Preaload Image
Showing 1045-1056 of 1596 results

XXIII JORNADAS DA BIBLIOTECA – DIGITAL

Assinalamos a 23ª edição das Jornadas da Biblioteca Manuel Monteiro com um programa rico e diversificado sobre o DIGITAL, tema da revista defacto para este ano.

Como vem sendo tradição, a ESAS dedica o regresso da interrupção do Carnaval, para envolver toda a comunidade nestas jornadas que se assumem como um espaço de reflexão, de compromisso e de envolvimento da comunidade. Nos dias 27 e 28 de fevereiro não faltarão oportunidades para participar nas atividades que promovemos em proximidade com a comunidade escolar e com atores da comunidade bracarense.

Com o programa que apresentamos deixamos o convite a toda a comunidade para a participação em cada uma das iniciativas que integram as jornadas da biblioteca.

 

21 de Fevereiro, 2020

Assinalamos a 23ª edição das Jornadas da Biblioteca Manuel Monteiro com um programa rico e diversificado sobre o DIGITAL, tema da revista defacto para este ano. Como vem sendo tradição, a ESAS dedica o regresso da interrupção do Carnaval, para envolver toda …

Pintar a macaca…

Hoje, na Escola EB 2,3 de Nogueira, as disciplinas de Matemática, Educação Física e Cidadania “Pintaram a Macaca”. Assim, de forma colaborativa, os alunos puseram em prática conhecimentos e procedimentos adquiridos no âmbito do domínio da Geometria e Medida. Esta atividade interdisciplinar pretende promover a prática de exercício físico e a convivência ao “ar livre”, potenciando momentos de diversão e estilos de vida mais saudáveis.
A execução dos trabalhos prossegue!…

 

21 de Fevereiro, 2020

Hoje, na Escola EB 2,3 de Nogueira, as disciplinas de Matemática, Educação Física e Cidadania “Pintaram a Macaca”. Assim, de forma colaborativa, os alunos puseram em prática conhecimentos e procedimentos adquiridos no âmbito do domínio da Geometria e Medida. Esta …

2ª Prova do TROFÉU ESAS – REGULAMENTO

 
No próximo dia 19 de Fevereiro vai realizar-se a 2ª Prova do Troféu ESAS – PISTA COBERTA (constituída por seis provas: 60 metros; Lançamento do Peso; Salto em Comprimento; Salto em altura; 1000 metros e 4×200 metros. Cada aluno inscrito tem de realizar uma das provas. A sexta prova será realizada por 4 elementos, obrigatoriamente dois femininos e dois masculinos, à escolha da equipa)
A prova realiza-se na pista coberta de atletismo do Altice Forum Braga, onde os alunos terão de comparecer até às 8:30 horas, munidos do CARTÃO DE ESTUDANTE.
Forma a tua equipa (obrigatoriamente mista, com um mínimo de 5 elementos sendo dois obrigatoriamente do sexo menos representado), e vem participar.
INSCRIÇÕES JUNTO DA FUNCIONÁRIA DO PAVILHÃO, até ao final do próximo dia 17 de Fevereiro.
(As equipas já inscritas apenas terão de confirmar a participação junto da Funcionária dia pavilhão, até ao dia 17 de Fevereiro).
 

14 de Fevereiro, 2020

  No próximo dia 19 de Fevereiro vai realizar-se a 2ª Prova do Troféu ESAS – PISTA COBERTA (constituída por seis provas: 60 metros; Lançamento do Peso; Salto em Comprimento; Salto em altura; 1000 metros e 4×200 metros. Cada aluno …

AUSCHWITZ: MARCA(S) DE UMA HERANÇA

Assinalamos o 75º aniversário da libertação do último campo de concentração nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas, com a exposição fotográfica “Auschwitz: Marca(s) de uma herança”, da autoria de David Araújo. @_davidaraujo_

A exposição, patente no átrio da Escola Secundária Alberto Sampaio, entre os dias 14 de fevereiro e 14 de março, será complementada com a apresentação de um vídeo referente a uma entrevista do autor a Leon Weintraub, que sobreviveu à passagem pelo campo de extermínio onde perdeu toda a família.

O autor da exposição fotográfica, jornalista-repórter da RTP, tem desenvolvido diversos trabalhos fotográficos associados às suas reportagens que lhe têm servido de motivação para alertar e sensibilizar as gerações mais jovens para as inúmeras atrocidades da história recente.

Partindo no universo monocromático que Auschwitz apresenta, as imagens expostas são a preto e branco e convidam o visitante a refletir sobre a condição humana. Como forma de criar empatia com o contexto histórico que pretendem evocar, todas as legendas são compostas por testemunhos das vítimas.

 

Reportagem da exposição no Museu Nacional da Imprensa (Porto)

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/reporter-de-imagem-da-rtp-david-araujo-expoe-fotografias-de-auschwitz_v880851

@_davidaraujo_
https://www.picuki.com/profile/_davidaraujo_

 

14 de Fevereiro, 2020

Assinalamos o 75º aniversário da libertação do último campo de concentração nazi, em cujas câmaras de gás e crematórios foram mortas mais de um milhão de pessoas, com a exposição fotográfica “Auschwitz: Marca(s) de uma herança”, da autoria de David …

Publicação IV Mostra de Turismo

Visite os vários stands e descubra o que de melhor Portugal tem para oferecer.

12 de Fevereiro, 2020

Visite os vários stands e descubra o que de melhor Portugal tem para oferecer.

Dia da Internet Segura 2020 – “Juntos por uma Internet melhor”

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa da rede conjunta Insafe-INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia, que visa a criação de uma Internet melhor para todos, especialmente para os utilizadores mais jovens.

O tema de 2020 do Dia da Internet Segura é “Juntos por uma Internet melhor“. Em 2020, o Dia da Internet Segura teve lugar no dia 11 de fevereiro e se alarga a todo o mês de fevereiro.

11 de Fevereiro, 2020

O Dia da Internet Segura é uma iniciativa da rede conjunta Insafe-INHOPE, com o apoio da Comissão Europeia, que visa a criação de uma Internet melhor para todos, especialmente para os utilizadores mais jovens. O tema de 2020 do Dia …

Xadrez – 2º Encontro – CLDE Braga Serie A

Braga, 8 de Fevereiro de 2020

###

 

2º Encontro – CLDE Braga Serie A

 

Decorreu este sábado de manhã o segundo encontro entre Escolas de Desporto Escolar na modalidade de xadrez do presente ano letivo 2019/2020. A Escola Secundária Carlos Amarante organizou o 2º Encontro Distrital Escolar – Série A e esta prova contou com a participação de 50 alunos provenientes das Escolas: Escola Secundária Alberto Sampaio, Escola Básica Trigal Santa Maria, e a anfitriã ESCA – Escola Secundária Carlos Amarante, bem como, do apoio do CXB – Clube de Xadrez de Braga, representado por Flávio Peixoto para a gestão de emparceiramentos e arbitragem.  A arbitragem esteve também a cargo dos professores responsáveis de cada Escola participante, por Lúcio Botelho, Angélica Pereira e Vasco Araújo e o diretor de prova foi o professor José Monteiro. Este Encontro Escolar de Xadrez foi reunido e saldou-se por mais um sucesso organizativo e participativo, que durante 5 sessões viveram emoções até ao limite de tempo nos relógios, que foi de 10 minutos para cada atleta, numa manhã de sábado! Este evento xadrezístico foi dividido em dois Torneios, Torneio Infantil destinado aos alunos dos escalões Infantil B, Infantil A e Benjamins, e o Torneio Juvenil destinado aos alunos dos escalões Iniciado, Juvenil e Juniores. A Escola Secundária Alberto Sampaio fez-se representar por 12 alunos, sendo a mais representada no torneio Juvenil, a Escola Básica Trigal Santa Maria com 23 alunos, a mais numerosa no torneio Infantil e de iniciados bem como de atletas femininos, a Escola Secundária Carlos Amarante com 15 jovens, sendo a mais opulenta no torneio Juvenil. No Torneio Infantil a grande vencedora no escalão Infantil A feminino, foi a Matilde Barbosa que conquistou 2 vitórias e um empate que se traduziu em dois pontos e meio seguida da Lara Barbosa e Beatriz Santos, respetivamente na classificação, todas da EB Trigal Santa Maria, já no mesmo escalão masculino o vencedor foi ilya Frolov da ESCA, com 4 vitórias que se traduziram em quatro pontos, seguido de Eduardo Araújo e Tomás Costa, ambos da EB Trigal Santa Maria. Seguimos para o escalão Infantil B feminino, com Mafalda Pinto da ESAS que alcança o primeiro lugar com 2 vitórias e um empate obtendo 2.5 pontos seguida no pódio de iara Monteiro da ESCA e Beatriz Mouta da EB Trigal Santa Maria, já no género masculino Tiago Martins da ESCA invicto obtêm 5 pontos e torna-se vencedor do escalão, seguido de Simão Gonçalves da ESCA e Rodrigo Lobo da EB Trigal Santa Maria. No Torneio Juvenil, a vencedora no escalão Iniciados Femininos foi Ana Rita Pereira da EB Trigal Santa Maria com duas vitórias conquista 2 pontos seguida de Diana Neves da ESAS, já no mesmo escalão do género masculino Daniel Pacheco da EB Trigal Santa Maria conquista 4 vitórias que se traduzem em 4 pontos seguido de Vinicius Belmont da ESCA e Afonso Trindade da ESAS. Seguimos para a vencedora do escalão Juvenil Feminino Mafalda Couto da ESAS conquistou 4 vitórias que se traduzem em 4 pontos seguida de Sofia Oliveira da ESCA e Sofia Afonso da ESAS, passamos para o género masculino da mesma categoria, Ricardo Matos da ESCA obtém 4 pontos de quatro vitórias, seguido de Francisco Baldé e Vasco Baldé irmãos representantes da ESAS. Por último no escalão Juniores masculinos o vencedor André Pinto da ESCA imbatível com 5 vitórias conquista o primeiro lugar seguido de Sidney Pereira da ESAS. A prova continuará a 7 de março no Colégio Luso-Internacional Braga relativos à Série A que visam apurar os melhores alunos juvenis de cada Série (A [Braga], B [Famalicão] e C [Guimarães]) para a Final Distrital Escolar de Xadrez Infantil e Juvenil.

Mais informações em: https://www.facebook.com/cxbcxbraga/

resultados e lista online – infantis:
resultados e lista online – iniciados:

9 de Fevereiro, 2020

Braga, 8 de Fevereiro de 2020 ###   2º Encontro – CLDE Braga Serie A   Decorreu este sábado de manhã o segundo encontro entre Escolas de Desporto Escolar na modalidade de xadrez do presente ano letivo 2019/2020. A Escola …

Comemoração do Dia da Secretária – 9 de fevereiro

No sentido de comemorarmos esta data, no próximo dia 10 de fevereiro realizar-se-á um seminário subordinado ao tema: “Protocolo Multicultural”, com a presença da Dra. Isabel Amaral na qualidade de oradora.
Este evento está a ser organizado pela aluna Patrícia Silva do 3º ano do Curso Profissional Técnico de Secretariado, no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional com o apoio das professoras de Técnicas e Secretariado.

 

6 de Fevereiro, 2020

No sentido de comemorarmos esta data, no próximo dia 10 de fevereiro realizar-se-á um seminário subordinado ao tema: “Protocolo Multicultural”, com a presença da Dra. Isabel Amaral na qualidade de oradora.Este evento está a ser organizado pela aluna Patrícia Silva …

2ª Prova do TROFÉU ESAS

 
No próximo dia 19 de Fevereiro vai realizar-se a 2ª Prova do Troféu ESAS – PISTA COBERTA (constituída por seis provas: 60 metros; Lançamento do Peso; Salto em Comprimento; Salto em altura; 1000 metros e 4×200 metros. Cada aluno inscrito tem de realizar uma das provas. A sexta prova será realizada por 4 elementos à escolha da equipa)
A prova realiza-se na pista coberta de atletismo do Altice Forum Braga, onde os alunos terão de comparecer até às 9:00 horas, munidos do CARTÃO DE ESTUDANTE.
Forma a tua equipa (obrigatoriamente mista, com um mínimo de 5 elementos sendo dois obrigatoriamente do sexo menos representado), e vem participar.
INSCRIÇÕES JUNTO DA FUNCIONÁRIA DO PAVILHÃO, até ao final do próximo dia 17 de Fevereiro.
(As equipas já inscritas apenas terão de confirmar a participação junto da Funcionária dia pavilhão, até ao dia 17 de Fevereiro).
 
6 de Fevereiro, 2020

  No próximo dia 19 de Fevereiro vai realizar-se a 2ª Prova do Troféu ESAS – PISTA COBERTA (constituída por seis provas: 60 metros; Lançamento do Peso; Salto em Comprimento; Salto em altura; 1000 metros e 4×200 metros. Cada aluno inscrito …

VAMOS FALAR DE… EMPREENDEDORISMO

 
 
Queres saber mais sobre EMPREENDEDORISMO? Então esta palestra é para ti! Convidamos a especialista Ana Silva para nos falar sobre este tema tão atual e diferenciador na nossa sociedade. Aparece.
 
Esta iniciativa é promovida pela disciplina de Sociologia, pela área de educação para a Cidadania e pela Biblioteca Escolar e terá lugar no dia 12 de fevereiro pelas 11h45, no auditório Álvaro Carneiro.
 
5 de Fevereiro, 2020

    Queres saber mais sobre EMPREENDEDORISMO? Então esta palestra é para ti! Convidamos a especialista Ana Silva para nos falar sobre este tema tão atual e diferenciador na nossa sociedade. Aparece.   Esta iniciativa é promovida pela disciplina de …

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×

    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
  • ×

    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

  • ×

    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

  • ×

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

  • ×

    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

  • ×

    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

  • ×

     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

  • ×


    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

  • ×

    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

  • ×

    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×

    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

  • ×

    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

  • ×

     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

  • ×

    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS