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- Aviso n.º 30 – Contratação de Docente do Grupo de Recrutamento 290 – Educação Moral e Religiosa Católica
PROTOCOLOS E PARCERIAS
O EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional (EFP).
O EQAVET salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível dos sistemas e dos operadores EFP.
O objetivo geral da sua implementação no AESAS é atuar na melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência do seu sistema de educação e formação profissional (EFP).
A Equipa EQAVET tem como função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional.
Integra a Equipa EQAVET o Diretor do Agrupamento, o Coordenador da Equipa EQAVET, Assessora da Direção dos Cursos Profissionais e todos os Diretores dos Cursos Profissionais, nomeados pelo Diretor.
Concluído o primeiro processo de verificação de conformidade EQAVET e face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, desenvolvido pelo Agrupamento, foi-nos atribuído o Selo de Conformidade EQAVET, com uma avaliação de excelência nos vários critérios avaliados.
O AESAS recebeu o seu Selo de Conformidade qualidade - EQAVET a 27 de novembro de 2020.
( EQAVET / - Selo Conformidade EQAVET N.º222-2020)
Docentes Responsáveis: Conceição Coutinho/Jorge Borges
O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa e disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver, promover e partilhar projetos interdisciplinares e/ou de articulação curricular, permitindo comunicar de forma segura e ser integrado nas práticas letivas que favorecem contextos de flexibilização curricular.
Neste sentido, o eTwinning pode ser visto como um excelente aliado para a ação educativa, indo ao encontro das Aprendizagens Essenciais e promovendo as competências do Perfil dos Alunos. Além disso, permite recorrer às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma pedagógica e impulsiona a componente de Cidadania.
Um aluno que participe e se envolva em projetos eTwinning, seguramente tenderá a ser um aluno mais tolerante, mais humano, conhecedor das diferenças culturais existentes no mundo, apto a trabalhar em equipa, adaptar-se à necessidade do grupo, ser mais proficiente em línguas estrangeiras, a revelar princípios, valores e competências que se destacam dos demais, que tende a alcançar de forma natural e consistente os pressupostos preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O eTwinning trouxe inovação e colaboração a nível europeu ao nosso Agrupamento. Transformou o seu funcionamento, ao dar destaque à aprendizagem baseada em projetos, à colaboração ativa realizada dentro e fora da escola e o reconhecimento. Com o Selo de Escola eTwinning 2020/2021 foi distinguido o empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, bem como nas oportunidades de desenvolvimento profissional.
Alcançar o estatuto de Escola eTwinning foi, para toda a nossa comunidade escolar, um motivo de orgulho e satisfação, mas também de responsabilidade e compromisso acrescidos em continuar a trabalhar afincadamente e em conjunto para a promoção dos valores das escolas eTwinning, num verdadeiro espírito de missão.
Numa iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) foi criado, em 2012, o distintivo Selo Escola Intercultural que visa distinguir as Escolas que se destacam no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.
O Programa “Eco-Escolas” no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio advém de questões relacionadas com o Ambiente que revestem, hoje em dia, um grande problema ao nível global, devendo ser sempre enquadradas na educação e na formação para a cidadania.
A preocupação do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio na construção progressiva de uma consciência ecológica e humanista continua a ser uma prioridade estabelecida no seu Projeto Educativo, tendo aderido, formalmente, ao Programa Eco-Escolas no ano letivo 2006/2007.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O galardão “Bandeira Verde”, conquistado, simboliza o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere, já conta com dezasseis anos consecutivos na nossa comunidade escolar que espera continuar a merecê-lo, com destaque, para a participação em atividades de intervenção na Comunidade e concursos diversos, a maioria, promovidos pela CMB, como os Concursos “Eco-Natal” e “Escola+ Verde”, Rota das Eco-Escolas pela mobilidade sustentável, reflorestação, limpeza de espaços públicos, palestras, formações e partilha de experiências entre Eco-Escolas do Concelho.
Cremos que o “trilho” está traçado e que é já roteiro de muitos caminhantes.
A Docente Responsável: Elisabete Colmonero
O Projeto Escola Amiga da Criança trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa partilhar e distinguir escolas onde as comunidades educativas: alunos, professores, auxiliares e pais se envolvem na conceção e concretização de projetos que contribuam para um desenvolvimento mais feliz dos alunos no espaço escolar.
Com a iniciativa “Somos o que comemos”, a EB 2,3 de Nogueira, em 2019 e 2020 foi distinguida na categoria Alimentação e Estilo de Vida Saudável.
Tal como nós, nas respetivas escolas, com as suas ideias, os agentes educativos de todo o país e a sociedade em geral, têm proporcionado a crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.
Agradecemos a todos os que contribuem para o sucesso e bem-estar dos nossos alunos.
OeSafety Label (Selo de Segurança Digital), é uma iniciativa da European Schoolnet, que foi lançada em 2012, como serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, que visam promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação (DGE) apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários assistentes operacionais), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a segurança digital.
Graças ao processo de certificação do eSafety Label, e com base num conjunto de critérios, as escolas podem identificar os pontos fortes e pontos fracos das três áreas distintas de segurança digital: infraestrutura, políticas e práticas.
O Docente Responsável: João Andrade
As UAARE - Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são um projeto-piloto do Ministério da Educação, criado pelo Despacho n.º 9386 -A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 139, de 21 de julho, que tem por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino básico e secundário enquadrados no Regime de Alto Rendimento, integrados em seleções nacionais e alunos/atletas com potencial talento desportivo, através da articulação eficaz entre agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, Encarregados de Educação, federações desportivas e seus agentes, municípios e outros interessados.
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são regulamentadas pela Portaria n.º 275/2019 de 27 de agosto
Selo de Escola Saudável atribuído ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.
Na passada quarta-feira, dia 3 de novembro numa cerimónia destinada a todas as escolas da região norte e que decorreu na Escola Secundária de Carlos Amarante, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio foi um dos distinguidos com o SELO DE ESCOLA SAUDÁVEL.
O Selo premia as escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito das escolas e agrupamentos que, através das suas práticas, contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola.
Assim o Selo de Escola Saudável referencia as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.
A todos os que contribuíram, com as suas iniciativas, para a criação deste contexto, no nosso Agrupamento, um Enorme Obrigado!
O Plano Nacional de Leitura é uma política pública cultural portuguesa de incentivo à leitura. Foi criado em 2006 em resolução de Conselho de Ministros e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Desde o seu começo que a Escola Alberto Sampaio foi contemplada com o projeto: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/home
“O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão, da saúde psicológica e do bem-estar de toda a comunidade educativa.
Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.”
O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola: Escola: Crisol de Culturas Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesasO Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.
Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.
O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.
A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:
- Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
- Estimular a liderança servidora;
- Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque; Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira
A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola:
Escola: Crisol de CulturasCoordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.
Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.
Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.
Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.
Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt/. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
- elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
- implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
- monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96, de 27 de A
gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.
A Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999. https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html
A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo University of Cambridge School Classics Project, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.
Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.
A O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.
Ao longo dos últimos 30 anos, este programa permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos (2021-2027). A adesão a este Programa teve origem na vontade de proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio como este permite não só o contacto com novas culturas e o desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa, em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia. No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.Docentes Responsáveis: Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia Rodrigues