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Associação de Pais da EB N.º1 de Nogueira com JI de Nogueira e JI de Monte

Missão

Constituir uma voz institucional participativa, legalmente organizada, no âmbito do processo educativo dos nossos filhos/educandos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Garantir a defesa e a promoção dos interesses dos nossos associados no que respeita a educação e o ensino dos respetivos filhos e educandos, quer estes sejam alunos da Educação Pré-escolar (JI de Nogueira e JI de Monte), quer do 1.º ciclo do Ensino Básico (EB N. º1 de Nogueira).

 

Objetivos Específicos:

Desenvolver ações em conjunto com professores e direções das escolas, de forma a promover a formação dos pais, das crianças e dos jovens;

Promover atividades de apoio à família e a sua participação na vida escolar dos educandos;

Colaborar com todos os intervenientes no processo educativo, de forma a aumentar as possibilidades de sucesso escolar dos alunos, devendo essa colaboração ser recíproca.

 

Estatutos

Os Estatutos da Associação de Pais da EB N. º1 de Nogueira com JI de Nogueira e JI de Monte (APN1M) podem ser consultados AQUI.

 

Constituição | Corpos Gerentes

Mandato 2020 – 2022

Órgão

Cargo

Nome

Mesa da Assembleia Geral

Presidente

Ivone Pereira

1.º Secretário

Vânia Ferreira

2.º Secretário

 

Direção

Presidente

Carlos Araújo

Tesoureira

Cláudia Rodrigues

Secretária

Isabel Cunha

1.ª Vogal

Olívia Gomes

2.ª Vogal

Vânia Gonçalves

Conselho Fiscal

Presidente

Teresa Roriz

Membro

Ana Filipa Meireles

Atividades

As atividades promovidas podem ser acompanhadas através da nossa Página de Facebook

 Tipo de Atividades:

  1. Ações de informação e divulgação diversas
  1. Comemoração de datas festivas/temáticas:
  • Abertura do Ano Letivo
  • Halloween
  • Martinho
  • Natal
  • Carnaval
  • Páscoa
  • Dia da Criança
  • Dia do Pai/Mãe
  1. Criação de dinâmicas interativas promotoras da educação para os afetos e da parentalidade positiva
  2. Dinamização da nossa oficina de ideias alegres e recicláveis
  3. Ações de promoção do sentido de pertença e identidade coletiva
  4. Promoção e participação em campanhas informativas, de sensibilização e de solidariedade (Caminhada Solidária Outubro Rosa, Campanhas Solidárias do Agrupamento)
  5. Outros projetos/Candidaturas.

No Ano letivo 2020/2021 foi realizada a Candidatura e Obtenção do Selo Escola Amiga da Criança com o projeto Livro “Dentro da Casca da Noz”, desafio lançado pela Associação de Pais aos JI e EB1, sobre a vivência da pandemia e confinamento de toda a Comunidade Educativa. A edição e impressão contou com cerca de 340 exemplares.

Para Consulta:

Panfleto Atividades 2020/2021

Plano de Atividades 2021/2022

Hino da APN1M

Registos Fotográficos:

  • Livro Dentro da Casca da Noz
  • Caminhada Solidária “Outubro Rosa 2021”
  • Halloween
  • Campanha Solidária JI
  • Páscoa 2021
  • Remodelação Recreio JI de Monte

Cerimónia | Selo Escola Amiga da Criança

Cerimónia para atribuição do Selo Escola Amiga da Criança ao projeto Livro “Dentro da Casca da Noz“.

DÁDIVA DE SANGUE

APEE EB1 de Nogueira | 15 de fevereiro

Dando cumprimento ao nosso plano de atividades no âmbito da educação para os afetos saudáveis e a fim de celebrar aquele que já é conhecido como o mês dos afetos, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da EB1/JI de Nogueira e JI do Monte está a organizar uma Campanha de Dádiva de Sangue, em articulação com o Instituto Português do Sangue e Transplantação e com o apoio logístico da Junta de Freguesia de Nogueira. 

Esta recolha terá lugar no dia 15 de fevereiro, entre as 14h30 e as 19h00, no Salão da Junta de Freguesia, conforme indica o cartaz de divulgação que se anexa.

Como tem sido divulgado, atualmente, as reservas de sangue estão muito baixas, precisamos do contributo efetivo de cada um de vocês, sejam dadores habituais ou novos dadores! Dar sangue é salvar vidas e não há maior gesto de afeto do que dar vida ao nosso próximo. 

Agradecemos a vossa divulgação, junto dos docentes, assistentes operacionais e encarregados de educação.

Esclarecendo desde já algumas dúvidas relativas às condições necessárias para a dádiva de sangue:

  •  
  • Ter entre 18 e 65 anos
  • Mais de 50 kg e ser saudável
  • Para quem teve Covid-19, pode efetuar dádiva 14 dias depois da alta
  • Não é necessário aguardar após tima da vacina de reforço, desde que se sintam bem

Participem e  tragam um amigo! Contamos convosco! 

“Doe o que tem de maior valor! Doe Sangue, doe Amor!”

Associação de Pais e EE da EB1 E JI de Nogueira e JI de Monte.

 

Protocolos | Parcerias

Centro Terapêutico & Educacional de Braga (CTEB)

Centro Clínico adca (adca)

Terapia da Fala, Terapia Ocupacional e Psicologia (descontos para sócios)

Educlick, Eventos Educativos, Lda.

Atividades Extracurriculares para os Jardins de Infância (Facebook)

 

Links com Informação Útil

Contactos

Email – apee.eb1nogueira@gmail.com

Email Institucional – apn1m@esas.pt  

Rede Social: Facebook 

 

Inscrições

Para proceder a Inscrições/Renovações, pode fazê-lo através do preenchimento do Formulário Online.

Mais se informa que a Quota anual é de 10€ (dez euros), através do IBAN: PT50 0035 0668 00020645 630 35. Posteriormente deve enviar o comprovativo para: apee.eb1nogueira@gmail.com ou apn1m@esas.pt

 

 

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS