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Exames Nacionais – Ofício Circular S-DGE/2020/701 de 9/03/2020

Ofício Circular S-DGE/2020/701 de 9/03/2020 (Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física e percurso formativo próprio)

Transição entre os regimes previstos no Decreto-Lei n.o 139/2012, de 5 de julho, Despacho n.o 5908/2017, de 5 de julho e Decreto-Lei n.o 55/2018, de 6 de julho

10 de Março, 2020

Ofício Circular S-DGE/2020/701 de 9/03/2020 (Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física e percurso formativo próprio) Transição entre os regimes previstos no Decreto-Lei n.o 139/2012, de 5 de julho, Despacho n.o 5908/2017, de 5 de julho e Decreto-Lei n.o 55/2018, de 6 …

Exames Nacionais – SITE da DGE + Prazos de Inscrições

Podes seguir todas as notícias e novidades dos Exames Nacionais aqui

SITE da DGE

Ultima -> Noticia sobre inscrições nos Exames e Provas de Equivalência à Frequência

• PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 1.ª FASE DAS PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO:
11 a 24 de março de 2020.

• PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 1.ª FASE DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO:
11 a 24 de março de 2020.

• PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 2.ª FASE DAS PROVAS FINAIS E DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO:
15 e 16 de julho de 2020.

• PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 2.ª FASE DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS E PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO:
16 e 17 de julho de 2020.

9 de Março, 2020

Podes seguir todas as notícias e novidades dos Exames Nacionais aqui SITE da DGE Ultima -> Noticia sobre inscrições nos Exames e Provas de Equivalência à Frequência • PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA A 1.ª FASE DAS PROVAS FINAIS E DE …

Torneio Mega Sprinter

Alunos da Escola B2,3 de Nogueira participam em mais uma edição do Mega Sprinter do CLDE de Braga

Decorreu no dia 6 de março, na pista de atletismo irmãos gémeos Castro, mais uma edição do Torneio Mega Sprinter (fase CLDE de Braga).
A Escola B 2,3 de Nogueira esteve presente com alunos dos escalões Infantis A, Infantis B e Iniciados, masculinos e femininos, que participaram nas provas de Mega Sprinter (40 metros), Mega Salto (salto em comprimento) e Mega KM (1000 metros).
Para além da boa prestação de todos os alunos envolvidos, destaca-se a classificação obtida pelos alunos: Ana Pimentel – 2º Lugar no Mega Salto, Beatriz Rodrigues – 4º Lugar no Mega Sprinter e Artur Machado – 5º lugar no Mega Km.

 

8 de Março, 2020

Alunos da Escola B2,3 de Nogueira participam em mais uma edição do Mega Sprinter do CLDE de Braga Decorreu no dia 6 de março, na pista de atletismo irmãos gémeos Castro, mais uma edição do Torneio Mega Sprinter (fase CLDE …

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário – Despacho Normativo n.º 3-A/2020

Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário

Assim de de acordo com o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário, as inscrições ocorrem entre 11 e 24 de março.

6 de Março, 2020

Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário Assim de de acordo com o Regulamento das Provas de Avaliação …

A VIDA NO FEMININO (Dia Internacional da Mulher e Semana da Leitura)

Em conjunto com o Centro de Apoio à Aprendizagem do AESAS promovemos três iniciativas que assinalam do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e a Semana da Leitura (9 a 13 de março) que dedicamos à MULHER.

O ponto alto desta iniciativa está agendado para o dia 10 de fevereiro onde terá lugar uma mesa redonda “Vidas no feminino” que contará com a participação e testemunho de Júlia Costa (artesã de Barcelos), Marta Mendes (APAV), Sandra Lourenço (Médica) e Graça Moura (Diretora do Agrupamento de Escolas André Soares), sob a moderação de Ana Basto (ESAS).

A exposição “Olhares: a mulher” é promovida pelo Centro de Apoio à aprendizagem e estará patente durante a semana no átrio da ESAS e na sala do aluno. Será promovida uma feira do livro sobre escritoras portuguesas.

5 de Março, 2020

Em conjunto com o Centro de Apoio à Aprendizagem do AESAS promovemos três iniciativas que assinalam do Dia Internacional da Mulher (8 de março) e a Semana da Leitura (9 a 13 de março) que dedicamos à MULHER. O ponto …

Palestra sobre obesidade infantil/juvenil

Cara comunidade,

A obesidade consiste num importante e preocupante desvio nutricional que deve merecer a atenção dos profissionais da área de saúde, mas também de pais e professores. Na infância e na adolescência, o excesso de peso pode determinar várias doenças associadas, dificuldades de socialização e consequentes perturbações no rendimento escolar.

Há países onde a obesidade e suas complicações constituem um dos maiores problemas de saúde pública. Daí que se deve tornar numa preocupação e obrigação de toda a sociedade, onde a escola tem um papel determinante, alertar e contribuir para a sua prevenção.

Desse modo, convidamos toda a comunidade escolar para o evento “Obesidade Infantil/juvenil:

Obesidade Infantil/juvenil
 
Causas? Consequências? Como combater?”
que se realizará na EB 2,3 de Nogueira no próximo dia 4 de março, pelas 18:30h.

A Direção

 

3 de Março, 2020

Cara comunidade, A obesidade consiste num importante e preocupante desvio nutricional que deve merecer a atenção dos profissionais da área de saúde, mas também de pais e professores. Na infância e na adolescência, o excesso de peso pode determinar várias …

AESAS – Exames e Provas 2020

Reapreciações e reclamações de provas de exame (destaques da Norma 02)

Informações importantes sobre exames Nacionais (Secundário)


Adenda às Informações-prova – junho 2020

Despacho Normativo n.º 3-A/2020 – Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário

1ª Fase de exames de 6 de julho a 23 de julho consulta os calendários…

Pode aqui consultar todas as informações prova do nosso agrupamento 

Calendário de Exames e Provas de Equivalência à Frequência – AESAS

Secundário (pdf)

2º e 3º ciclos (pdf)


01-06-2020 -> Norma 02-JNE-2020 – Realçada com Informações úteis para Encarregados de Educação

29-05-2020 -> Norma 02/JNE/2020 – Instruções para a realização, classificação, reapreciação e reclamação provas e exames do ensino básico e ensino secundário (ultima versão Norma02/JNE/2020 com correções nas páginas 16, 55, 58, 62, 67, 73 e 75 de 04-06-2020)

 

Maio de 2020 – NORMA 01 JNE 2020 – atualizações decorrentes dos normativos legais recentemente publicados

21-04-2020 >> Comunicação n.º 5/JNE/2020 – Orientações para o processo de inscrições nas provas e exames do ensino secundário

 

Inscrição nos exames finais nacionais prorrogado até 11 maio 2020

>> Novo calendário de Exames <<

Calendário de Equivalência à Frequência será publicado depois de 14 de maio

Exames Nacionais – Divulgação – 17-03-2020

Foram  publicados hoje os seguintes documentos do Júri Nacional de Exames (JNE), para os quais chamamos a V/ melhor atenção. No ensino secundário, as inscrições devem ser feitas preenchendo o documento “JNE – Boletim Editável Secundário“, e enviando-o de seguida para o email exames @ esas .pt (remover os espaços)

Para editares o documento em PDF, descarrega-o e usa uma aplicação de leitura de PDF ou um browser compatível (tenta com vários – exemplo Google Chrome, Opera GX, Opera).

Em seguida usa “abrir com” um destes browsers e editas o documento. Depois, usa a opção imprimir para PDF, edita o ficheiro final, colocando o teu nome completo+turma e envia para a escola.

Devem consultar cuidadosamente as orientações do JNE aqui disponibilizadas, bem como a apresentação do nosso Serviço de Orientação e Psicologia, disponível aqui.


Ofício Circular S-DGE/2020/701 de 9/03/2020 (Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física e percurso formativo próprio)
–  Transição entre os regimes previstos no Decreto-Lei n.o 139/2012, de 5 de julho, Despacho n.o 5908/2017, de 5 de julho e Decreto-Lei n.o 55/2018, de 6 de julho

 

O Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames 2020. (link)

Despacho Normativo n.º 3-A/2020 (link)
Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário

De acordo com o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário,

as inscrições ocorrem entre 11 e 24 de março

 

Pré-requisitos – Deliberação n.º 262/2020 – acesso ao ensino superior 2020
Fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2020-2021.

Informações-prova 2019/2020

 

Novidades janeiro 2020

EXAMES: IAVE – Informação Complementar – Línguas estrangeiras Alemão; Espanhol; Francês; Inglês – Não utilização de dicionários nos exames nacionais (link)

EXAMES: Utilização de calculadoras gráficas no Ensino Básico e no Ensino Secundário: Prova Final de Ciclo de Matemática – 9º ano; Exames Nacionais de Economia A, de Física e Química A, de Matemática B e de Matemática Aplicada às Ciências Sociais (link)

Calendário escolar 2019-2020, datas de provas e exames: Despacho n.º 5754-A/2019 (link)

 

=================================== ANOS ANTERIORES ===================================

Exames e provas – datas importantes

Calendários

Exames e provas 2019 Calendário 1ª Fase.pdf

Calendário Provas Eq. Freq. e Exames 2019 1ªfase.pdf

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Norma 01 e 02 – JNE – 2019 retificações

Praticantes Desportivos de Alto Rendimento e das Seleções Nacionais – Exames Nacionais 2019

Exames alterações 367 vs 550 e outras alterações várias

Consegues calcular/simular a tua média de acesso ?

Experimenta o nosso simulador (V1.4 simulador-calculo-media-secundario.xlsx (sem EDF)  para alunos do atual 12º anos)

Informação sobre Calculadoras Exames Secundário

NORMA 02JNE2019 Instruções para Realização, Classificação, Reapreciação e Reclamação de provas e exames dos Ensinos Básico e Secundário

NORMA 01JNE2019- Instruções para a inscrição de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário (atualização gráfica da pág. 28)

Informação Conjunta DGE/IAVE

 

Regulamento de EXAMES 27-02-2019 (Despacho Normativo n.º 3-A/2019 que altera o Regulamento do JNE e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário)

Exames – Informações-prova 2018/2019   #IAVE#EXAMES

Guia para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames-2019

Alteração ao calendário -> Despacho1072/2019 publicado a 30/01

Calendário das provas e exames 2018/19 (antigo)

 

links sempre úteis

IAVE – Instituto de Avaliação Educativa

Direção Geral do Ensino Superior (Acesso ao Ensino Superior)

Júri Nacional de Exames

Direção Geral da Educação

Candidatura Online (obrigatória)

 (sempre que surjam novas informações esta página será actualizada)

 

1 de Março, 2020

Reapreciações e reclamações de provas de exame (destaques da Norma 02) Informações importantes sobre exames Nacionais (Secundário) Adenda às Informações-prova – junho 2020 Despacho Normativo n.º 3-A/2020 – Altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento …

Participação CFD ESAS – Pirouette

A convite da Federação de Ginástica de Portugal o CFD ESAS esteve este fim de semana no Centro de Alto Rendimento de Anadia a representar o agrupamento num espectáculo desportivo e artístico repleto de emoção tendo como pano de fundo os valores olímpicos.

1 de Março, 2020

A convite da Federação de Ginástica de Portugal o CFD ESAS esteve este fim de semana no Centro de Alto Rendimento de Anadia a representar o agrupamento num espectáculo desportivo e artístico repleto de emoção tendo como pano de fundo …

Robótica na era Digital + Atividades de Robótica

Ontem decorreu a Palestra sobre “Robótica na era Digital” na Escola Secundária Alberto Sampaio.

A Eng. Inês Garcia do Laboratório INL(International Iberian Nanotechnology Laboratory), apresentou um pouco do seu percurso na área da robótica educativa e das novidades que agora a nossa era Digital estão para vir.

Temas abordados entre muitos durante a apresentação: Eletrónica, Programação, Nanotecnologia, Inteligência Artificial, Ética, Leis da Robótica, Trabalho, Evolução, Futebol, Competição.

Foi uma apresentação muito interessante e motivadora.

O Professor Lúcio Botelho, a convite das XIII Jornadas da Biblioteca, foi o Coordenador desta palestra de motivação para este tema da robótica que está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e para o qual os nossos alunos têm de se preparar.

Agradecemos a todos os envolvidos e esperamos que tenham saído com curiosidade para explorarem mais estas áreas da robótica.

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Durante a manhã estiveram também os nossos alunos do Clube RoboEsas e Clube dos Pequenitos na sala do aluno a demonstrar um pouco do que fazem no clube com a nossa colega professora Liliana Fernandes.

Deram explicações a todos os que tiveram a curiosidade de ver o que andavam a fazer.

No final tiveram a visita do cão robot AIBO um dos robots Laboratório de Automação e Robótica (LAR) da Universidade do Minho que acompanhou a Eng. Inês Garcia na visita à ESAS.

 

#UM #INL #ESAS #AESAS #ROBOTICA

Agradecimentos a:

Inês Sofia Garcia

https://www.linkedin.com/in/ismg/

Lúcio Botelho

https://www.facebook.com/lucio.botelho.777

Liliana Fernandes

https://www.facebook.com/liliana.fernandes.7923

INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory

https://www.facebook.com/INLInternationalIberianNanotechnologyLaboratory/

Bibloteca Manuel Monteiro (ESAS)

https://www.facebook.com/BIBESAS/

28 de Fevereiro, 2020

Ontem decorreu a Palestra sobre “Robótica na era Digital” na Escola Secundária Alberto Sampaio. A Eng. Inês Garcia do Laboratório INL(International Iberian Nanotechnology Laboratory), apresentou um pouco do seu percurso na área da robótica educativa e das novidades que agora …

XXV Torneio Interescolar de Atletismo em Pista Coberta

21 Fevereiro – Fórum Braga

Numa organização conjunta da Associação de Atletismo de Braga e do Gabinete do Desporto Escolar, decorreu no dia 21 de fevereiro mais um torneio Interescolar de Atletismo em Pista Coberta.
Mais uma vez a Escola B 2,3 de Nogueira marcou presença nesta prova, dando aos alunos a possibilidade de participar numa competição formal, que decorreu numa das melhores infraestruturas desportivas do país. (Nave dos Desportos do Altice Fórum Braga).
De realçar o comportamento irrepreensível destes alunos, ao longo de toda a competição e a excelente prestação desportiva que foi alcançada nas diferentes provas, (ver quadro de resultados) de onde se destacam 5 lugares de pódio nas provas de 60 metros, mil metros e salto em comprimento.
Parabéns a todos os alunos pela atitude com que encararam a atividade e pelos resultados obtidos.

Resultados :

ver fotos

28 de Fevereiro, 2020

21 Fevereiro – Fórum Braga Numa organização conjunta da Associação de Atletismo de Braga e do Gabinete do Desporto Escolar, decorreu no dia 21 de fevereiro mais um torneio Interescolar de Atletismo em Pista Coberta.Mais uma vez a Escola B …

RESULTADOS da 2ª Prova do Troféu ESAS – Pista Coberta

 
Realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro a 2ª Prova do Troféu ESAS – Pista Coberta, prova organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, que teve lugar nas instalações do Altice Forum Braga. 
Num ambiente de festa e salutar competição estiveram presentes 33 equipas num total de 165 alunos, que demonstraram as suas capacidades em diferentes especialidades do atletismo (1.000 metros; 60 metros; salto em altura; salto em cumprimento; lançamento do peso; 4×200 metros).
 
Consulta os resultados, classificações e algumas fotos do evento.
 
 
24 de Fevereiro, 2020

  Realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro a 2ª Prova do Troféu ESAS – Pista Coberta, prova organizada pelo Departamento de Educação Física e Desporto do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, que teve lugar nas instalações do Altice Forum …

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS