Preaload Image
Showing 121-132 of 1596 results

Workshop de observação solar

Com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo decorrerá no dia 27 de setembro a Noite Europeia dos Investigadores no Fórum de Braga.
O Clube de Astronomia da ESAS irá divulgar o projeto de Observação Astronómica do Sol. Entre outras atividades haverá um workshop no qual os participantes podem meter as mãos na massa e fazer as suas próprias imagens. O workshop que se inicia às 16:30h no parque do Fórum é de inscrição obrigatória através de um formulário e tem um limite de 20 participantes.

Link do formulário de inscrição: https://forms.gle/SgVyMAgcSu3bdCsVA

#AstroAESAS

23 de Setembro, 2024

Com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para a relevância da investigação e inovação na Europa com vista a um futuro mais sustentável e inclusivo decorrerá no dia 27 de setembro a Noite Europeia dos Investigadores no Fórum de …

Inscrições abertas – Oficina de Programação e Robótica 24/25

Oficina de Programação e Robótica 24/25

A inscrição deve ser feita através do vosso email institucional a99999@esas.pt , ou seja, têm de abrir o VOSSO email de alunos e só depois responder a este formulário garantindo que a conta que aparece no canto superior direito é a vossa conta de email escolar!)

Inscrições Limitadas até 30 de setembro, a inscrição será confirmada, via e-mail, antes de poderem frequentar!

A oficina vai funcionar na escola SEDE (Secundária de Alberto Sampaio), às quartas-feiras, num bloco de 90 min (das 15h às 16h30) – Sala C3.3

>>>Link de inscrição para a Oficina de Programação e Robótica<<<

23 de Setembro, 2024

Oficina de Programação e Robótica 24/25 A inscrição deve ser feita através do vosso email institucional a99999@esas.pt , ou seja, têm de abrir o VOSSO email de alunos e só depois responder a este formulário garantindo que a conta que aparece …

Inscrições para o clube de Xadrez

O clube funciona inicialmente uma vez por semana, em horários a definir de acordo com os horários dos alunos interessados, previsão mínima de 25 sessões nas quais os alunos têm de estar presentes durante 60 minutos em treinos de xadrez, registando a sua presença no dia.

Vamos ter uma primeira sessão já esta 4ªfeira de tarde aparece para conhecer esta modalidade do Desporto Escolar da tua escola!

A inscrição e frequência são livres, porém obedecem aos seguintes critérios:

>>Têm de usar o vosso email institucional a99999@esas.pt para se inscreverem (ou seja têm de abrir o VOSSO email de alunos e só depois responder a este formulário garantindo que a conta que aparece no canto superior direito é a vossa conta de email escolar!)>>
O clube funciona inicialmente uma vez por semana, em horários a definir de acordo com os horários dos alunos interessados, previsão mínima de 25 sessões nas quais os alunos têm de estar presentes durante 60 minutos em treinos de xadrez, registando a sua presença no dia.
A inscrição e frequência são livres, porém obedecem aos seguintes critérios:
Inscrição online na página do AESAS;
A frequência é permitida aos alunos do 5º ao 12º ano da comunidade Escolar;
Em cada sessão existe registo de presenças;
Alunos pouco assíduos ou com comportamentos inadequados serão convidados a sair do clube e impedidos de se reinscrever novamente;
Os coordenadores do clube informarão os diretores de turma sobre a assiduidade dos alunos;
Alunos que no final do 1º período tenham aproveitamento negativo a alguma disciplina do seu currículo terão de recuperar até final de 2º período, sob pena de não poderem participar nos eventos do clube.
Os alunos serão convidados a participar em eventos de xadrez inter-escolares fora do horário normal do clube.
Os alunos que integrarem o clube têm de assistir a um mínimo de 2/3 das sessões, e participar em em pelo menos 2 eventos de xadrez a disputar inter-escolas a partir do 2º período;

>>>Inscrição online na página do AESAS<<<<

23 de Setembro, 2024

O clube funciona inicialmente uma vez por semana, em horários a definir de acordo com os horários dos alunos interessados, previsão mínima de 25 sessões nas quais os alunos têm de estar presentes durante 60 minutos em treinos de xadrez, …

Seguro Escolar – Regras e Portaria regulamentar – Portaria n.º 413/99

O Seguro Escolar constitui um sistema de proteção destinado a garantir a cobertura financeira da assistência, em caso de acidente escolar, complementarmente aos apoios assegurados pelo Sistema, Subsistema ou Seguros de Saúde de que sejam beneficiários.
Encontrando-se regulamentado pela Portaria n.º 413/99, o Seguro Escolar abrange todas as situações mencionadas no artigo 2.º da referida Portaria.

É considerado Acidente Escolar o acidente que:
 Ocorra no local e tempo de atividade escolar que provoque ao aluno lesão, doença ou morte;
 Resulte de atividade desenvolvida com o consentimento ou sob a responsabilidade dos órgãos de gestão do estabelecimento de educação ou ensino;
 Ocorra no percurso habitual entre a residência e o estabelecimento de educação ou ensino, ou vice-versa (acidente em trajeto).

Ler mais aqui >>>Orientações Acidente Escolar

Portaria n. 413-99

 

20 de Setembro, 2024

O Seguro Escolar constitui um sistema de proteção destinado a garantir a cobertura financeira da assistência, em caso de acidente escolar, complementarmente aos apoios assegurados pelo Sistema, Subsistema ou Seguros de Saúde de que sejam beneficiários. Encontrando-se regulamentado pela Portaria …

Candidaturas BOLSA DE MÉRITO

Relembra-se os interessados, que tenham concluído o 9º, 10º e 11º anos, relativamente às Candidaturas à Bolsa de Mérito:**

Candidaturas até 30 de setembro.
Critérios de admissão:
– Aprovação em todas as disciplinas ou módulos;
– Escalão 1 ou 2;
– Média:
        – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4 valores, arredondada às unidades;
        – ofertas formativas com classificações de 0 a 20 – classificação igual ou superior a 14 valores, arredondada às unidades.
**Não aplicável a alunos que se encontrem a repetir o ano escolar.
Documentação obrigatória:
– Boletim de candidatura (impressos disponíveis na papelaria);
– Documento comprovativo do escalão de abono de família emitido pela Segurança Social ou outros Serviços da Administração Pública;
– IBAN da conta bancária do encarregado de educação devidamente assinado/rubricado.
Legislação aplicável:
– Decreto-Lei n.º 55/2009 de 2 de Março
– Despacho n.º 5296/2017 (alteração ao Despacho n.º 8452-A/2015)
20 de Setembro, 2024

Relembra-se os interessados, que tenham concluído o 9º, 10º e 11º anos, relativamente às Candidaturas à Bolsa de Mérito:** Candidaturas até 30 de setembro. Critérios de admissão: – Aprovação em todas as disciplinas ou módulos; – Escalão 1 ou 2; – Média: …

Avisos 11 a 13 – contratação de escola (540,550)

AVISO N.º 11 | 2024-2025
Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 530 – Secretariado
Horário

Lista Ordenada do 540

AVISO N.º 12 | 2024-2025
Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 540 – Eletrónica
Horário

AVISO N.º 13 | 2024-2025
Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 550 – Informática
Horário
O CE referente ao Aviso 13 – horário 32, foi anulado por distribuição das horas por professores do quadro do Agrupamento

17 de Setembro, 2024

AVISO N.º 11 | 2024-2025 Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 530 – Secretariado Horário Lista Ordenada do 540 AVISO N.º 12 | 2024-2025 Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 540 – Eletrónica Horário AVISO N.º 13 | …

Aviso n.º9 e n.º10 Contratação Técnicos Especializados

16 de Setembro, 2024

Aviso Nº 9-Lista ordenada Final de Candidatos à Contratação Técnicos Especializados para o Curso Profissional Técnico de Intérprete /Ator/ Atriz e candidatos excluídos. Aviso Nº 10-Lista ordenada Final de Candidatos à Contratação Técnicos Especializados para o Curso Profissional Técnico de …

Horários e informações disponíveis para 2024-2025 no Inovar Consulta

Já podem consultar Horários* e atualizar os vossos dados de contacto no programa Inovar Consulta

Para entrarem tem de usar como login o vosso numero de processo e o vosso documento de identificação (CC/BI)

Podem consultar:

Manual para acesso ao programa “Consulta Alunos” pelos Alunos, Pais/Encarregados de Educação

Inovar Consulta – Atualização de Dados

* Horários ainda em alterações/correções pontuais 

9 de Setembro, 2024

Já podem consultar Horários* e atualizar os vossos dados de contacto no programa Inovar Consulta Para entrarem tem de usar como login o vosso numero de processo e o vosso documento de identificação (CC/BI) Podem consultar: Manual para acesso ao …

Avisos 01 a 04- contratação de escola (540,290,Técnicos)

Aviso 01 – Grupo 540 (anulado)
Horário

Aviso 02 – Grupo 290
Horário

Aviso 03 – Turismo 6h – Informação e Animação Turística (TIAT)
Horário

Aviso 04 – Teatro 9h – Contratação de Técnicos Especializados para o Curso Profissional Intérprete Ator Atriz (Movimento)
Horário

4 de Setembro, 2024

Aviso 01 – Grupo 540 (anulado) Horário Aviso 02 – Grupo 290 Horário Aviso 03 – Turismo 6h – Informação e Animação Turística (TIAT) Horário Aviso 04 – Teatro 9h – Contratação de Técnicos Especializados para o Curso Profissional Intérprete …

Levantamento de Manuais Escolares Usados – Ano letivo – 2024/2025

Se do voucher constarem manuais para serem levantados na escola (usados), os mesmos só poderão ser levantados a partir do dia 1 de setembro e de acordo com o seguinte calendário:

Data 02/09 03/09 04/09 05/09 06/09 09/09 10/09 11/09 12/09
Ano Cursos Profissionais (todos os anos) 10º* 11º* 12*

*Cursos Científico-Humanísticos

 

Local – Escola Secundária Alberto Sampaio   (Bloco B)

 

Horário de funcionamento da escola Secundária de Alberto Sampaio:

das 9H às 12H e das 14H às 17H

22 de Agosto, 2024

Se do voucher constarem manuais para serem levantados na escola (usados), os mesmos só poderão ser levantados a partir do dia 1 de setembro e de acordo com o seguinte calendário: Data 02/09 03/09 04/09 05/09 06/09 09/09 10/09 11/09 12/09 Ano 5º …

  • ×

    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

  • ×

    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

  • ×


    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

  • ×


    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
  • ×

    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

  • ×

    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

  • ×

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

  • ×

    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

  • ×

    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

  • ×

     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

  • ×


    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

  • ×

    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

  • ×

    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

  • ×

    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

  • ×

    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

  • ×

    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

  • ×

    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

  • ×

    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

  • ×

     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

  • ×

    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS