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Reapreciação de exames e provas – Informação aos Encarregados de Educação e alunos

Reapreciação de exames e provas

Informação aos Encarregados de Educação

Informa-se que os procedimentos relativos à consulta e reapreciação de provas e exames do ensino secundário devem ser realizados em conformidade com o estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em particular nos artigos 65.º, 66.º, 67.º e 68.º.

O requerimento de consulta da prova é elaborado em modelo próprio do JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos), dirigido ao diretor e entregue nos serviços de administração escolar da escola onde foram afixados os resultados ou enviados para o seguinte endereço de correio electrónico exames@esas.pt, até ao final do dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, cada requerimento diz apenas respeito a uma prova.

Após a consulta, o interessado pode apresentar requerimento (https://www.dge.mec.pt/modelos), para reapreciação da prova, o qual é entregue, devidamente assinado, nos serviços de administração escolar ou enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico exames@esas.pt, nos dois dias úteis seguintes à receção da cópia da prova, e fazendo, no ato da entrega e mediante recibo, depósito da quantia de € 25 (vinte e cinco euros).

Relativamente aos procedimentos de reapreciação das provas finais do ensino básico, os mesmos devem obedecer ao estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em particular nos artigos 23.º, 24.º, 25.º e 26.º.

“Nas provas finais do ensino básico não sujeitas ao processo de reapreciação automático pode haver lugar a reapreciação, mediante a apresentação de requerimento em modelo próprio do JNE (https://www.dge.mec.pt/modelos), o qual é entregue, devidamente assinado, nos serviços de administração escolar ou enviado para o seguinte endereço de correio eletrónico exames@esas.pt, nos dois dias úteis seguintes à afixação de pautas e fazendo, no ato da entrega e mediante recibo, depósito da quantia de € 25 (vinte e cinco euros).”

O pagamento deve ser efetuado:

Na reprografia da escola, ou por transferência bancária, para o IBAN: PT50 0035 2014 0000 4168 9308 5 (neste caso, é obrigatório indicar no descritivo da transferência a identificação completa do aluno).

  • 3€ – Pedido de consulta de prova
  • 25€ – Pedido de reapreciação de prova

O comprovativo de pagamento e o modelo devidamente preenchido e assinado devem ser enviados para o seguinte endereço de correio eletrónico: exames@esas.pt.

Solicita-se a melhor atenção para o cumprimento rigoroso destes procedimentos e dos respectivos prazos.

Reapreciação de exames e provas (PDF)

14 de Julho, 2025

Reapreciação de exames e provas Informação aos Encarregados de Educação Informa-se que os procedimentos relativos à consulta e reapreciação de provas e exames do ensino secundário devem ser realizados em conformidade com o estabelecido no Despacho Normativo n.º 2-A/2025, em …

Entrega de documentos necessários para matrícula no Pré-Escolar e no 1.º Ano do 1º Ciclo (Obrigatório)

  • Cartão de Cidadão do aluno (fotocópia) ;
  • Cartão de Utente da criança, NISS, Cartão de contribuinte (para os alunos que não possuem C.C.);
  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do E.E./ pais (fotocópia);
  • Boletim Individual de Saúde (Vacinas) (fotocópia);
  • Preenchimento dos boletins de recolha de dados, de auxílios económicos e ficha de inscrição nas atividades de enriquecimento curricular, a fornecer pela escola;
  • Documento da Segurança Social comprovativo de escalão do Abono de Família;
  • Caso os pais do aluno pretendam efetuar a delegação da função de encarregado de educação, deverão entregar:
  1. Documento assinado por ambos de delegação de poderes;
  2. Documento comprovativo de que o aluno reside efetivamente com o (a) encarregado de educação por delegação, mediante os últimos dados relativos à composição do agregado familiar, validados pela Autoridade Tributária

ENTREGA URGENTE ATÉ 15 DE JULHO

HORÁRIO:   MANHÃ – 09H30/12H30    >>>   TARDE – 14H30/16H30

 

2 de Julho, 2025

Cartão de Cidadão do aluno (fotocópia) ; Cartão de Utente da criança, NISS, Cartão de contribuinte (para os alunos que não possuem C.C.); 1 Fotografia tipo passe; Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do E.E./ pais (fotocópia); Boletim Individual …

MATRÍCULAS E RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS – informações

Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações:

● Na transição para os 8º, 9º e 11º anos; e
● Na manutenção nos 7º, 10º e 12º anos, em caso de não transição.
Nestes casos, apenas terá de atualizar os dados pessoais, no INOVAR, se tiverem
sofrido alterações depois da última matrícula ou renovação
P.ex: morada, renovação do CC, Encarregado de Educação, etc.

Apenas é necessário utilizar o Portal das Matrículas para o seguinte:

● Renovar matrícula, na transição para o 7º, 10º e 12ºanos
● Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja
necessária:
– A mudança de estabelecimento de educação ou ensino;
– A mudança de curso ou de percurso formativo;
– A escolha de disciplinas.

Documentos necessários:

● Documento de identificação do aluno e do Encarregado de Educação
● Fotografia, em formato digital, do aluno
● Número de Identificação Fiscal do aluno e do Encarregado de Educação
● Número de Identificação da Segurança Social do aluno e do Encarregado de
Educação

Matriculas documento em PDF

18 de Junho, 2025

Há renovação automática de matrícula nas seguintes situações: ● Na transição para os 8º, 9º e 11º anos; e ● Na manutenção nos 7º, 10º e 12º anos, em caso de não transição. Nestes casos, apenas terá de atualizar os …

Alerta-se os interessados, que tenham concluído o 9º, 10º e 11º anos, relativamente às Candidaturas à Bolsa de Mérito:**

Candidaturas até 30 de setembro.
Critérios de admissão:
– Aprovação em todas as disciplinas ou módulos;
– Escalão 1 ou 2;
– Média:
        – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4 valores, arredondada às unidades;
        – ofertas formativas com classificações de 0 a 20 – classificação igual ou superior a 14 valores, arredondada às unidades.
**Não aplicável a alunos que se encontrem a repetir o ano escolar.
Documentação obrigatória:
– Boletim de candidatura (impressos disponíveis na papelaria);
– Documento comprovativo do escalão de abono de família emitido pela Segurança Social ou outros Serviços da Administração Pública;
– IBAN da conta bancária do encarregado de educação devidamente assinado/rubricado.
Legislação aplicável:
– Decreto-Lei n.º 55/2009 de 2 de Março
– Despacho n.º 5296/2017 (alteração ao Despacho n.º 8452-A/2015)
18 de Junho, 2025

Candidaturas até 30 de setembro. Critérios de admissão: – Aprovação em todas as disciplinas ou módulos; – Escalão 1 ou 2; – Média:         – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4 …

Avaliações 3º Período 2024/2025

Estão já afixadas e disponíveis as classificações deste período das turmas
(profissionais em breve)
Alunos que alteraram a sua situação nos exames devido à classificação do 3° Período que tem 48 h para alterar a sua inscrição para o que se devem dirigir à escola!

Utilizem a aplicação “Consulta Alunos” disponível no topo desta página, que permite consultar as avaliações, habilitações, currículo, informações biográficas entre outras opções.

Vídeo com explicação de como funciona a aplicação.

Usem para o login o número de processo do aluno e para a senha(password) o seu BI/CC. (deverá mudar a sua password logo que possível)

Ou solicitem um login e password como Enc. de Educação ao Diretor de Turma do vosso(a) filho(a).

Depois de entrar têm de usar a opção Avaliações -> Avaliações de fim de Período

Podem também consultar as pautas afixadas nas respetivas escolas [Proibido tirar fotografias das pautas ao abrigo da deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Ato punível por lei. (https://goo.gl/S8yN2a)]

12 de Junho, 2025

Estão já afixadas e disponíveis as classificações deste período das turmas (profissionais em breve) Alunos que alteraram a sua situação nos exames devido à classificação do 3° Período que tem 48 h para alterar a sua inscrição para o que …

24º SARAU ESAS – DESPORTO

24º SARAU ESAS é um momento de festa, celebração do desporto e da ginástica. Sobre o tema dos “Saltos pelo Mundo” os/as ginastas de Braga apresentam o seu trabalho num espetáculo com muita energia, movimento e emoção.
Duração: 120 min. s/ intervalo
Classificação: Para todos
CLUBE ARTIGYM
6 de Junho, 2025

24º SARAU ESAS é um momento de festa, celebração do desporto e da ginástica. Sobre o tema dos “Saltos pelo Mundo” os/as ginastas de Braga apresentam o seu trabalho num espetáculo com muita energia, movimento e emoção. Duração: 120 min. …

Devolução do Kit Informático – Programa Escola Digital 2025

Findo o ano letivo, vimos solicitar aos Senhores Encarregados de Educação/Alunos e Docentes, dos grupos abaixo identificados, que devem proceder à entrega do kit Informático no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de acordo com as seguintes orientações:

– 4º Ano: de 30 de junho a 4 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30

– 9º Ano: de 7 a 11 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30

 – 12º Ano/3º Ano Profissional: de 14 a 18 de julho das 9h30-12h30 e das 14h30-16h30

– Saída do Agrupamento: logo que solicitem a transferência.

(ler o documento completo aqui >>> Devolução Kits – Escola Digital 2025 )

6 de Junho, 2025

Findo o ano letivo, vimos solicitar aos Senhores Encarregados de Educação/Alunos e Docentes, dos grupos abaixo identificados, que devem proceder à entrega do kit Informático no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, de acordo com as seguintes orientações: – 4º Ano: …

Exames do Ensino Recorrente em regime não presencial – época de junho 2025

“● Os exames do ensino recorrente – regime não presencial decorrerão, presencialmente, entre os dias 16 e 25 de junho de 2025, na Escola Secundária de Alberto Sampaio.

● Os alunos devem comparecer na Escola às 19:15h, na sala E.2.7.

● Nas disciplinas onde é obrigatória a prova oral (disciplinas de Línguas), os alunos serão informados do dia e hora da sua realização no dia da prova escrita, ou, posteriormente, pela Secretaria ou professor(a).

● Outras informações relevantes, se necessárias, serão comunicadas na Página da Escola.”
#Exames

6 de Junho, 2025

“● Os exames do ensino recorrente – regime não presencial decorrerão, presencialmente, entre os dias 16 e 25 de junho de 2025, na Escola Secundária de Alberto Sampaio. ● Os alunos devem comparecer na Escola às 19:15h, na sala E.2.7. …

📚 Devolução dos Manuais Escolares – 2024/2025

A devolução dos manuais escolares reutilizáveis decorrerá entre 16 e 30 de junho, conforme com o calendário afixado na escola (e aqui em imagem).

📍 Local: Bloco B – Escola Secundária Alberto Sampaio
🕘 Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Os manuais devem ser entregues em bom estado.
📕 Os manuais de disciplinas com exame podem ser devolvidos até 3 dias úteis após o exame.

📌 Notas importantes:
Alunos do 9.º ano com provas finais podem entregar até 18 de julho.

Alunos do Ensino Secundário (11.º ao 12.º ano) devolvem entre 3 e 11 de julho, conforme o ano e a situação de exame.

Alunos dos Cursos Profissionais (1.º, 2.º e 3.º anos) devem entregar os manuais de 14 a 17 de julho.

ℹ️ A não entrega dos manuais impede a emissão de vouchers para o próximo ano letivo.
🌱 Vamos continuar a apostar na reutilização e sustentabilidade!
*Verificar nos detalhes caso a caso

#AESAS #ManuaisEscolares #Devolução2025 #Reutilização #EscolaVerde

Devolução de Manuais escolares 24-25

3 de Junho, 2025

A devolução dos manuais escolares reutilizáveis decorrerá entre 16 e 30 de junho, conforme com o calendário afixado na escola (e aqui em imagem). 📍 Local: Bloco B – Escola Secundária Alberto Sampaio 🕘 Horário: 9h às 12h e 14h …

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS