Preaload Image

Desporto Escolar

 

Desporto Escolar – Organograma 22-23

O Projeto do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, continua a desenvolver a sua atividade com o objetivo de:

·    Promover o gosto pelo desporto;

·    Criar hábitos de vida saudável;

· Proporcionar aos alunos do Agrupamento e de outras escolas um leque de atividades desportivas diversificadas através dos Grupos Equipa:

§  Badminton Inf.B e Inic. (professores, Isabel Fernandes e José Loureiro);
§  Basquetebol Inf. B (professor Pedro Vilhena);
§  Corfebol Inf.B e Inic. (professoras Marinha Fernandes e Susana Vieira);
§  DE Comunidade (professora Tânia Covas);
§  Desportos Gímnicos (Ginástica Acrobática, Ginástica de Grupo, Trampolins) (professoras Ana Paula Lima, Tânia Covas, Marta Carvalho e Glória Sousa)
§  Xadrez (professor Vasco Araújo);

Aliado aos treinos regulares continuamos a dinamizar a atividade interna a dar apoio às diferentes modalidades através de torneios e atividades, que proporcionam aos nossos alunos mais prática desportiva regular, gratuita e em segurança.

Docentes da Equipa do Desporto Escolar 

Modalidade de Ginástica

A Escola Secundária de Alberto Sampaio constituiu, no ano letivo de 2003/04 o Centro de Formação Desportiva de Ginástica da ESAS. O CFD ESAS vai entrar no seu décimo oitavo ano de existência com a vontade de continuar a ser um parceiro educativo de todos quantos o constituem. Processo eminentemente educativo e pedagógico desenvolvido pela ESAS, tendo em vista assegurar o aperfeiçoamento dos jovens nas atividades físicas da sua preferência, de acordo com as suas 

características pessoais e motivações, considerando nesse conjunto tipos de ginásticas; Acrobática, Trampolins, e Ginástica de Grupo do 3.º ao 12.º ano.

O Centro de Formação Desportiva disponibiliza várias vertentes num total de 4 grupos que utilizam as diferentes competições do Desporto Escolar para realizar uma progressão Gímnica cujo objetivo é alcançar a Ginástica de Grupo com elevados pré-requisitos Gímnicos.

Docentes Responsáveis: Paula Lima, Marta Carvalho e Tânia Costa

Comunidade (Yoga)

No âmbito do Desporto Escolar – 

Comunidade, o agrupamento disponibiliza este ano letivo, aulas semanais de Yoga para alunos, professores e assistentes operacionais, aulas que decorrem nos ginásios da ESAS.

As aulas de Yoga possibilitam um momento de pausa e de autocuidado, que visam contribuir para a saúde física, mental e emocional dos seus praticantes.

Docente Responsável: Rita Braga

Modalidade de Corfebol

O Corfebol é um desporto de origem holandesa que apareceu pela primeira vez em Portugal, em 1982. Em 1988/1989 realizou-se o primeiro Campeonato Nacional de Corfebol. É constituído por equipas mistas, permitindo assim que os alunos adquiram competências ao nível da atividade física e nas relações interpessoais, relacionando-se com cordialidade e respeito pelos companheiros.

Corfebol, integra o Projeto do Desporto Escolar, desde o ano letivo 2015/16, tem dois grupos equipa, Infantis B e Iniciados, os treinos realizam-se semanalmente no pavilhão da escola EB 2,3 de Nogueira e destinam-se a todos os alunos do Agrupamento interessados em praticar e aprender a modalidade. Os alunos têm oportunidade de competir com colegas de outras escolas na atividade externa do Desporto Escolar e nos inter turmas na atividade interna, no Pavilhão da escola EB 2,3 de Nogueira do AESAS.

Docente Responsável: Marinha Fernandes e Susana Vieira

 

Modalidade de Basquetebol

O grupo/equipa de Basquetebol do Desporto Escolar do AESAS teve início no ano letivo de 2019/2020, devido ao grande entusiasmo pela modalidade demonstrado pelos alunos.

Os treinos são realizados no pavilhão gimnodesportivo da EB 2,3 de Nogueira e podem participar os alunos do escalão Infantis (Sub 13), do sexo feminino e do sexo masculino.

No ano letivo 2019/2020, o grupo/equipa  participou nas competições organizadas pelo Desporto Escolar e no quadro competitivo do Jr. NBA League Norte.

Docente Responsável: Sandra Araújo

 

Modalidade de Badminton

O Badminton é uma modalidade com grande aceitação e tradição, inicialmente na Escola EB 2,3 de Nogueira, onde funciona há vários anos,  e a partir do ano letivo 2017/18, foi integrado no projeto do Desporto Escolar do AESAS.

Conta atualmente com dois grupos/equipa, infantis e iniciados, que engloba alunos do 5º ao 9º ano independentemente do género.

Estes alunos, para além dos treinos semanais, participam no quadro competitivo do Desporto Escolar com acesso à fase final, em função da prestação individual na 1ª fase.

De realçar o bom desempenho de todos os alunos, nos diferentes torneios em que participam, com presença nas fases finais da competição e classificações de destaque.

Cada momento competitivo permite aos alunos experienciar diferentes funções (atletas e árbitros) contribuindo de forma exemplar para a organização e bom desenvolvimento do mesmo.

Os treinos decorrem no pavilhão da Escola B2,3 de Nogueira e estão abertos a todos os alunos do agrupamento, mediante inscrição.

 Docentes Responsáveis: Isabel Barbosa e José Loureiro

 

Modalidade de Xadrez

O grupo/equipa de Xadrez do Clube de Desporto Escolar do AESAS teve início no ano letivo de 2018/2019 devido ao grande entusiasmo pela modalidade demonstrado por um grupo de professores e alunos e divulgada na oferta formativa do agrupamento.

As sessões de treino são realizadas na sala do aluno e a participação nas mesmas é aberta a toda a comunidade escolar.

Qualquer aluno, independentemente do género ou da idade, poderá integrar o grupo/equipa e participar nas competições organizadas pelo Desporto Escolar.

Na sua curta existência, foram vários os alunos que obtiveram classificações de relevo nas competições em que o grupo/equipa de Xadrez participou.

Docentes Responsáveis: Lúcio Botelho e Vasco Araújo

 

Modalidade de Atividades Rítmicas e Expressivas

É nas Atividades Rítmicas e Expressivas (ARE) que a arte de dançar encontra o meio privilegiado para se manifestar enquanto modalidade escolar. Dança é movimento, é liberdade de expressão e motivação! E assim surgiu, em 2020/21, o grupo equipa na Escola Secundária Alberto Sampaio, que devido à grande aceitação, alargou-se para a EB 2,3 de Nogueira em 2021/22.

Sendo a Dança uma arte e cultura tão abrangente este grupo reúne vários estilos de dança, desde a clássica ao hip hop, aos movimentos gímnicos integrados e outras vertentes mais atuais, consoante os gostos de cada grupo e dando ênfase à sua originalidade e criatividade.

Pretende-se participar quer nas competições organizadas pelo Desporto Escolar, quer ainda noutras iniciativas, como sejam, animar a escola em datas comemorativas!

Para tal, estão convidados todos os alunos, independentemente do género ou da idade, a integrar este grupo/equipa!

Uma vez por semana, na ES Alberto Sampaio ou na EB 2,3 de Nogueira realizam-se os treinos no pavilhão!

Apareçam e divirtam-se!

Docente Responsável: Tânia Costa

Atividades do Desporto Escolar 21/22 7º Festival de Ginástica CFD ESAS

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×

    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
  • ×

    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

  • ×

    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

  • ×

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

  • ×

    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

  • ×

    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

  • ×

     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

  • ×


    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

  • ×

    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

  • ×

    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×

    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

  • ×

    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

  • ×

     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

  • ×

    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS