Proposta de Resolução do Exame Nacional de Geometria Descritiva A (1ª Fase)
Proposta de Resolução do Exame Nacional de Geometria Descritiva A, 1ª Fase, 27 de junho de 2018, pelo prof. Jorge Marques.
Proposta de Resolução do Exame Nacional de Geometria Descritiva A, 1ª Fase, 27 de junho de 2018, pelo prof. Jorge Marques.
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O EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional), é o instrumento de referência para promover e monitorizar o aperfeiçoamento dos sistemas europeus de ensino e formação profissional (EFP).
O EQAVET salienta o papel de uma cultura da melhoria da qualidade e da responsabilidade ao nível dos sistemas e dos operadores EFP.
O objetivo geral da sua implementação no AESAS é atuar na melhoria da qualidade, da eficácia e da eficiência do seu sistema de educação e formação profissional (EFP).
A Equipa EQAVET tem como função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional.
Integra a Equipa EQAVET o Diretor do Agrupamento, o Coordenador da Equipa EQAVET, Assessora da Direção dos Cursos Profissionais e todos os Diretores dos Cursos Profissionais, nomeados pelo Diretor.
Concluído o primeiro processo de verificação de conformidade EQAVET e face aos resultados da avaliação do processo de alinhamento do sistema de garantia da qualidade com o Quadro EQAVET, desenvolvido pelo Agrupamento, foi-nos atribuído o Selo de Conformidade EQAVET, com uma avaliação de excelência nos vários critérios avaliados.
O AESAS recebeu o seu Selo de Conformidade qualidade - EQAVET a 27 de novembro de 2020.
( EQAVET / - Selo Conformidade EQAVET N.º222-2020)
Docentes Responsáveis: Conceição Coutinho/Jorge Borges
O eTwinning é a maior comunidade de escolas da Europa e disponibiliza uma plataforma para que os profissionais da educação (educadores de infância, professores, diretores, bibliotecários) que trabalham em escolas dos países europeus envolvidos, possam comunicar, colaborar, desenvolver, promover e partilhar projetos interdisciplinares e/ou de articulação curricular, permitindo comunicar de forma segura e ser integrado nas práticas letivas que favorecem contextos de flexibilização curricular.
Neste sentido, o eTwinning pode ser visto como um excelente aliado para a ação educativa, indo ao encontro das Aprendizagens Essenciais e promovendo as competências do Perfil dos Alunos. Além disso, permite recorrer às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), de forma pedagógica e impulsiona a componente de Cidadania.
Um aluno que participe e se envolva em projetos eTwinning, seguramente tenderá a ser um aluno mais tolerante, mais humano, conhecedor das diferenças culturais existentes no mundo, apto a trabalhar em equipa, adaptar-se à necessidade do grupo, ser mais proficiente em línguas estrangeiras, a revelar princípios, valores e competências que se destacam dos demais, que tende a alcançar de forma natural e consistente os pressupostos preconizados no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O eTwinning trouxe inovação e colaboração a nível europeu ao nosso Agrupamento. Transformou o seu funcionamento, ao dar destaque à aprendizagem baseada em projetos, à colaboração ativa realizada dentro e fora da escola e o reconhecimento. Com o Selo de Escola eTwinning 2020/2021 foi distinguido o empenho e envolvimento no eTwinning, com destaque para a forma como é integrado e aplicado nas políticas e práticas escolares, bem como nas oportunidades de desenvolvimento profissional.
Alcançar o estatuto de Escola eTwinning foi, para toda a nossa comunidade escolar, um motivo de orgulho e satisfação, mas também de responsabilidade e compromisso acrescidos em continuar a trabalhar afincadamente e em conjunto para a promoção dos valores das escolas eTwinning, num verdadeiro espírito de missão.
Numa iniciativa conjunta da Direção-Geral da Educação (DGE) e do Alto Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.) foi criado, em 2012, o distintivo Selo Escola Intercultural que visa distinguir as Escolas que se destacam no desenvolvimento de projetos que promovem o reconhecimento e a valorização da diversidade como uma oportunidade e fonte de aprendizagem para todos/as.
O Programa “Eco-Escolas” no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio advém de questões relacionadas com o Ambiente que revestem, hoje em dia, um grande problema ao nível global, devendo ser sempre enquadradas na educação e na formação para a cidadania.
A preocupação do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio na construção progressiva de uma consciência ecológica e humanista continua a ser uma prioridade estabelecida no seu Projeto Educativo, tendo aderido, formalmente, ao Programa Eco-Escolas no ano letivo 2006/2007.
O Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAE. Pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.
O galardão “Bandeira Verde”, conquistado, simboliza o reconhecimento do trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde esta se insere, já conta com dezasseis anos consecutivos na nossa comunidade escolar que espera continuar a merecê-lo, com destaque, para a participação em atividades de intervenção na Comunidade e concursos diversos, a maioria, promovidos pela CMB, como os Concursos “Eco-Natal” e “Escola+ Verde”, Rota das Eco-Escolas pela mobilidade sustentável, reflorestação, limpeza de espaços públicos, palestras, formações e partilha de experiências entre Eco-Escolas do Concelho.
Cremos que o “trilho” está traçado e que é já roteiro de muitos caminhantes.
A Docente Responsável: Elisabete Colmonero
O Projeto Escola Amiga da Criança trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa partilhar e distinguir escolas onde as comunidades educativas: alunos, professores, auxiliares e pais se envolvem na conceção e concretização de projetos que contribuam para um desenvolvimento mais feliz dos alunos no espaço escolar.
Com a iniciativa “Somos o que comemos”, a EB 2,3 de Nogueira, em 2019 e 2020 foi distinguida na categoria Alimentação e Estilo de Vida Saudável.
Tal como nós, nas respetivas escolas, com as suas ideias, os agentes educativos de todo o país e a sociedade em geral, têm proporcionado a crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.
Agradecemos a todos os que contribuem para o sucesso e bem-estar dos nossos alunos.
OeSafety Label (Selo de Segurança Digital), é uma iniciativa da European Schoolnet, que foi lançada em 2012, como serviço europeu de certificação e de apoio às escolas, que visam promover um ambiente seguro e enriquecedor e o acesso seguro às tecnologias digitais, como parte da experiência de ensino e aprendizagem. Através deste projeto, a Direção-Geral da Educação (DGE) apoia as escolas (alunos, pais, professores e funcionários assistentes operacionais), para que possam lidar com todos os aspetos relacionados com a segurança digital.
Graças ao processo de certificação do eSafety Label, e com base num conjunto de critérios, as escolas podem identificar os pontos fortes e pontos fracos das três áreas distintas de segurança digital: infraestrutura, políticas e práticas.
O Docente Responsável: João Andrade
As UAARE - Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são um projeto-piloto do Ministério da Educação, criado pelo Despacho n.º 9386 -A/2016, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 139, de 21 de julho, que tem por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino básico e secundário enquadrados no Regime de Alto Rendimento, integrados em seleções nacionais e alunos/atletas com potencial talento desportivo, através da articulação eficaz entre agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, Encarregados de Educação, federações desportivas e seus agentes, municípios e outros interessados.
As Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são regulamentadas pela Portaria n.º 275/2019 de 27 de agosto
Selo de Escola Saudável atribuído ao Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.
Na passada quarta-feira, dia 3 de novembro numa cerimónia destinada a todas as escolas da região norte e que decorreu na Escola Secundária de Carlos Amarante, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio foi um dos distinguidos com o SELO DE ESCOLA SAUDÁVEL.
O Selo premia as escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Reconhece o mérito das escolas e agrupamentos que, através das suas práticas, contribuem para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola.
Assim o Selo de Escola Saudável referencia as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.
A todos os que contribuíram, com as suas iniciativas, para a criação deste contexto, no nosso Agrupamento, um Enorme Obrigado!
O Plano Nacional de Leitura é uma política pública cultural portuguesa de incentivo à leitura. Foi criado em 2006 em resolução de Conselho de Ministros e com o Alto Patrocínio da Presidência da República.
Desde o seu começo que a Escola Alberto Sampaio foi contemplada com o projeto: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/home
“O Selo “Escola SaudávelMente” – Boas Práticas em Saúde Psicológica, Bem-Estar, Sucesso Educativo e Inclusão pretende reconhecer e distinguir as escolas portuguesas, cujas políticas e práticas educativas, demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do desenvolvimento (cognitivo, emocional, social e de carreira), da aprendizagem, da inclusão, da saúde psicológica e do bem-estar de toda a comunidade educativa.
Esta iniciativa constitui-se como um contributo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) para o aumento das oportunidades de acesso a uma educação de qualidade, equitativa e inclusiva, para todos, através do incentivo e divulgação de políticas e boas práticas no que respeita à promoção da saúde psicológica, do bem-estar e do sucesso educativo nas escolas portuguesas, estando enquadrada no âmbito da Campanha Escola SaudávelMente.”
O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola: Escola: Crisol de Culturas Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesasO Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.
Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.
O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.
A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:
Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque; Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira
A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola:
Escola: Crisol de CulturasCoordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas
O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.
Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.
Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.
Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.
Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt/. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa
O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96, de 27 de A
gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.
A Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999. https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html
A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo University of Cambridge School Classics Project, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.
Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.
A O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.
Ao longo dos últimos 30 anos, este programa permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos (2021-2027). A adesão a este Programa teve origem na vontade de proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio como este permite não só o contacto com novas culturas e o desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa, em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia. No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.Docentes Responsáveis: Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia Rodrigues