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História do Agrupamento

O AESAS (Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio) resulta da agregação, em abril de 2013, da Escola Secundária de Alberto Sampaio com o extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, constituído em 2001.

Possui unidades na freguesia de Esporões e nas uniões de freguesias de Lomar e Arcos, Nogueira, Fraião e Lamaçães, São José de São Lázaro e São João do Souto e Morreira e Trandeiras, num raio de aproximadamente cinco quilómetros.

Freguesias do Concelho de BRAGA (após a reorganização administrativa de 2013)

É constituído por onze unidades orgânicas: três jardins de infância, duas escolas básicas do 1.º ciclo, quatro escolas básicas do 1.º ciclo com jardim de infância, uma escola básica do 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico.

Cerca de dois terços dos seus alunos encontram-se na E.B. 2,3 de Nogueira, criada em 1994, e na Escola Secundária de Alberto Sampaio, a escola sede, que deu o nome atual ao agrupamento.

Considera-se que as origens da Escola Secundária de Alberto Sampaio remontam ao decreto régio de 11 de Dezembro de 1884, que dotou Braga com o ensino técnico, a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras, e cujo diretor foi o cirurgião Bernardino Alves Passos.

Mais tarde esta escola passou a denominar-se Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, já no século XX, o Curso Elementar de Comércio.

Instalada na Rua do Castelo desde 1936, através do decreto-lei 457/71 de 28 de outubro adotou a denominação de Escola Técnica de Alberto Sampaio. Assim, o ensino técnico secundário passou a ser ministrado por duas escolas, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante e a comercial na Escola Técnica Alberto Sampaio.

Foi através da portaria nº 608/79 de 22 de novembro que a escola passou a designar-se de Escola Secundária de Alberto Sampaio, sendo  escola de referência na área da informática, em que foi pioneira em vários projetos.

Em 1980, as suas instalações são transferidas para a Quinta de Santo Adrião.

No ano letivo de 2009/2010 é alvo do processo de requalificação física e funcional, no quadro do Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, que a dota das suas atuais estruturas.

O extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, que incorporava as unidades do ensino pré-escolar e básico do atual agrupamento, ao qual a escola sede se agregou, foi homologado por despacho da então Diretora Regional de Educação, datado de 6 de junho de 2001.

A árvore, símbolo já presente em ambas as representações das organizações agregadas, prevalece como elemento central na nova entidade, dada a transversalidade, em todo o agrupamento, de uma envolvência natural e verde.

 

Patrono do Agrupamento

Alberto Sampaio

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, aquando da agregação, recebe o nome do patrono da Escola Secundária. Este patrono é assumido pela nova comunidade, sem hesitação, sendo, inclusive, a sua data de nascimento, 15 de novembro, definida, consensualmente, como o  Dia do Agrupamento.

Sobre o patrono do AESAS deve dizer-se que foi figura grada da região, homem de superior cultura, um dos vultos eminentes da geração de 70 e, por isso, com projeção nacional, sobretudo nos campos da História e da Etnografia.

Alberto Sampaio nasceu em Guimarães, em novembro de 1841.  Seguindo a tradição familiar, cursou Direito em Coimbra, onde fez parte de um movimento intelectual que ficou conhecido por «escola coimbrã», que integrou nomes como o de Antero de Quental, Teófilo Braga, Eça de Queirós, Guerra Junqueiro, entre outros.

De regresso a casa, dedicou-se essencialmente aos trabalhos agrícolas e à pesquisa histórica, tendo recusado o convite para ser deputado, por razões de temperamento e enraizamento à terra e à região onde nasceu. Viria a desempenhar, no entanto, o cargo de Procurador da Junta Geral do Distrito de Braga, em representação do Concelho de Guimarães.

Nesta cidade conheceu e conviveu com Martins Sarmento, cujos trabalhos de arqueólogo nas escavações na Citânia de Briteiros e Sabroso acompanhou de perto, e que serviriam para aprofundar o conhecimento da História da ocupação humana no noroeste português.

Foi com base nestes estudos que publicou o seu primeiro livro «A Propriedade e Cultura do Minho», que parece tê-lo colocado no primeiro plano dos economistas rurais, valendo-lhe o convite de Oliveira Martins para colaborar no seu Projeto-Lei do Fomento Rural. Outros títulos publicados, no âmbito dos estudos histórico-etnográficos, foram «As Vilas do Norte de Portugal» (considerado o seu estudo mais notável), «O Norte Marítimo» e «As Póvoas Marítimas».

No final do ano de 1908, uma doença de algumas semanas punha termo à existência daquele que foi um dos grandes vultos da cultura portuguesa do século XIX.

Alguns dos pensamentos do nosso ilustre patrono acompanham as paredes do nosso edifício sede e consagram um rosto muito especial ao agrupamento que somos.

Com Alberto Sampaio aprendemos que «nunca se perde tempo com aquilo que amamos» e que «fazer pensar é tudo; e a agitação a única alavanca que pode deslocar esse mundo: pois que agitar quer dizer – instruir, ensinar, convencer e acordar».

Sobre Alberto Sampaio

175 Anos de Alberto SampaioMuseu Alberto Sampaio 

Museu de Alberto Sampaio

Museu de Alberto Sampaio – Casa da Câmara

Museu de Alberto Sampaio – Património Cultural

175 Anos de Alberto Sampaio

 

 

 

Álvaro Carneiro

Álvaro Augusto da Cruz Carneiro dá nome ao Auditório Principal da nossa escola.

Destacado musicólogo, violinista e compositor, nasceu em Braga, em 1909, no seio de uma família ligada à literatura.

Contudo, a sua vida foi integralmente dedicada à música. Estudou no Conservatório de Música do Porto e, enquanto compositor escreveu valsas, tangos, serenatas, canções e outras peças musicais, realizando ainda arranjos de obras de outros autores. Enquanto musicógrafo assinou diversas publicações, em particular sobre músicos bracarenses. Colaborou nos jornais bracarenses “Correio do Minho” e “Diário do Minho” e nas revistas lisboetas “Gazeta Musical” e “Arte Musical”.

 

Manuel Monteiro

Manuel Joaquim Rodrigues Monteiro dá nome à Biblioteca da Escola sede do nosso agrupamento, Escola Secundária Alberto Sampaio (ESAS).

Nasceu em Braga em 1879, onde viria a falecer em 1952.

A sua vida e a sua obra são testemunho de uma constante dedicação aos ideais republicanos, à democracia, à justiça e à liberdade.

Notável jurista, desempenhou os cargos de juiz do Supremo Tribunal Administrativo e de presidente do Tribunal Internacional de Alexandria, no Egipto.

Considerável foi também o seu desempenho político ao longo de décadas. Após a proclamação da República, foi nomeado Governador Civil de Braga, Ministro da Justiça, Ministro do Fomento e, por duas vezes, Presidente da Câmara dos Deputados. Foi apoiante do Movimento de Unidade Democrática (MUD), organização que lutou contra a ditadura salazarista.

Apaixonado pela arte e pela investigação etnoarqueológica, proferiu várias conferências, regeu um curso de história da arte e colaborou em diversos jornais e revistas do país.

Fundou e presidiu ao Rotary Club de Braga.

 

Sebastião Alba

Sebastião Alba, pseudónimo de Dinis Albano Carneiro Gonçalves, dá nome ao Auditório Artístico da nossa escola.

Nasceu em Braga em 1940, onde viria a falecer em 2000.

Depois de ter vivido a sua primeira infância em Torre de Dona Chama, partiu com a família para Moçambique, tendo aí vivido entre 1950 e 1984, onde casou e teve duas filhas.

Após uma breve passagem por Lisboa, onde fez amizade com grandes poetas, fixa-se em Braga, vivendo como andarilho, dormindo ao relento e calcorreando a pé vilas e cidades.

É uma das maiores figuras da poesia portuguesa da segunda metade do século XX. Deixa-nos uma obra poética de superior qualidade, com vários livros publicados, além dos bilhetes que escrevia em jeito de registo diarístico que, no seu conjunto, constituem um poderoso testemunho humano e filosófico, a sua visão do homem, da vida e do mundo.

 

Gracinda Castanheira

Gracinda Maria Sousa Silva Freitas Castanheira dá nome à biblioteca escolar da nossa escola básica do 2.º e 3.º ciclos.

Natural do concelho de Santo Tirso, exerceu a docência na EB 2,3 de Nogueira desde o seu arranque, em 1995, até à  aposentação, em 2013.

Nas várias escolas por onde passou, exerceu, com muito empenho, diversos cargos da profissão docente.

Foi diretora e formadora do Centro de Formação de Professores de Amares e Terras de Bouro e membro da direção da Casa do Professor de Braga, instituição onde também foi formadora.

Também na EB 2,3 de Nogueira e mais tarde no Agrupamento de Escolas de Nogueira, se envolveu com dedicação e entusiasmo nas suas funções de docente, sobressaindo a sua ação no exercício dos cargos de presidente do Conselho Geral e de coordenadora das bibliotecas escolares.

Em 1998, com a sua persistência e força persuasiva conseguiu que a biblioteca da EB 2,3 fosse a primeira no concelho de Braga a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), apesar dos constrangimentos regulamentares impostos ao concelho. 

Desenvolveu todo um trabalho agregador de vontades, que levou a nossa biblioteca a um elevado nível de reconhecimento público.

No dia 24 de outubro de 2016, Dia das Bibliotecas Escolares, a Comunidade Escolar prestou-lhe homenagem, atribuindo o seu nome à biblioteca da EB 2,3 de Nogueira.

 

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

    No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem
    seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma
    explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas
    Alberto Sampaio.

    Docentes Responsáveis:
    Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia
    Rodrigues</em >

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao
    projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito
    do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de
      transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque
      no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais
      inclusivas, coesas e justas;

    Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de
    Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque;
    Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

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    O
    Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores
    desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o
    DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos
    diferentes domínios da organização escolar no âmbito das
    tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e
    Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento
    Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas
    etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da
      informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão
      sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para
      o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o
      plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e
      consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá
    considerar que a capacitação dos docentes e de outros
    profissionais de educação terá um papel determinante no
    alicerçar da integração transversal das tecnologias de
    informação e comunicação. Com esta integração pretende-se
    potenciar os processos de inovação através do digital, nas
    escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa
    sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e
    planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de
    monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que
    pretende enriquecer as experiências de educação, propondo
    metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes
    Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma
    continuada, através de planos sequenciados, com formação
    docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações
    educativas e realização de eventos no âmbito da Educação
    Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e
    recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o
    PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais
    que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA,
    http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a
    nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do
    Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe,
    entre outros eixos de ação, a ideia maior de
    indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o
    mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de
    Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma
    riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa
    cidade

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto
    Sampaio (AESAS) aderiu ao
    Plano Nacional de Cinema com a missão de
    promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a
    valorização do cinema enquanto arte.

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da
    utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente
    registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade
    do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented
    GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria
    com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática,
    Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade
    Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
    Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e
    eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades
    dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico
    desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no
    aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente
    gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver
    uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o
    desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica
    inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas
    aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso
    gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de
    competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do
    sucesso de todos.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio
    entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas
    Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de
    Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o
    aumento e melhoria das qualificações da população adulta do
    concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é
    a realização de sessões de orientação escolar e profissional,
    bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento,
    Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico
    e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos
    candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida,
    valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo
    da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em
    1996, pelos Ministérios da Educação e da
    Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em
    escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando
    aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso,
    uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e
    digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira
    passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em
    1998 e a
    Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio
    em 1999.
    https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html</a >

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    A Oficina de Latim segue a orientação do
    Cambridge Latin Course, uma metodologia
    desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método
    inovador, mediante o qual os alunos aprendem
    Latim como uma língua moderna e, caso o
    desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da
    realização de um exame realizado por esta prestigiada
    instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a
    equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS