO DA BRAGA ROMANA que se realizará no dia 26 DE MAIO, 6ª FEIRA, no contexto das atividades já calendarizadas pela CM de Braga.

REGIONAL DE DESPORTOS GÍMNICOS DO DESPORTO ESCOLAR

Realizou-se no passado dia 5/5/2017 o Regional de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar, onde o Agrupamento de Escola Alberto Sampaio esteve representado pelo  Centro de Formação de Ginástica (CFD ESAS).
O CFD ESAS participou nas competições de Ginástica Acrobática (pares e trios femininos) e de Ginástica de Grupo (dois grupos), tendo obtido os seguintes resultados:
Pares femininos – 6º lugar (Inês Esteves/Ana Rios)
                 9º lugar (Raquel Araujo/Madalena Lopes)

Trios femininos – 6º lugar (Maria Barros/Rita Peixoto/Daniela Loureiro)
               7º lugar (Bruna Ribeiro/Marta Lobarinhas/Daniela Oliveira)

Ginástica de Grupo – 3º lugar (classe de Ginástica de Grupo)
                  6º lugar (classe de Formação A).

O CFD ESAS agradece o grande apoio que teve por parte de pais, alunos e ex alunos do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, que estiveram presentes nas bancadas do Pavilhão Municipal de Caminha.

#AESAS, #ESAS, #Desporto, #2017, #GIM, #Ginástica, #Regional

Fotos: Facebook e Google+

>>> Vídeos <<<

11 de Maio, 2017

Realizou-se no passado dia 5/5/2017 o Regional de Desportos Gímnicos do Desporto Escolar, onde o Agrupamento de Escola Alberto Sampaio esteve representado pelo  Centro de Formação de Ginástica (CFD ESAS). O CFD ESAS participou nas competições de Ginástica Acrobática (pares …

PSP no AESAS em Ações de sensibilização

Ações de sensibilização sobre o consumo de estupefacientes

O SPO do Agrupamento promoveu a realização de três Ações de Sensibilização sobre o Consumo de Estupefacientes, destinadas a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade. Decorreram nos dias 4, 8 e 11 de maio tendo sido  dinamizadas pelos agentes da  Escola Segura – PSP.
A finalidade destas Ações prendeu-se com a prevenção de comportamentos de risco e a adoção de estilos de vida saudáveis.
Constatou-se um elevado interesse e envolvimento por parte dos alunos, que viram esclarecidas questões pertinentes relacionadas com o tema.
O SPO endereça um agradecimento especial à equipa Escola Segura que se tem mostrado sempre disponível.

Mais Fotos

11 de Maio, 2017

Ações de sensibilização sobre o consumo de estupefacientes O SPO do Agrupamento promoveu a realização de três Ações de Sensibilização sobre o Consumo de Estupefacientes, destinadas a todos os alunos do 9.º ano de escolaridade. Decorreram nos dias 4, 8 …

Aviso n.º 19/16-17 – Tolerância de ponto no dia 12 de maio

 
Destinatários:
Pessoal docente e não-docente do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
 
Nos termos do Despacho n.º 3772/2017, de 5 de maio, avisa-se toda a comunidade educativa que foi concedida tolerância de ponto, no dia 12 de maio, sexta-feira, aos funcionários da Administração Pública Central, incluindo docentes.
 
Em sequência, nesse dia a Escola Secundária encontrar-se-á encerrada. Determina-se, ainda, a suspensão das actividade letivas, no mesmo dia e por razões de segurança, nos demais estabelecimentos do Agrupamento.
 
 
O Diretor,
                                                                        

De 8 de maio de 2017

 

8 de Maio, 2017

 Destinatários:Pessoal docente e não-docente do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio Nos termos do Despacho n.º 3772/2017, de 5 de maio, avisa-se toda a comunidade educativa que foi concedida tolerância de ponto, no dia 12 de maio, sexta-feira, aos funcionários da Administração …

Semana 2 a 5 de maio – Comemorações dos 30 anos da morte de José Afonso

O Pólo da ESAS do Centro Qualifica e a Biblioteca Manuel Monteiro, têm a honra de convidar toda a comunidade a participar nas atividades do Projeto «Insisto não ser Tristeza», no âmbito das comemorações dos 30 anos da morte do poeta e cantor José Afonso. As iniciativas  decorrem entre 2 e 5 de maio na ESAS. O programa, em anexo, tem o apoio e a participação dos membros da Associação José Afonso (AJA Norte). A entrada é livre. A inscrição de docentes acompanhados pelos alunos das suas turmas, para as sessões de 4ª e 6ª feira, deve ser realizada na Biblioteca.

E porque sem memória não somos gente, não somos país, não somos futuro, aguardamos pela vossa preciosa presença e participação.

A Organização

2 de Maio, 2017

O Pólo da ESAS do Centro Qualifica e a Biblioteca Manuel Monteiro, têm a honra de convidar toda a comunidade a participar nas atividades do Projeto «Insisto não ser Tristeza», no âmbito das comemorações dos 30 anos da morte do …

5-Mai AEAS no REGIONAL DE DESPORTOS GÍMNICOS DO DESPORTO ESCOLAR

REGIONAL DE DESPORTOS GÍMNICOS DO DESPORTO ESCOLAR

No próximo dia 5/5/2017 (6ª feira) vai realizar-se o Regional de Desportos Gímnicos no Pavilhão Municipal de Caminha (Rua Valdemar Patrício, 4910 – Caminha _ Coordenadas GPS: 41º 52′ 12″ N – 08º 50′ 08″ W​).
​O Agrupamento de Escola Alberto Sampaio vai estar representado pelo  Centro de Formação de Ginástica (CFD ESAS), e vai participar na competição de Ginástica Acrobática (pares e trios femininos) e de Ginástica de Grupo (dois grupos).
A atuação dos atletas do CFD ESAS vai ocorrer durante o período da tarde (início às 15,00 horas), estando previsto o seguinte horário para cada atuação:
– G. Grupo _ Formação A (15,00h)
– G. Acrobática _ Par Fem. (15,53h)
– G. Acrobática _ Trio Fem. (16,43h)
– G. Acrobática _ Par Fem. (17,06h)
– G. Acrobática _ Trio Fem (17,09h)
– G. Grupo _ Grupo (17,32h)

Compareçam, esperamos pelo vosso apoio.

2 de Maio, 2017

REGIONAL DE DESPORTOS GÍMNICOS DO DESPORTO ESCOLAR No próximo dia 5/5/2017 (6ª feira) vai realizar-se o Regional de Desportos Gímnicos no Pavilhão Municipal de Caminha (Rua Valdemar Patrício, 4910 – Caminha _ Coordenadas GPS: 41º 52′ 12″ N – 08º …

9º ano…e agora?

“Mãe/Pai, ajuda-me a descobrir o meu futuro…”

A transição do Ensino Básico para o Ensino Secundário pode ser marcado por alguma perturbação e ansiedade, uma vez que é o momento em que o adolescente tem de decidir o seu percurso vocacional, pelo que os pais devem assumir um papel essencial na orientação dos seus filhos.
Nesse sentido, e para que os educadores possam, de forma consciente e informada,  acompanhar esse processo, realizaram-se sessões de informação para Pais/EE dos alunos do 9º ano AESAS, onde se apresentaram, para além das diferentes opções do Ensino Secundário, algumas reflexões sobre as exigências deste nível de ensino.

Apresentação usada nas sessões (PDF)

27 de Abril, 2017

“Mãe/Pai, ajuda-me a descobrir o meu futuro…” A transição do Ensino Básico para o Ensino Secundário pode ser marcado por alguma perturbação e ansiedade, uma vez que é o momento em que o adolescente tem de decidir o seu percurso …

Formação sobre Literacia Estatística

 

A Biblioteca promove uma formação sobre “Literacia Estatística ao serviço da cidadania” resultante de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística. A formação tem lugar no dia 26 de abril na sala C2.3 da ESAS e é dirigida a 20 docentes dos Agrupamentos de Escola Alberto Sampaio, Carlos Amarante e André Soares.

 

 

25 de Abril, 2017

  A Biblioteca promove uma formação sobre “Literacia Estatística ao serviço da cidadania” resultante de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o Instituto Nacional de Estatística. A formação tem lugar no dia 26 de abril na sala …

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×

    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
  • ×

    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

  • ×

    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

  • ×

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

  • ×

    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

  • ×

    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

  • ×

     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

  • ×


    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

  • ×

    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

  • ×

    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×

    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

  • ×

    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

  • ×

     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

  • ×

    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS