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Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS), em Braga, aderiu voluntariamente ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) dos ensinos básico e secundário, criado, em regime de experiência pedagógica, no ano escolar de 2017-2018, através do Despacho n.º 5908-2017, de 5 de julho, integrando, assim, o grupo de escolas do projeto-piloto que abrangeu o primeiro ano de cada ciclo de ensino (1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos).

Este projeto pretendeu dotar as escolas de autonomia, oferecendo-lhes a possibilidade de assumir centralidade e gerir o currículo de forma flexível, significativa e contextualizada. Permitiu a seleção dos instrumentos indispensáveis à redução do abandono escolar, à promoção do sucesso educativo para todos os alunos, à diminuição da indisciplina, à melhoria da qualidade das aprendizagens e ao desenvolvimento de conhecimentos,  capacidades e atitudes que contribuam para alcançar as competências previstas no Perfil_dos_Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

No AESAS procedeu-se à alteração de matrizes curriculares, optou-se por estratégias potenciadoras de sucesso e promoveram-se Domínios de Autonomia Curricular (DAC) e outros projetos de articulação curricular entre diferentes disciplinas.

A publicação do Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho, veio alargar o projeto a todas as ofertas educativas e formativas instituindo o currículo dos ensinos básico e secundário e os princípios orientadores da conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens estabelecendo, assim, um conjunto de regras e procedimentos no qual se concretiza o exercício de autonomia das escolas. Tem como documentos estruturantes o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais e a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, os quais se constituem como referenciais da ação educativa.

O PAFC preconiza uma escola inclusiva, indutora do desenvolvimento de competências, que visa a aquisição de melhores e mais significativas aprendizagens que promovam o desenvolvimento de cidadãos críticos, responsáveis e com uma sólida base humanista.

No Agrupamento tem-se constituído como uma ferramenta pedagógica e curricular ao serviço de uma educação mais democrática, mais justa e mais emancipatória, potenciadora de uma cultura de participação e partilha, propícia à construção de uma escola aberta à mudança e à exigência contínua de melhoria. Uma escola que deseja refletir sobre a sua ação, aprender, impulsionar práticas inovadoras e estratégias diversificadas, dinamizar um trabalho colaborativo, inter e transdisciplinar, e onde os docentes são decisores curriculares ao serviço das Aprendizagens Essenciais dos seus alunos.

 

Legislação e Normativos Legais

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)

Aprendizagens Essenciais do Ensino Básico

Aprendizagens Essenciais do Ensino Secundário

Despacho n.º 5908/2017 – Autonomia e Flexibilidade Curricular

Decreto-lei nº 54/2018, de 6 de julho 
Decreto-lei nº 55/2018, de 6 de julho 
Portaria nº 226-A/2018, de 7 de agosto 235-A/2018, de 23 de agosto 
Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro 

 

Domínios de Autonomia Curricular (DAC)

Cidadania e Desenvolvimento (CD)

Estratégia Nacional de Educação para a cidadania (ENEC): 


Apresentação – Reunião Nacional 

PAFC 2018/2019
Resultados Selfie
Acompanhamento e Monitorização


DAC no eTwinning e no Erasmus +


PAFC 2019/2020 e 2020/2021

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

    No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem
    seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma
    explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas
    Alberto Sampaio.

    Docentes Responsáveis:
    Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia
    Rodrigues</em >

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao
    projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito
    do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de
      transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque
      no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais
      inclusivas, coesas e justas;

    Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de
    Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque;
    Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

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    O
    Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores
    desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o
    DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos
    diferentes domínios da organização escolar no âmbito das
    tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e
    Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento
    Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas
    etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da
      informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão
      sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para
      o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o
      plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e
      consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá
    considerar que a capacitação dos docentes e de outros
    profissionais de educação terá um papel determinante no
    alicerçar da integração transversal das tecnologias de
    informação e comunicação. Com esta integração pretende-se
    potenciar os processos de inovação através do digital, nas
    escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa
    sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e
    planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de
    monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que
    pretende enriquecer as experiências de educação, propondo
    metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes
    Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma
    continuada, através de planos sequenciados, com formação
    docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações
    educativas e realização de eventos no âmbito da Educação
    Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e
    recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o
    PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais
    que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA,
    http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a
    nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do
    Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe,
    entre outros eixos de ação, a ideia maior de
    indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o
    mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de
    Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma
    riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa
    cidade

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto
    Sampaio (AESAS) aderiu ao
    Plano Nacional de Cinema com a missão de
    promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a
    valorização do cinema enquanto arte.

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da
    utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente
    registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade
    do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented
    GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria
    com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática,
    Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade
    Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
    Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e
    eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades
    dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico
    desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no
    aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente
    gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver
    uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o
    desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica
    inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas
    aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso
    gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de
    competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do
    sucesso de todos.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio
    entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas
    Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de
    Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o
    aumento e melhoria das qualificações da população adulta do
    concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é
    a realização de sessões de orientação escolar e profissional,
    bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento,
    Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico
    e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos
    candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida,
    valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo
    da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em
    1996, pelos Ministérios da Educação e da
    Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em
    escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando
    aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso,
    uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e
    digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira
    passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em
    1998 e a
    Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio
    em 1999.
    https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html</a >

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    A Oficina de Latim segue a orientação do
    Cambridge Latin Course, uma metodologia
    desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método
    inovador, mediante o qual os alunos aprendem
    Latim como uma língua moderna e, caso o
    desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da
    realização de um exame realizado por esta prestigiada
    instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a
    equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS