Preaload Image

A modalidade de Ensino Recorrente é uma opção formativa que permite obter uma certificação equivalente, de acordo com a lei portuguesa, à que é obtida nos percursos de Regime Geral. A ESAS oferece a opção formativa de Ensino Recorrente para o nível Secundário.

Ensino Secundário Recorrente: para quem?

Estes cursos do ensino recorrente permitem a aquisição de conhecimentos e competências ao nível do ensino secundário e a obtenção de um certificado de um diploma escolar de 12.º ano. Nos cursos tecnológicos e nos de ensino artístico especializado, será atribuída adicionalmente uma qualificação profissional de nível 4.

O ensino recorrente de nível secundário pode ser uma boa opção formativa, se:

  • Tiver idade igual ou superior a 18 anos;
  • Tiver concluído o 9º ano ou equivalente e quiser obter uma formação de ensino secundário;
  • Caso não possua as habilitações acima descritas, deverá requerer uma avaliação diagnóstica globalizante para verificação de pré-requisitos válidos para frequência deste nível de ensino.

CURSOS DISPONÍVEIS NO ENSINO RECORRENTE DE NÍVEL SECUNDÁRIO

Atualmente, existem em Portugal os seguintes cursos do ensino secundário recorrente. Consultar a Oferta Formativa.

MODALIDADES DE FUNCIONAMENTO

Os cursos do Ensino Recorrente  secundário funcionam em regime modular capitalizável e apresentam as seguintes modalidades:

  • presencial, através de uma avaliação contínua;
  • não presencial, com avaliação em épocas específicas;
  • Blearning, através de sessões presenciais e sessões à distância, síncronas e assíncronas.

O Ensino Secundário Recorrente à Distância (ESRaD) está em fase de experiência-piloto e disponível na Escola Secundária de Camões – Lisboa, e na Escola Felismina Alcântara – Mangualde. Para obter mais informações sobre esta modalidade, deverá consultar o site das respetivas escolas.

PROSSEGUIMENTO DE ESTUDOS

Após a conclusão destes cursos, poderá prosseguir estudos através de um curso de especialização tecnológica ou de um curso superior de ensino politécnico ou universitário.

Se pretende obter informações mais detalhadas sobre o Ensino Recorrente, deverá aceder à página da Direção-Geral da Educação.

 

Docente Responsável: Joaquim Monteiro

Diurno

Cursos Científico-Humanísticos na modalidade de Ensino Recorrente

 

Os cursos científico-humanísticos na modalidade de ensino recorrente organizam-se numa estrutura modular que permite aos alunos uma melhor gestão do seu percurso escolar.

Os alunos que ingressaram no ensino recorrente até ao ano letivo de 2011/2012 e só venham a concluir o ensino secundário em anos letivos subsequentes, podem até ao ano letivo de 2014/2015, optar por:

a) Integrar -se no novo plano de estudos, nos termos da Portaria n.º 242/212 de 10 de agosto;

b) Concluir o seu percurso escolar no plano de estudos iniciado.

No ano letivo de 2015/2016 e subsequentes os alunos são integrados obrigatoriamente nos novos planos de estudo, nos termos definidos no diploma atrás referido.

 

Portaria n.º 242/212 de 10 de agosto
Diário da República, 1.ª série – N.º 155 – 10 de agosto de 2012

Noturno

em construção

 

 

PROTOCOLOS E PARCERIAS