Preaload Image

Comemoração dos 50 Anos da
Escola Secundária Alberto Sampaio
19.jan. 2022 a 15.nov 2022

Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS
19 de janeiro de 2022

Cartaz do Programa de Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS

PROGRAMA

16.30 | Cerimónia de Abertura

              Plantar uma Árvore

              25 anos a Crescer com as Árvores

17.00 | Momento Musical – Saxofone

           José Fernando Sá Machado 12.ºN

17.10 | Tertúlia: Pelos Caminhos da Memória

            Moderação Dra. Helena Leite

18.15 | Momento Musical

            Maria Sousa 12.ºC

18.20 | Apresentação da nova imagem do Agrupamento

18.30 | Momento de Dança Desportiva

            Sílvia Martins e João Bruno 11.ºB

Capatção de Vídeo
Alunosdo 3.º Ano do Curso Profissional
Técnico de Multimédia

Comunicação Social

Notícia Correio do Minho de 20 de janeiro de 2022

Reportagem Antena Minho ao Diretor João Andrade

Memórias

Old Wine in New Bottles

(Vinho Velho em Garrafas Novas)

(istud est)

«E.S.A.S. – 50 Anos»

 Proposição”: Esclareço desde já o uso da expressão inglesa apenas com base no sentido que a li (aquando do meu estágio pedagógico em 1979/80) em uma qualquer “Revista do Professor”. Comentava-se um novo método de aprendizagem da Língua Inglesa. Era mais um. Uma cabeça, talvez tida por iluminada, “inventou uma nova garrafa”, leia-se “método” para “engarrafar o velho vinho”, leia-se a língua em causa.

Escrevendo «Espalharei [a “e.s.a.s.”] por toda a parte // Se a tanto me ajudar engenho e arte».

Invocação”: «E vós,  [“e.s.a.s.”] minha…//  Dai-me um som alto e sublimado // E Sempre em meu humilde escrevinhado, // Vos espalhe e vos cante no Universo:  

A «e. s .a. s.» tinha (e ainda hoje mantém) o seu quê de “mítico”. Tanto, que andei dois/três anos para entrar na escola “nova”. Quando me decidi, ajudado pela minha consorte, tive, não a sorte mas a Felicidade de lá encontrar a «e. s .a. s.» de sempre, humanamente falando.

Respigo de um texto escrito por 2005: «A “minha” escola é, ou melhor, era a “antiga” Alberto Sampaio. (…) A primeira coisa que li no DM de hoje, 6 de Outubro [de 2005] foi a notícia da inauguração da “nossa” nova ESAS. [Mas] é com muito prazer e com uma pontinha de orgulho que considero ter ajudado a construir intelectualmente a “velha” ESAS, afinal os alicerces sobre os quais assenta esta nova Escola Secundária Alberto Sampaio surgida das obras de requalificação. 

«É bom visitar o passado; mas sem lá ficar», terá uma vez dito o conhecido Júlio Isidro (não garanto palavras “sic”)..

Narração”: Nesta escola por fim descansaram // As inquietudes por que tanto lutei, // Meus ventos nómadas terminaram // De minha nau as “velas apaguei”.

Pois bem, pego na ponta inicial da meada para reviver o meu passado na ESAS. Foi o ano lectivo de 1985/86 que acolheu o “meu baptismo” na «e. s. a. s.». Voltava a “vestir-me” de caloiro” em uma nova escola. Nesta, o dia 6 de Janeiro era “O Dia da Escola”; e a praxe mandava não haver aulas nessa data. Ora, o dito Dia calhou a uma segunda-feira. A minha primeira aula era logo às oito e trinta da “madrugada”, com a turma do 7º C, todos igualmente “caloiros”

Logo no início, “não estive com meias-medidas”; da minha secretária (uma mesa igual às deles) disse-lhes: “Se há-de vir alguém daqui a pouco dizer-nos para sairmos, então vamo-nos já!” A funcionária, do seu lugar, olhou-nos espantada mas nada disse. Foi na “velha” escola, bloco 1, rés-do-chão, sala 2. Não estou enganado! Fui agora mesmo verificar no horário.

 Esse primeiro ano (o de 1985/6) foi ao abrigo da então “preferência conjugal”. Logo no ano seguinte “cativei” lugar como efectivo. De lá saí apenas para me aposentar.  

Dedicatória”: Ponho a cronologia de parte e dou a palavra ao sentimento. Vou recordar “ao sabor da corrente” o passado. E vou viver o presente da nossa Escola do lado de cá, da Vida de “um” aposentado! Faz, neste ano de 2022, vinte anos que dei a última aula (em 23/05) e que teve lugar o Jantar de Despedida (em 18/12).

 E vós, ó bem nascida lembrança // Da nossa antígua e perene Amizade // E não menos certíssima esperança // Na Maravilha fatal da nossa idade.

No mesmo ano que eu, aposentaram-se também os colegas Olívia Campos (que dizia “agora estamos na reserva territorial”). O Hugo (certo dia eu disse-lhe que tinha uma chávena de café oriunda do seu Cabo Verde com a palavra “sabe”; e ele esclareceu-me que no seu dialecto significa “gostoso”. O Hugo foi representado no jantar pelo Macedo: “a minha avó dizia que nos temperos se punha ‘assim’ uma pitadinha de sal. O Jaca (“Olha, há um colega nosso que colecciona chávenas, é o Pires).

Um a um, “foram partindo na barca de Caronte”. [Outros os antecederam. Estão bem “vivos” na nossa “e.s.a.s.” no nosso Pensamento. Têm assegurado o seu lugar de efectivos.]

Narração (Contin.)

Fez também parte dos aposentados no meu ano o funcionário administrativo senhor Martins; nunca mais tive notícias dele. (Espero que, se ele vier a ler este artigo, não vá ao meu registo biográfico registar aquele dia de Reis do ano de 1986 como “falta injustificada” e descontá-lo no tempo de serviço). 

Tudo isto está gravado no disco rígido do meu cérebro. Enquanto ele funcionar, e enquanto (ou, se) o rio da Vida, poluído pelas águas do Covid19, com o caudal aumentado pelos dois afluentes, Delta e Ómicron, mo permitirem, não deixarei de pensar na ESAS.

 “defacto” a Secundária Alberto Sampaio de Braga é uma escola de referência a nível local e regional; e ousa pedir meças para além de fronteiras mais alargadas. Tem uma revista de “peso”. A prevista publicação do número 30 virá dar valioso contributo às comemorações dos 50 anos da Escola.

Finalizo com um excerto da cobertura que o jornalista do Diário do Minho, Francisco Assis, fez no jornal do dia 20/01/2022: «As comemorações vão durar quase um ano (…). [Das] iniciativas, o destaque vai para o lançamento de um livro de memórias (Estou interessado na obtenção de um exemplar), um concerto, e uma conferência/reflexão sobre Educação, com personalidades, entre elas Sampaio da Nóvoa, ex-candidato a Presidente da República e sobrinho trineto de Alberto Sampaio, patrono da Escola». 

                                                       Bernardino Costa

Prof. Aposoentado – 9º Gr.

Registos Fotográficos
Alunosdo 3.º Ano do Curso Profissional
Técnico de Multimédia

Receção:

Alunas do 3.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Secretariado

Prof Sónia Rosas

Decoração e Organização dos Espaços:

Alunos do 3.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Turismo

Prof Clara Viana

Registos Fofográficos e Captação de Vídeo:

Alunos do 3.º Ano do Curso Profissional de Multimédia

Prof. Hugo Rodrigues

Supervisão: Profª Ana Bravo e Profª Graça Mosca

PROTOCOLOS E PARCERIAS