Já foi atualizada a lista de Manuais Escolares 25/26
Podem começara solicitar os voucher na plataforma MEGA
Já foi atualizada a lista de Manuais Escolares 25/26 Podem começara solicitar os voucher na plataforma MEGA
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Os alunos que necessitem de realizar exames na 2.ª fase devem efetuar nova inscrição obrigatória na plataforma PIEPE, mesmo que já tenham feito exames na 1.ª fase.
A inscrição é necessária nos seguintes casos:
Se não obtiveram aprovação na 1.ª fase;
Se pretendem melhorar a classificação numa disciplina concluída este ano letivo;
Se desejam melhorar a nota de prova de ingresso já realizada;
Outros casos previstos na norma (ver mais na escola ou no site).
⚠️ O prazo é muito curto: têm apenas dois dias úteis para se inscrever!
A inscrição deve ser feita em: https://jnepiepe.dge.mec.pt
Em caso de dúvidas, contactem os serviços administrativos da escola.

Os alunos que necessitem de realizar exames na 2.ª fase devem efetuar nova inscrição obrigatória na plataforma PIEPE, mesmo que já tenham feito exames na 1.ª fase. A inscrição é necessária nos seguintes casos: Se não obtiveram aprovação na 1.ª …
Informamos que as classificações dos exames já se encontram disponíveis para consulta na plataforma Inovar Consulta.
No entanto, devem sempre confirmar os resultados nas pautas oficiais afixadas no átrio da escola.
Caso pretendam, podem:
Solicitar a consulta da prova (ver publicação anterior na página da escola);
Requerer a reapreciação da prova, logo após a consulta, caso considerem que houve algum erro na correção;
Pedir a Ficha ENES, documento necessário para a candidatura ao ensino superior.
Informamos que as classificações dos exames já se encontram disponíveis para consulta na plataforma Inovar Consulta. No entanto, devem sempre confirmar os resultados nas pautas oficiais afixadas no átrio da escola. Caso pretendam, podem: Solicitar a consulta da prova (ver …
Reapreciação de exames e provas
Informação aos Encarregados de Educação
Informa-se que os procedimentos relativos à consulta e reapreciação de provas e exames do ensino secundário devem ser realizados em conformidade com o estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em particular nos artigos 65.º, 66.º, 67.º e 68.º.
O requerimento de consulta da prova é elaborado em modelo próprio do JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos), dirigido ao diretor e entregue nos serviços de administração escolar da escola onde foram afixados os resultados ou enviados para o seguinte endereço de correio electrónico exames@esas.pt, até ao final do dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, cada requerimento diz apenas respeito a uma prova.
Após a consulta, o interessado pode apresentar requerimento (https://www.dge.mec.pt/modelos), para reapreciação da prova, o qual é entregue, devidamente assinado, nos serviços de administração escolar ou enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico exames@esas.pt, nos dois dias úteis seguintes à receção da cópia da prova, e fazendo, no ato da entrega e mediante recibo, depósito da quantia de € 25 (vinte e cinco euros).
Relativamente aos procedimentos de reapreciação das provas finais do ensino básico, os mesmos devem obedecer ao estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em particular nos artigos 23.º, 24.º, 25.º e 26.º.
“Nas provas finais do ensino básico não sujeitas ao processo de reapreciação automático pode haver lugar a reapreciação, mediante a apresentação de requerimento em modelo próprio do JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos), o qual é entregue, devidamente assinado, nos serviços de administração escolar ou enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico exames@esas.pt, nos dois dias úteis seguintes à afixação de pautas e fazendo, no ato da entrega e mediante recibo, depósito da quantia de € 25 (vinte e cinco euros).”
O pagamento deve ser efetuado:
Na reprografia da escola, ou por transferência bancária, para o IBAN: PT50 0035 2014 0000 4168 9308 5 (neste caso, é obrigatório indicar no descritivo da transferência a identificação completa do aluno).
O comprovativo de pagamento e o modelo devidamente preenchido e assinado devem ser enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: exames@esas.pt.
Solicita-se a melhor atenção para o cumprimento rigoroso destes procedimentos e dos respectivos prazos.
Reapreciação de exames e provas Informação aos Encarregados de Educação Informa-se que os procedimentos relativos à consulta e reapreciação de provas e exames do ensino secundário devem ser realizados em conformidade com o estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em …
ENTREGA URGENTE ATÉ 15 DE JULHO
HORÁRIO: MANHÃ – 09H30/12H30 >>> TARDE – 14H30/16H30
Cartão de Cidadão do aluno (fotocópia) ; Cartão de Utente da criança, NISS, Cartão de contribuinte (para os alunos que não possuem C.C.); 1 Fotografia tipo passe; Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do E.E./ pais (fotocópia); Boletim Individual …
CALENDÁRIO DA 2.ª FASE DOS EXAMES FINAIS NACIONAIS E DAS PROVAS DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO 2025
2025_2ªFASE SEC CALENDÁRIO PR NAC EQ FREQ_9º ANO 2ª FASE 2025
Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:
● Na transição para os 8º, 9º e 11º anos; e
● Na manutenção nos 7º, 10º e 12º anos, em caso de não transição.
Nestes casos, apenas terá de atualizar os dados pessoais, no INOVAR, se tiverem
sofrido alterações depois da última matrícula ou renovação
P.ex: morada, renovação do CC, Encarregado de Educação, etc.
Apenas é necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:
● Renovar matrícula, na transição para o 7º, 10º e 12ºanos
● Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja
necessária:
– A mudança de estabelecimento de educação ou ensino;
– A mudança de curso ou de percurso formativo;
– A escolha de disciplinas.
Documentos necessários:
● Documento de identificação do aluno e do Encarregado de Educação
● Fotografia, em formato digital, do aluno
● Número de Identificação Fiscal do aluno e do Encarregado de Educação
● Número de Identificação da Segurança Social do aluno e do Encarregado de
Educação
Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações: ● Na transição para os 8º, 9º e 11º anos; e ● Na manutenção nos 7º, 10º e 12º anos, em caso de não transição. Nestes casos, apenas terá de atualizar os …
Candidaturas até 30 de setembro. Critérios de admissão: – Aprovação em todas as disciplinas ou módulos; – Escalão 1 ou 2; – Média: – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4 …
Utilizem a aplicação “Consulta Alunos” disponível no topo desta página, que permite consultar as avaliações, habilitações, currículo, informações biográficas entre outras opções.
Vídeo com explicação de como funciona a aplicação.
Usem para o login o número de processo do aluno e para a senha(password) o seu BI/CC. (deverá mudar a sua password logo que possível)
Ou solicitem um login e password como Enc. de Educação ao Diretor de Turma do vosso(a) filho(a).
Depois de entrar têm de usar a opção Avaliações -> Avaliações de fim de Período
Podem também consultar as pautas afixadas nas respetivas escolas [Proibido tirar fotografias das pautas ao abrigo da deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Ato punível por lei. (https://goo.gl/S8yN2a)]
Estão já afixadas e disponíveis as classificações deste período das turmas (profissionais em breve) Alunos que alteraram a sua situação nos exames devido à classificação do 3° Período que tem 48 h para alterar a sua inscrição para o que …
24º SARAU ESAS é um momento de festa, celebração do desporto e da ginástica. Sobre o tema dos “Saltos pelo Mundo” os/as ginastas de Braga apresentam o seu trabalho num espetáculo com muita energia, movimento e emoção. Duração: 120 min. …
Findo o ano letivo, vimos solicitar aos Senhores Encarregados de Educação/Alunos e Docentes, dos grupos abaixo identificados, que devem proceder à entrega do kit Informático no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de acordo com as seguintes orientações:
– 4º Ano: de 30 de junho a 4 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30
– 9º Ano: de 7 a 11 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30
– 12º Ano/3º Ano Profissional: de 14 a 18 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30
– Saída do Agrupamento: logo que solicitem a transferência.
(ler o documento completo aqui >>> Devolução Kits – Escola Digital 2025 )
Findo o ano letivo, vimos solicitar aos Senhores Encarregados de Educação/Alunos e Docentes, dos grupos abaixo identificados, que devem proceder à entrega do kit Informático no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de acordo com as seguintes orientações: – 4º Ano: …