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O AESAS (Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio) resulta da agregação, em abril de 2013, da Escola Secundária de Alberto Sampaio com o extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, constituído em 2001.

Possui unidades na freguesia de Esporões e nas uniões de freguesias de Lomar e Arcos, Nogueira, Fraião e Lamaçães, São José de São Lázaro e São João do Souto e Morreira e Trandeiras, num raio de aproximadamente cinco quilómetros.

Organograma AESAS 

É constituído por onze unidades orgânicas: três jardins de infância, duas escolas básicas do 1.º ciclo, quatro escolas básicas do 1.º ciclo com jardim de infância, uma escola básica do 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária com 3.º ciclo do ensino básico.

Cerca de dois terços dos seus alunos encontram-se na E.B. 2,3 de Nogueira, criada em 1994, e na Escola Secundária de Alberto Sampaio.

É esta última que cede o seu nome ao atual Agrupamento, cujas origens, muito provavelmente, remontam ao decreto régio de 11 de dezembro de 1884, que dotou Braga com o ensino técnico, a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras e cujo diretor foi o cirurgião Bernardino Alves Passos.

Mais tarde, esta escola passou a denominar-se de Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, no século passado, o Curso Elementar de Comércio. Ficou instalada na Rua do Castelo desde 1936 e, através do decreto-lei 457/71 de 28 de outubro, adotou a denominação de Escola Técnica Alberto Sampaio, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante.

Através da portaria n.º 608/79 de 22 de novembro, a escola passou a designar-se de Escola Secundária Alberto Sampaio sendo, na área tecnológica, escola de referência nas áreas dos serviços, contabilidade e informática, em que foi e é pioneira em vários projetos. Em 1980 as suas instalações foram transferidas para a Quinta de Santo Adrião e, no ano letivo de 2009/2010, foi alvo do processo de requalificação física e funcional, no quadro do Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, que a dota das suas atuais estruturas.

O extinto Agrupamento de Escolas de Nogueira, que incorporava todas as unidades do atual Agrupamento, ao qual a Escola Sede se agregou, foi homologado por despacho da então Diretora Regional de Educação, datado de 6 de junho de 2001.

A árvore, símbolo já presente em ambas as representações das organizações agregadas, prevalece como elemento central na nova entidade, dada a transversalidade, em todas as unidades, de uma envolvência natural e verde.

O contexto do Agrupamento é urbano/semiurbano e pontualmente rural. Assim como a sua envolvente física, o público de cada uma das unidades educativas é distinto, sendo que algumas destas unidades se encontram implantadas em zonas já predominantemente rurais, no limite da periferia do concelho, e outras em contexto fortemente urbano.

O Agrupamento abrange  uma população significativa de crianças e jovens do concelho, mas esta abrangência varia consoante o ciclo de escolaridade.

(Fonte: Câmara Municipal de Braga)

No que concerne a nacionalidade, 91,7% dos alunos são portugueses, sendo 6,1% (184 alunos) oriundos do Brasil, 0,5% (14 alunos) oriundos de Angola, tendo a Venezuela, Espanha, Itália, Ucrânia, Moçambique e Zâmbia  percentagens de 0,2% cada. Os restantes alunos diurnos, com percentagens inferiores por país, têm origens tão distintas como  África do Sul, Estados Unidos da América, França, Lituânia, Luxemburgo, Mónaco, Mongólia, Paquistão, Porto Rico, Roménia, Suíça, Suriname, Turquemenistão e Turquia.

No ensino noturno, devido à existência dos cursos de português para estrangeiros, frequentam a escola secundária alunos oriundos de trinta e oito nacionalidades distintas, muitas de fora da Europa. A lista de nacionalidades comtempla, atualmente, os seguintes países: Argélia, Austrália, Azerbaijão, Bangladesh, Colômbia, Costa do Marfim, Egipto, Espanha, Filipinas, Guiné-Conacry, Índia, Indonésia, Irão, Iraque, Itália, Jordânia, Lituânia, Malásia, Marrocos, Moldávia, Mongólia, Nepal, Nigéria, Palestina, Paquistão, Perú, Polónia, Reino Unido, República do Congo, Roménia, Rússia, Síria, Tunísia, Turquia, Ucrânia, Venezuela, Vietname e Zâmbia.

Foi assim que, neste ano letivo de 2021/2022, o Agrupamento abordou a passagem do cinquentenário da Escola Secundária Alberto Sampaio: o sinal de um novo começo na linha cronológica de uma instituição, um momento de reflexão para interpelar a comunidade escolar que serve e para reconstruir a imagem na cidade onde está inserido.

 

Entre as várias tarefas a que se propôs, a renovação do logótipo do Agrupamento, bem como a construção da linha e da identidade gráfica inerente, foi aquela que proporcionou um maior envolvimento de todos os atores e maior debate gerou. O objetivo de conciliar a simbologia da Árvore (marca distinta da Escola Secundária e da Escola E. B. 2,3 de Nogueira, pois em ambas existe uma valorização muito sentida dos seus espaços verdes) e a cor (presente no anterior logo do Agrupamento e nas paredes exteriores do edifício-sede) com o conceito de refrescamento associado ao momento presente foi um desafio aliciante e abraçado com coragem. Mas outros desafios e propostas quanto à capacidade de renovação da imagem foram surgindo. Exemplos disso são as propostas relacionadas com dois projetos que muito marcaram a vida desta escola, no seu período inicial, e do Agrupamento, nesta última e presente fase de existência. Falamos dos 30 anos da revista Defacto e dos 25 anos do projeto “Crescer com as Árvores”, qualquer um deles apresentando uma brilhante “folha de serviços” prestados aos nossos alunos, em particular, e à comunidade educativa, em geral.

É nosso propósito que a nova imagem e outras imagens institucionais relacionadas sejam uma marca para assinalar um momento marcante do presente e para abraçar o nosso futuro próximo enquanto protagonistas de um Projeto Educativo que se renova constantemente.

 

Redes Soiciais do AESAS

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A Abertura das Comemorações dos 50 Anos da ESAS ocorreu a 19 de janeiro de 2022 e terminará a 15 de novembro do mesmo ano.

Selo Comemorativa dos 50 Anos da ESAS

Selo Comemorativo dos 50 Anos da ESAS: Pedro Monteiro (GR600)

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS