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Avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário

 

1 — Para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna.

2 — As classificações a atribuir em cada disciplina têm por referência o conjunto das aprendizagens realizadas até ao final do ano letivo, incluindo o trabalho realizado ao longo do 3.º período, independentemente da modalidade utilizada, sem prejuízo do juízo globalizante sobre as aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.

3 — Os alunos realizam exames finais nacionais apenas nas disciplinas que elejam como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior, sendo ainda permitida a realização desses exames para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.

4 — Sem prejuízo do disposto no número anterior, nos casos em que se encontre prevista a realização de exames finais nacionais apenas para apuramento da classificação final do curso para efeitos de prosseguimento de estudos no ensino superior, os alunos ficam dispensados da sua realização.

5 — Sem prejuízo do disposto nos nº 3 e 4, os alunos autopropostos, incluindo os que se encontram na modalidade de ensino individual e doméstico, realizam provas de equivalência à frequência, para a aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta.

 

(Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril)

 

15 de Abril, 2020

  1 — Para efeitos de avaliação, aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, incluindo disciplinas em que haja lugar à realização de exames finais nacionais, é apenas considerada a avaliação interna. 2 — As classificações a atribuir em …

20/21 – Matrícula e período de matrícula na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

1 — O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

2 — Na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2020/2021 é fixado entre o dia 4 de maio e o dia 30 de junho de 2020.

3 — As matrículas recebidas até 30 de junho de 2020 são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.

 

(Decreto-Lei n.º 14-G/2020 de 13 de abril)

 

15 de Abril, 2020

1 — O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portal portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. 2 — Na educação pré-escolar e …

AVISO – ENSINO RECORRENTE – EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL

AVISO – ENSINO RECORRENTE
EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL
 
Devido ao estado de emergência, os exames do regime não presencial do Ensino Recorrente (diurno e noturno) da época de abril ficam adiados para o período de 11 a 29 de maio.
Atenção a novas informações que possam surgir.
14 de Abril, 2020

AVISO – ENSINO RECORRENTE EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL   Devido ao estado de emergência, os exames do regime não presencial do Ensino Recorrente (diurno e noturno) da época de abril ficam adiados para o período de 11 a 29 de maio. Atenção …

Avaliações 2º Período 2019/2020

As avaliações deste período já se encontram disponíveis para consulta na aplicação Consulta Alunos, disponível na página do Agrupamento e também na aplicação para Android e Apple.

Utilizem a aplicação “Consulta Alunos“, disponível no fundo da página do agrupamento www.aesas.pt, que permite consultar as avaliações, habilitações, currículo, informações biográficas entre outras opções.
Vídeo com explicação de como funciona a aplicação.

Usem para o login o número de processo do aluno e para a senha(password) o seu BI/CC. (deverá mudar a sua password logo que possível)
Ou solicitem um login e password como Enc. de Educação ao Diretor de Turma do vosso(a) filho(a).

Depois de entrar têm de usar a opção Avaliações -> Avaliações de fim de Período
No ensino profissional têm ainda escolher os módulos que querem consultar…

3 de Abril, 2020

As avaliações deste período já se encontram disponíveis para consulta na aplicação Consulta Alunos, disponível na página do Agrupamento e também na aplicação para Android e Apple. Utilizem a aplicação “Consulta Alunos“, disponível no fundo da página do agrupamento www.aesas.pt, …

Mensagem à Comunidade

Tendo esta comunidade, assim como o País, experienciado recentemente tempos difíceis e exigentes, ainda assim, esta união educativa de pais, alunos, professores e pessoal não docente, soube, tal como o resto da Nação, construir e adaptar-se, de um momento para o outro e com sucesso, face às condicionantes, a uma nova realidade.

Essa nova realidade, numa etapa superior de organização e preparação, será, previsivelmente, com a que arrancaremos o próximo período letivo. No entanto, num contexto que a cada dia é novo, devemos todos aguardar serenamente as orientações que, sabemos, durante esta interrupção letiva serão superiormente emitidas.

Duas certezas, no entanto, já nos foram transmitidas: existirá um terceiro período letivo e existirá um novo momento de avaliação. Assim sendo, as avaliações deste período não são, ainda, as finais.

Numa palavra particular aos alunos do 12.º ano, muitos dos quais juntam à ansiedade do momento presente a ansiedade do acesso ao ensino superior, indicamos que a situação específica da disciplina de Educação Física já se encontra, de forma assertiva, exposta superiormente.

Seja o próximo período letivo, no seu todo ou em parte, lecionado remotamente ou de forma presencial, o sucesso de cada um e, assim, o de todos nós, assentará, tal como na realidade presente, no rigor e entrega de cada membro da comunidade. Uma certeza, desde já, temos: esta comunidade será, como sempre, forte e estará à altura do desafio!

Oportunamente e, na sequência das orientações superiores que venham a ser emitidas, serão fornecidas indicações mais precisas relativas ao funcionamento do terceiro período letivo.

As notas deste período já se encontram disponíveis para consulta na aplicação Consulta Alunos, disponível na página do Agrupamento e também na aplicação para Android e Apple.

 

Com os profundos desejos, para todos, de boa saúde, os votos de uma Boa Páscoa!

A Direção

3 de Abril, 2020

Tendo esta comunidade, assim como o País, experienciado recentemente tempos difíceis e exigentes, ainda assim, esta união educativa de pais, alunos, professores e pessoal não docente, soube, tal como o resto da Nação, construir e adaptar-se, de um momento para …

Curso Profissional de Técnico de Turismo

 

 

Curso Profissional de Técnico de Turismo

 Descrição do curso

O Curso Profissional Técnico de Turismo tem como principal objetivo preparar jovens profissionais com competências técnicas na área dos serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas de turismo, de reservas em agências de viagens e de receção e acolhimento em unidades turísticas.

 

Formação Geral

Formação Científica

Formação Técnica

Português

Língua Estrangeira/Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Geografia

História da Cultura e das Artes

Matemática

Comunicar em Inglês

Turismo- Informação e animação turística

Técnicas de Comunicação em Acolhimento Turístico

Operações Técnicas em Empresas Turísticas

Formação em contexto de trabalho

Saídas profissionais

Técnico de turismo; Rececionista de turismo; Guia de museus e monumentos; Operador turístico; Técnico / diretor de agência de viagens; Técnico de acolhimentos em unidades turísticas; Promotor comercial em unidades hoteleiras; Técnico de empresas de transportes aéreos, rodoviários e marítimos; Técnico de eventos e de animação turística.

 

Pré-requisitos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Benefícios (Sujeito à Aprovação por parte do POCH)

Subsídio de transporte;
Bolsa de material de estudo (para a alunos do ASE);
Subsídio de alimentação em espécie ou no montante de 4,77 Euros durante a Formação em Contexto de Trabalho;
Bolsa de profissionalização durante a Formação em Contexto de Trabalho.

Duração

3 Anos.

O Curso Confere

Certificação Escolar 12º Ano;
Certificado Profissional Nível IV;
Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

 Ficha de pré inscrição

1 de Abril, 2020

    Curso Profissional de Técnico de Turismo  Descrição do curso O Curso Profissional Técnico de Turismo tem como principal objetivo preparar jovens profissionais com competências técnicas na área dos serviços de informação, animação e organização de eventos em empresas …

Curso Profissional Técnico de Multimédia

Curso Profissional Técnico de Multimédia

 Descrição do curso

O Técnico de Multimédia é o Profissional Qualificado, com capacidade para:

– Conceber e desenvolver sistemas e produtos Multimédia em 2 e 3 dimensões.

– Digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.

 

Formação Geral

Formação Científica

Formação Técnica

Português

Língua Estrangeira/Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Matemática

História da Cultura e das Artes

Física

Técnicas de Multimédia

Desenvolvimento Web

Design, Comunicação e Audiovisuais

Formação em contexto de trabalho

Saídas profissionais

Designer Gráfico, Web Designer, Gestor de Redes Sociais, Técnico de animação Multimédia, Comunicação Social (Jornais; TV; Cinema), Empresas de Organização de Espetáculos, Estúdios e laboratórios de fotografia, Agências de Publicidade, Empresas de Artes Gráficas.

Testemunho de uma aluna

Pré-requisitos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Benefícios (Sujeito à Aprovação por parte do POCH)

Subsídio de transporte;
Bolsa de material de estudo (para a alunos do ASE);
Subsídio de alimentação em espécie Euros durante a Formação em Contexto de Trabalho;
Bolsa de profissionalização durante a Formação em Contexto de Trabalho.

Duração

3 Anos.

O Curso Confere

Certificação Escolar 12º Ano;
Certificado Profissional Nível IV;
Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Ficha de pré inscrição

1 de Abril, 2020

Curso Profissional Técnico de Multimédia  Descrição do curso O Técnico de Multimédia é o Profissional Qualificado, com capacidade para: – Conceber e desenvolver sistemas e produtos Multimédia em 2 e 3 dimensões. – Digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, …

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

 

Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Descrição do curso

O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o Profissional Qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de sistemas informáticos e de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações.

 

Formação Geral

Formação Científica

Formação Técnica

Português

Língua Estrangeira/Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Matemática

Física e Química

Programação e Sistemas de Informação

Sistemas Operativos

Redes de Comunicação

Arquitetura de Computadores

Formação em Contexto de Trabalho

Saídas profissionais

Empresas públicas ou privadas, Empresas específicas de Desenvolvimento Web/Mobile/Desktop/Servidor, Empresas com Departamento de Informática/Suporte Informático.

 

Testemunho de um ex-aluno

Pré-requisitos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Benefícios (Sujeito à Aprovação por parte do POCH)

Subsídio de transporte;
Bolsa de material de estudo (para a alunos do ASE);
Subsídio de alimentação em espécie ou no montante de 4,77 Euros durante a Formação em Contexto de Trabalho;
Bolsa de profissionalização durante a Formação em Contexto de Trabalho.

Duração

3 Anos.

O Curso Confere

Certificação Escolar 12º Ano;
Certificado Profissional Nível IV;
Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Ficha de pré inscrição

1 de Abril, 2020

  Curso Profissional Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Descrição do curso O Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos é o Profissional Qualificado apto a realizar, de forma autónoma ou integrado numa equipa, atividades de conceção, …

Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores – Robótica

 

Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores – Robótica

Descrição do curso

É o profissional qualificado apto a efetuar a instalação, manutenção e reparação de computadores e equipamentos eletrónicos de automação/robótica industrial, assegurando a otimização do seu funcionamento.

O que desempenha?

  • Efetua operações de instalação, manutenção e reparação de equipamentos eletrónicos, informáticos e de rede;
  • Interpreta e repara pequenas instalações de baixa tensão de alimentação, comando, sinalização e proteção;
  • Procede à montagem, manutenção e reparação de automatismos industriais;
  • Projeta e realiza protótipos de módulos eletrónicos e autómatos programáveis de pequena e média complexidade e procede à respetiva montagem, teste e ajuste.

 

Formação Geral

Formação Científica

Formação Técnica

Português

Língua Estrangeira/Inglês

Área de Integração

Educação Física

TIC

Matemática

Física e Química

Automação e Computadores

Eletricidade e Eletrónica

Sistemas Digitais – Robótica

Tecnologias Aplicadas

Formação em contexto de trabalho

Saídas profissionais

Empresas públicas ou privadas que recorram a serviços de computadores para as atividades diárias; Empresas de venda e manutenção de equipamentos informáticos e eletrónicos; Empresas de desenvolvimento de equipamentos eletrónicos e automatismos.

 

Testemunho de um ex-aluno

Pré-requisitos

Jovens com o 9º ano completo. Idade não superior a 19 anos (à data de início do ano escolar).

Benefícios (Sujeito à Aprovação por parte do POCH)

Subsídio de transporte;
Bolsa de material de estudo (para a alunos do ASE);
Subsídio de alimentação em espécie ou no montante de 4,77 Euros durante a Formação em Contexto de Trabalho;
Bolsa de profissionalização durante a Formação em Contexto de Trabalho.

Duração

3 Anos.

O Curso Confere

Certificação Escolar 12º Ano;
Certificado Profissional Nível IV;
Acesso ao Ensino Superior e/ou Mercado de Trabalho.

Ficha de pré inscrição

1 de Abril, 2020

  Curso Profissional de Eletrónica, Automação e Computadores – Robótica Descrição do curso É o profissional qualificado apto a efetuar a instalação, manutenção e reparação de computadores e equipamentos eletrónicos de automação/robótica industrial, assegurando a otimização do seu funcionamento. O …

O site “Trancadas em casa!” é um espaço para ti!

O site “Trancadas em casa!” é um espaço para ti! 

Para poderes contar aos adultos e a outras crianças como é que estás a viver e lutar contra o coronavírus. 

Gostávamos de saber e divulgar as tuas ideias sobre como passar o tempo com a família, com os irmãos, com os amigos. 

Gostávamos de saber como tens vivido as emoções destes dias. Podes filmar, gravar a tua voz, escrever, desenhar, fotografar… e enviar-nos. 

Partilharemos as tuas mensagens com outras crianças e adultos que vivem “Trancados em casa”como tu. 

Todos juntos poderemos tornar os nossos dias menos solitários e mais engraçados, abraçar emoções, trocar ideias, histórias, pensamentos ou risadas e aprender uns com os outros a ser mais corajosos, confiantes e generosos. 

Contamos contigo! 

Conta-nos como fintas o coronavírus…

https://www.trancadasemcasa.pt/

29 de Março, 2020

O site “Trancadas em casa!” é um espaço para ti!  Para poderes contar aos adultos e a outras crianças como é que estás a viver e lutar contra o coronavírus.  Gostávamos de saber e divulgar as tuas ideias sobre como …

Exames recorrente -> inscrição agora também online

AVISO – ENSINO RECORRENTE (DIURNO E NOTURNO)
INSCRIÇÕES NOS EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL (ABRIL/2020)

Devido ao elevado número de pedidos resolvemos agora colocara versão online das inscrições nestes Exames.

NOVIDADE -> Inscrição por Formulário online

25 de Março, 2020

AVISO – ENSINO RECORRENTE (DIURNO E NOTURNO)INSCRIÇÕES NOS EXAMES DO REGIME NÃO PRESENCIAL (ABRIL/2020) Devido ao elevado número de pedidos resolvemos agora colocara versão online das inscrições nestes Exames. NOVIDADE -> Inscrição por Formulário online

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS