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Acesso Ensino Superior 2020

 

Exames 2020- Acesso Ensino Superior

24-04-2020 >>  Novas Regras para Acesso ao Ensino Superior

 

Pré requisitos 

Se ESTE ANO vais te candidatar ao ENSINO SUPERIOR tens de pedir a SENHA de ACESSO online – e trazer o comprovativo junto com a tua inscrição nos exames
Candidatura online – pedido de senha
-> https://www.dges.gov.pt/online

 

Concurso nacional de acesso ANTERIORES EM NÚMEROS

Guia com todos os passos

Índice de cursos – pesquisa aqui TUDO sobre o curso ou instituição que queres frequentar

 

Simuladores (desactivados pois agora não estão de acordo com as novas regras)

V1.5 simulador-calculo-media-secundario-2018.xlsx (com EDF) para os alunos que estão agora no 10ºano ou 11ºano

V1.4 simulador-calculo-media-secundario-2017.xlsx (sem EDF)  para alunos do atual 12º ano

V2 Simulador Calculo Média para Cursos Profissionais do AESAS + Média de acesso

 

Guia Geral de Exames 2020

“O que me dizem, esqueço

 O que me explicam, entendo

 O que faça, aprendo”

                                         (Confúcio)

15 de Março, 2017

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Patrono

 

 

 

 

 

“Por entre os vivos que morrem, saudando os mortos a viver …”
(cit. in Menezes Falcão)

 

 

A terra que me serviu de berço foi a mesma onde nasceu Portugal. É isso, Guimarães, Novembro de 1841.

Da minha infância, já tão longínqua, não falarei, nada de relevo a assinalar, tudo simples, tudo calmo; seria um relatar de situações que, hoje, pouco vos poderia interessar conhecer.

Meu pai falecera tinha eu apenas quatro meses. Assim, tal como o meu irmão Zé, fui educado por minha mãe nos severos princípios tradicionais e abastadas famílias provincianas do velho Minho.

Aos dezassete anos, e na companhia de meu irmão, Coimbra seria uma etapa a cumprir: frequentar a velhinha Universidade no curso de Leis; era mais uma tradição que prevalecia, o nosso pai tinha sido juiz de direito.

Digo-vos, Coimbra valeu a pena. Não, não foram as velhas “tricanas”, as moças de Coimbra, ou a formatura que concluí cinco anos depois.

Coimbra proporcionou-me o privilégio de pertencer e conviver com a grande geração académica, que lançaria a pedrada no charco da cultura portuguesa. Esse movimento intelectual, denominado de “escola coimbrã”, que seria o arranque dinamizador da notável evolução literária dos finais do séc. XIX, era integrado pelo meu condiscípulo e fraternal amigo Antero de Quental, Teófilo Braga, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro e muitos outros, que tão grande influência tiveram no desabrochamento e implantação de ideias políticas, sociais e literárias da época.

Depois… Bom, depois foi o regresso a Guimarães. Mas, ainda que não dispusesse de transportes aéreos, fiz escala na capital portuguesa onde conheci o ambiente literário lisboeta, nomeadamente a “Gazeta de Portugal” de Teixeira de Vasconcelos e… viajei pelo estrangeiro.

No entanto, poderia dizer-vos que quase toda a minha vida foi passada na casa de meu pai, em Boamense (Famalicão) e Guimarães; os cuidados agrícolas e as pesquisas históricas eram para mim irresistíveis, absorviam-me.

Embora espiritualmente me possa (ou possam) considerar um cidadão do mundo, também me considero um provinciano, minhoto, “bacteriologicamente” puro. A minha maneira de estar na vida foi significativamente marcada pela forte personalidade do grande mestre, historiador e poeta, que foi Alexandre Herculano.

Reparem, fui convidado para deputado. Obviamente, recusei. Se bem me recordo, justifiquei a negativa alegando que me era impossível falar perante um auditório com mais de vinte pessoas!

Entre outros motivos, o meu temperamento e enraizamento à minha (nossa) região foram as razões que pesaram na recusa; apenas exerci um cargo público e uma só vez, o de Procurador à Junta Geral do Distrito de Braga onde representei o concelho de Guimarães.

Por este tempo, a cidade berço era um dos mais brilhantes centros de cultura regional, rivalizando com outros que então floresciam no país. Colaborei na “revista de Guimarães” e na publicação dos “Vimaranis Monumenta Historica” e dizem que terei sido um dos principais organizadores da Exposição Industrial de 1884, realizada na cidade natal.

Ao mesmo tempo que sentia enorme atracção pelos problemas agrícolas, interessava-me pela origem das técnicas, origem da propriedade rústica, da história das classes sociais e usos e costumes seculares da vida agrária.

Aqui, em Guimarães, conheci e convivi com o Martins Sarmento, de quem fui íntimo e admirador. Segui de perto os trabalhos do ilustre arqueólogo nas escavações da citânia de Briteiros e Sabroso, trabalhos esses que viriam a constituir um notável conjunto de subsídios elucidativos para o conhecimento de estratos profundos na História da ocupação humana no noroeste português.

Foi com base nas descobertas arqueológicas de Martins Sarmento, e na parte relativa à proto-história e etnografia, que eu lançaria o meu primeiro livro (“A Propriedade e Cultura do Minho) que parece, dizem, ter-me colocado na primeira linha dos nossos economistas rurais. A este propósito direi (e sem qualquer intenção auto-elogiosa) que o grande historiador e político Oliveira Martins solicitou a minha colaboração e conselho sobre o seu Projecto-Lei do Fomento Rural.

Considera-se, hoje, como o meu estudo mais notável “As vilas do Norte de Portugal”, a que a obra anteriormente citada serviria de introdução; e, já agora, referirei “O Norte Marítimo” (História da nossa navegação medieval) e “As Póvoas Marítimas”, onde faço a abordagem do povoamento da orla litoral compreendida entre o Minho e o Vouga por trabalhadores do mar.

Resta dizer-vos que, os escritos resultantes das conclusões a que chegava só foram publicados devido a insistentes pressões dos meus amigos. A popularidade era-me indiferente e até inoportuna; bastava-me o círculo restrito de amizades e meia dúzia de estudiosos que se preocupavam com os mesmos problemas que a mim interessavam.

Antes de findar o ano de 1908, uma doença de algumas semanas punha termo à minha existência. Foi no primeiro dia de Dezembro, em Boamense – Famalicão.

13 de Março, 2016

          “Por entre os vivos que morrem, saudando os mortos a viver …” (cit. in Menezes Falcão)     A terra que me serviu de berço foi a mesma onde nasceu Portugal. É isso, Guimarães, Novembro …

Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família

  As coordenadoras da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde( PES) e Equipa de Saúde Escolar ao elaborarem o panfleto PES pretendem divulgar os diferentes projetos do Agrupamento e alguns  serviços disponibilizados  contribuindo para um melhor conhecimento do projeto. Estas e outras informações também estão disponíveis no site da Agrupamento em Projeto de Educação para a Saúde.
  O segundo documento destina-se aos diretores de turma – ficha de encaminhamento  para o GIAA. Este gabinete tem como objetivo orientar os alunos na resolução de problemas escolares e pessoais.

A Coordenadora da Educação para a Saúde


O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento harmonioso dos adolescentes e jovens nas suas diferentes dimensões: individual, familiar, escolar e social. O GAAF presta um serviço de apoio aos alunos e respetivas famílias, corpo docente e não docente e a toda a comunidade escolar, funcionando em estreita articulação com os serviços e instituições da comunidade envolvente.

Objetivos:

Promover o sucesso escolar dos alunos;

 Prevenir o absentismo e o abandono escolar;

Prevenir situações de risco;

Promover a participação ativa dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos alunos;

Promover relações de cooperação/articulação entre os vários intervenientes da comunidade educativa;

Articular com os vários profissionais e serviços especializados da comunidade.

 

Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA)

O Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) tem como principal objetivo dar resposta às principais dúvidas dos jovens na área da sexualidade, consumo de substâncias, alimentação e outros problemas relacionados com a adolescência.

 

Objetivos:

Promover o bem-estar e a saúde do aluno;

Garantir um clima de escola que proporcione autoestima;

Orientar para a tomada de decisões conscientes e responsáveis;

Contribuir para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas;

Desenvolver atitudes de tolerância, solidariedade e respeito mútuo.

 

 

Onde estamos?
Bloco E, 1º Piso.

 

Quem somos?

A equipa técnica do GAAF/GIAA é constituída por:

Dr.ª. Irene Paz (Docente de Biologia e Geologia);

Dr.ª. Ana Figueiredo (Enfermeira);

 

Horário de atendimento:

Terça-feira: 10h-13h.

Quarta-feira: 10h-13h/ 14h30-17h30.

Quinta-feira: 10h-13h/ 14h30-17h30.

Sexta-feira: 10h-13h.

13 de Março, 2016

  As coordenadoras da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde( PES) e Equipa de Saúde Escolar ao elaborarem o panfleto PES pretendem divulgar os diferentes projetos do Agrupamento e alguns  serviços disponibilizados  contribuindo para um melhor conhecimento do …

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio assegura a avaliação e o acompanhamento psicológico e psicopedagógico dos alunos individualmente ou em grupo, ao longo do seu processo educativo. Destina-se a promover condições que favoreçam a integração escolar dos alunos facilitando-lhes o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

O SPO é composto por três psicólogas que constituem a sua equipa técnica permanente:

  • Dra. Ana Aires (1.º Ciclo) 
  • Dra. Teresa Oliveira (EB2,3 de Nogueira)
  • Dra. Jennifer Flambo (Escola Secundária Alberto Sampaio)

COVID-19 – Ordem dos Psicólogos – Como lidar com situações de isolamento?

Serviço de Psicologia e Orientação(SPO) – Atendimento durante o COVID-19

Registo Feira Virtual Inspiring Future

Modalidades de atendimento
Todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio podem usufruir do SPO:

  • Alunos propostos ao SPO por deliberação da Direção;
  • Alunos propostos ao SPO através de ficha de encaminhamento para o SPO, sendo a mesma remetida por educadores/ professores titulares / diretores de turma;
  • Alunos autopropostos. Neste caso, os alunos deverão dirigir-se ao SPO conforme o horário.

Ao Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento compete:

•    Promover a orientação escolar e profissional sobretudo dos alunos do 9ºano, 10º e do 12º ano, promovendo a construção de um projeto de vida adequado a cada caso, de forma a acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, nomeadamente ajudar e identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características e apoiar no processo de tomada de decisão vocacional. Inclui atividades diversificadas, tais como:

i.    intervenção individual/grupo;
ii.    visitas de estudo a instituições;
iii.    painéis com profissionais e alunos;
iv.    apoio às matrículas.

•    Intervir ao nível psicológico e psicopedagógico, na observação, avaliação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e/ou encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade. Este apoio tem como objetivo a colaboração na identificação, análise e resolução de diversas problemáticas.

•    Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa. O SPO desenvolve ações que visem: colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola, colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir o abandono escolar precoce; colaborar, com professores, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial e estabelecer articulações com outros serviços especializados de apoio educativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais.

•    Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade. O SPO assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, da Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.

•    Atividades de Formação. O SPO colabora e participa, na sua área de especialidade, em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em ações de formação do pessoal docente e não docente.

•    Desenvolvimento de projetos. O SPO, tendo em conta a sua formação especializada, e na prossecução das suas atribuições e objetivos, assume frequentemente uma intervenção ativa no planeamento, organização e implementação de variados projetos que se pretendam desenvolver na comunidade educativa.

 

Ficha Encaminhamento SPO


Desenvolvimento Vocacional 5-18

 

13 de Março, 2016

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio assegura a avaliação e o acompanhamento psicológico e psicopedagógico dos alunos individualmente ou em grupo, ao longo do seu processo educativo. Destina-se a promover condições que …

O Agrupamento

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, foi anunciado pelo Ministério da Educação e Ciência em dezasseis de janeiro de dois mil e treze, tendo sido nomeada a Comissão Administrativa Provisória em vinte e seis de abril do mesmo ano. A nova unidade orgânica resultou da agregação entre a Escola Secundária de Alberto Sampaio e o Agrupamento de Escolas de Nogueira.

Constituição
Escola Secundária de Alberto Sampaio (Sede) – Patrono
Escola EB 2/3 de Nogueira.
Escola Básica com Jardim de Infância de Arcos.
Escola Básica com Jardim de Infância de Esporões.
Escola Básica com Jardim de Infância de Fraião.
Escola Básica com Jardim de Infância de Nogueira.
Escola Básica de Lomar.
Escola Básica de Trandeiras.
Jardim de Infância de Lomar.
Jardim de Infância de Monte.
Jardim de Infância de Trandeiras.

Escola Básica de Nogueira da Silva (encerrada)
Escola Básica de Morreira (encerrada) 

MAPA DO GOOGLE MAPS onde poder ver GEOGRAFICAMENTE onde fica cada escola

Contactos
Rua Álvaro Carneiro
4715-086 Braga
41º 32′ 38” N – Lat.
08º 24′ 52” W – Long.
Portugal
Email:     info@aesas.pt
Telefone: +351 253 204 220
Fax: +351 253 204 224
http://www.aesas.pt

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9 de Março, 2016

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, em Braga, foi anunciado pelo Ministério da Educação e Ciência em dezasseis de janeiro de dois mil e treze, tendo sido nomeada a Comissão Administrativa Provisória em vinte e seis de abril do mesmo …

Equipa

Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio

Comunica-se à comunidade educativa que 5ªfeira, dia 3 julho 2014, foi dada posse ao novo Diretor do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio.

A Direção tem a seguinte composição:

  • João Manuel Esteves Dias Andrade – (Diretor)
  • Maria Carmo Fernandes Cunha – (Subdiretora)
  • Domingos Manuel Machado Oliveira – (Adjunto)
  • Manuela Valentina de Almeida Sousa – (Adjunta)
  • Maria Armanda Barata Portugal Duarte – (Adjunta)
7 de Março, 2016

Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio Comunica-se à comunidade educativa que 5ªfeira, dia 3 julho 2014, foi dada posse ao novo Diretor do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio. A Direção tem a seguinte composição: João Manuel Esteves Dias Andrade …

Resumo das reuniões

Reunião de sete de janeiro de dois mil e quinze

1.       Tomaram posse os representantes indicados pela autarquia.

2.       No sentido de serem cooptados os elementos da comunidade local, cada um dos conselheiros apresentou as suas propostas relativamente a instituições e/ou a individualidades que, na sua opinião, deveriam integrar este órgão. Após votação, foram eleitos, como elementos efetivos, a Universidade do Minho, a Primavera Software e o Dr. Fernando Coelho.

Reunião de vinte e cinco de fevereiro de dois mil e quinze

1.       Tomaram posse os membros cooptados da comunidade local, eleitos na reunião transata, ficando, assim, completo o Conselho Geral do AESAS.

2.       Procedeu-se à eleição do presidente do Conselho Geral, tendo sido eleita a representante do pessoal docente, Maria Helena Albergaria Ferreira Leite.

3.       Foram indicados os representantes dos Pais e Encarregados de Educação, Jorge Mendes e Ana Varela, dos alunos, Francisca Santos Costa e do Pessoal Não Docente, Anabela Rodrigues, para a Equipa de Avaliação Interna.

7 de Março, 2016

Reunião de sete de janeiro de dois mil e quinze 1.       Tomaram posse os representantes indicados pela autarquia. 2.       No sentido de serem cooptados os elementos da comunidade local, cada um dos conselheiros apresentou as suas propostas relativamente a instituições …

Composição de Conselho Geral

Representantes do Pessoal Docente

Maria Helena Leite

António Aníbal Padrão

Hélio Manuel Vilas

Ana Maria Bravo Marinho

Isabel Rocha Pimenta

Paula Alexandra Sobral Gomes

Paulo Alexandre M. Oliveira Serafim

 

Representantes do Pessoal Não-Docente

Margarida Maria da Silva Peixoto Cunha

Manuel Eduardo Azevedo

 

Representantes dos Pais e Encarregados de Educação

Ana Maria Lopes Fernandes

Susana da Silva Azevedo

Fernanda Carvalho

Jorge António Silva Mendes

 

Representantes da Autarquia

Lídia Dias

Goretti Machado

José Bastos

Representantes dos Alunos

Pedro Miguel Marques Duarte Couto

Flávio Manuel do Amaral Afonso

 

Representantes da Comunidade Local

Lia Raquel Oliveira

Eugénio Veiga

Fernando Coelho

7 de Março, 2016

Representantes do Pessoal Docente Maria Helena Leite António Aníbal Padrão Hélio Manuel Vilas Ana Maria Bravo Marinho Isabel Rocha Pimenta Paula Alexandra Sobral Gomes Paulo Alexandre M. Oliveira Serafim   Representantes do Pessoal Não-Docente Margarida Maria da Silva Peixoto Cunha …

PROTOCOLOS E PARCERIAS