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Equipas de Trabalho

Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS), em Braga, aderiu ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) criado, em regime de experiência pedagógica, no ano escolar de 2017-2018, integrando o grupo de escolas do projeto-piloto que abrangeu o primeiro ano de cada ciclo de ensino (1º, 5º, 7º e 10º anos).

Os anos seguintes, com a sua generalização (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho) foram anos de reflexão, aprendizagem e trabalho conjunto traduzidos em:

  • Matriz curricular de escola;
  • Reorganização da coordenação/Equipas Pedagógicas
  • Opções curriculares – DAC
  • Projetos e Clubes
  • Metodologias ativas
  • Trabalho colaborativo/interdisciplinar
  • Dinâmicas de avaliação das aprendizagens – Projeto MAIA.
  • Programa de Mentoria
  • Planos de Inovação/Plano 21|23 Escola +

 A AFC é o currículo, tudo o que fazemos no Agrupamento, dinamizado pelas diferentes Equipas Pedagógicas.

Docente Coordenadora: Isabel Roque

 

Avaliação Interna

A Equipa de Avaliação Interna (EAI) é uma estrutura de supervisão pedagógica e organizacional, destinada a implementar um sistema de avaliação do Agrupamento que assente numa reflexão sobre as práticas desenvolvidas e numa interpretação integrada e contextualizada dos resultados obtidos, e que, simultaneamente, faculte informação de suporte aos diferentes órgãos e estruturas.

Site Avaliação Interna do AESAS

E-mail: aesas.ai@gmail.com

Docente Coordenador da EAI: Jorge Marques

 

Cidadania e Desenvolvimento

Equipa Coordenadora do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento no AESAS 

À escola, enquanto local privilegiado de contexto de aprendizagem e exercício de cidadania, compete-lhe contribuir/proporcionar, aos alunos, momentos que contribuam para uma construção sólida, assente em valores democráticos, direitos e deveres humanos de forma a exercer os seus direitos e deveres sociais, promovendo o pensamento crítico, numa atitude de respeito pelo próximo ao mesmo tempo que desenvolvem a capacidade do saber escutar o outro. 

Também, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, compete à Escola contribuir para que as crianças da educação pré-escolar, aos alunos do secundário aprendam a mobilizar as múltiplas literacias, através de uma cidadania ativa e esclarecida, para uma sociedade que se pretende mais humanista, com igualdade de valores, direitos e deveres assente no Desenvolvimento Sustentável.

A Educação para a Cidadania procura, desta forma, apelar à reflexão sobre os problemas do indivíduo e da sociedade atual, de modo a construir dinâmicas de intervenção e de transformação social, sempre com base nos ideais de justiça, igualdade e de democracia. 

Neste sentido, a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), constitui um instrumento fundamental para orientação do trabalho a desenvolver na escola, tendo como linhas orientadoras a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), bem como, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) procurando ir ao encontro dos objetivos preconizados nos documentos estruturantes.

Equipa Coordenadora do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento no AEAS

Ana Barros (coordenadora); Fátima Fontes; Teresinha de Jesus; Teresa Graça; Teresa Carvalho e Helena Carvalho

 

Desporto Escolar

 Projeto do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, tem como objetivos:

  • Promover o gosto pelo desporto;
  • Criar hábitos de vida saudável;
  • Proporcionar aos alunos do Agrupamento e de outras escolas um leque de atividades desportivas diversificadas através dos Grupos Equipa:
  • Atividades Rítmicas e Expressivas (Dança);
  • Badminton;
  • Basquetebol;
  • Corfebol;
  • Desportos Gímnicos (Classe de Ginástica de Grupo (Federado e Formação); Classe de Acrobática e Classe de Trampolins).

Aliado aos treinos regulares está a atividade interna a dar apoio às diferentes modalidades através de torneios e atividades, que proporcionam aos nossos alunos mais prática desportiva regular, gratuita e em segurança.

 Docente Coordenadora do Desporto Escolar: Marinha Fernandes

Equipa de Docentes do Desporto Escolar: Marinha Fernandes, Isabel Barbosa, José Loureiro, Marta Carvalho, Paula Lima, Rita Braga, Sandra Araújo, Susana Vieira, Tânia Costa e Vasco Araújo.

 

Educação para a Saúde | PRESSE

Projeto de Educação para a Saúde em meio escolar pretende promover a adoção de hábitos de vida saudáveis, desenvolvendo em toda a Comunidade Educativa, em especial nas crianças e jovens, as competências que lhes permitem serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes, informadas e responsáveis, bem como estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Docentes Coordenadoras de Educação para a Saúde: Marinha Fernandes e Tânia Santana

Enfª Alexandra Coutinho

 

EMAEI | Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, tendo uma visão alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

A equipa técnica do GAAF/EMAEI é constituída por:

Carmo Cunha; Célia Regina; Jennifer Flambo; Nair Urzal (coordenadora); Sandra Queiroz e Teresa Araújo.

 

EQAVET

A equipa EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional) tem como função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional.

Integram a Equipa EQAVET o Diretor do Agrupamento, o Coordenador da Equipa EQAVET, a Assessora da Direção dos Cursos Profissionais e todos os Diretores dos Cursos Profissionais.

Docentes Responsáveis: Conceição Coutinho /Jorge Borges

 

ERASMUS

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.

Docentes Responsáveis Fernanda Alvim, Thereza Ferreira, Cláudia Sousa e Sónia Rodrigues

 

GAAF / GIAA

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) integra vários apoios, tais como:

  • Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA);
  • Serviço de Psicologia e Orientação (SPO);
  • Apoio psicológico aos alunos da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE | Psicologia);
  • Serviço Social;
  • Terapia da Fala.

 

Estes diferentes Serviços articulam de modo sistemático de forma a contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos e suas famílias do Agrupamento.

A equipa técnica do GAAF/GIAA é constituída pelas docentes: Tânia Santana e Marinha Paula e pela Enfermeira Alexandra Coutinho.

 

Gestão Informática

Os Canais de Comunicação do agrupamento, como o WebSite, a Págibna do Facebook, o Twitter, o Instagram, o Youtube e o Vimeo estáo sobre a responsabilidade da docente Fernanda de Barros e a gestão e criação de emails sobre a responsabilidade do docente Lúcio Botelho.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO | Fernanda de Barros

INFORMÁTICA | EMAILS | Lúcio Botelho

 

Matrículas | Turmas

As matrículas dos alunos são efetuadas no Portal das Matrículas, em data definida anualmente pelo Ministério da Educação.

Terminado o processo de matrículas, procede-se à Constituição das Turmas. Este trabalho é coordenador por:

Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Armanda Portugal

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico: Valentina Sousa

Ensino Secundário: Amélia Silva

Ensino Recorrente: Joaquim Monteiro

Ensino Profissional: Hélio Vilas

 

Mentoria

Programa de Mentoria Tutoria do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, inscrito na Resolução do Conselho de Ministros N.º 53-D-2020, foi concebido para desenvolver e estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos e/ou entre alunos e professores tutores. 

Equipa de Trabalho: 

Valentina Sousa (coordenadora); Alexandrina Rodrigues; Cláudia Sousa; Eugénia Sousa; Graça Mosca; Isabel Roque; Jennifer Flambo; Marina Ribeiro; Teresa Oliveira.

 

Modelos de Documentos

Esta equipa foi criada com o objetivo de proceder a uma uniformização de todos os documentos internos e externos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio após mudança do logotipo. Deste modo, realizará a criação, identificação, formatação e indexação dos documentos necessários à gestão e à administração documental do agrupamento. 

A Equipa de Trabalho é constituída por docentes de diferentes grupos disciplinares:

Fernanda de Barros | GR 530 (coordenação); Bernardo Cruz | GR 600; Hélio Vilas | GR 550; Jorge Marques | GR 600; José Luís Teixeira | GR 600; Lúcio Botelho – GR 550 e Pedro Monteiro – GR 600

 

Procedimentos Disciplinares

A Lei n.º 51/2012 aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e deveres dos alunos dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação.

A equipa de procedimento disciplinar da Escola Secundária Alberto Sampaio tem como objetivo prioritário a prevenção da aplicação daquelas medidas, sempre que possível. A sua atuação é dirigida à compreensão e interiorização pelos alunos das regras da escola. Visa promover uma relação harmoniosa entre toda a comunidade educativa, um clima de aprendizagem baseado na responsabilidade, no respeito por todos e no reforço da formação cívica.

Docente Coordenadora: Manuela Rocha (ESAS)

Albertina Domingues (ESAS)

Conceição Marcos (EB 2,3 de Nogueira)  

Projeto Cultural de Escola

Em 23 de julho de 2020, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional das Artes

O AESAS integra cerca de 50 nacionalidades diferentes, bem como das mais diversas dimensões culturais do nosso País. 

Por estes motivos, o nosso Projeto Cultural de Escola procurará salientar e explorar a riqueza das culturas que se cruzam no nosso Agrupamento e Cidade, pelo que o denominamos “Escola: Crisol de Culturas”.

PNA

Equipa Plano Nacional das Artes | PNA:

Coordenação: Vânia Ferreira

Pré Escolar: Teresa Cortez

1.º ciclo:  Teresa Jesus Pinto Araújo; Filomena Maria Sobreiros

2.º ciclo: Maria José Rodrigues; Sónia Rodrigues

3.º ciclo: Maria Sameiro Alves; Helena Paula Duque Nogueira

Secundário: Joana Maia; Jorge Marques

Profissional: Maria João Mata

Consultor Interno:  José Miguel Braga

Consultor Externo: Amadeu Santos

PNC

Equipa do Plano Nacional de Cinema | PNC no AESAS

Coordenação: Vânia Ferreira

Pré Escolar: Helena Botelho

1.º ciclo:  Alexandrina Rodrigues

2.º ciclo: Cecília Pires; Maria José  Ferreira e Sandra Vieira

3.º ciclo: Eugénia Sousa e Gabriela Ferraro

Secundário: Maria José Soares e Helena Duque

Cursos Profissionais: Maria João Mata

PNL

Projeto MAIA
Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica

O propósito fundamental do Projeto Nacional “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)”, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes, é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.

No ano letivo de 2019-2020 seis professores do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio integraram o projeto MAIA, formando uma equipa heterogénea no que respeita a grupos disciplinares e a anos de lecionação: Ana Andrea de Abreu Soeiro de Barros (400), Cristina Margarida da Silva Fontes (300), Isabel Cristina Mesquita Cunha (600), Maria de Fátima Sancho Fontes Rodrigues (410) e Seila Isabel Freitas de Oliveira (500). No ano letivo seguinte juntaram-se à equipa o Diretor do Agrupamento, João Manuel Esteves Dias Andrade (550) e as docentes Isabel Maria Roque dos Santos (500) e Tânia Maria Barroso Fernandes Dias (550).

A intervenção passará por uma integração na ação pedagógica da estratégia “Trabalho em Grupo”, que acreditamos vir a desenvolver competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente das competências referentes ao domínio “Relacionamento Interpessoal” e, consequentemente, o desenvolvimento de outras competências. Acresce que o Projeto Educativo do AESAS define como ação central do Agrupamento, no domínio de intervenção “Sucesso Educativo”, “garantir o sucesso educativo dos seus alunos, nas diversas dimensões que este pode e deve assumir.” São realçadas metas, não só para a melhoria dos “Resultados Académicos”, mas também ao nível da “Ação Educativa” e “Avaliação”. É imperativo que todos os professores reconheçam e valorizem o trabalho dos alunos entre pares como estratégia a incorporar na sua ação, cabendo aos diversos órgãos da escola promoverem e realçarem a sua importância.

 

PTD / PADDE

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

A Equipa de Trabalho: Carmo Cunha; Eugénia Sousa e Hélio Vilas

 

Reapreciação de Exames

Revisão de Pautas de Avaliação

SAAD

Secretariado de Exames

Serviços de Psicologia e Orientação

UAARE Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Verificação de Atas

Esta equipa de trabalho tem como objetivo verificar:
 
  • a entrega e redação das atas dos Conselhos de Turma; 
  • o cumprimento das orientações emanadas do Conselho de Diretores de Turma;
  • o respeito pelas formalidades linguísticas exigidas na redação do texto da ata.
 
Equipa de Trabalho: Alberto Matos, Gracinda Oliveira, Joaquim Monteiro e Vasco Silva

 

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

    No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem
    seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma
    explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas
    Alberto Sampaio.

    Docentes Responsáveis:
    Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia
    Rodrigues</em >

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao
    projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito
    do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de
      transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque
      no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais
      inclusivas, coesas e justas;

    Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de
    Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque;
    Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

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    O
    Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores
    desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o
    DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos
    diferentes domínios da organização escolar no âmbito das
    tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e
    Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento
    Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas
    etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da
      informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão
      sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para
      o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o
      plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e
      consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá
    considerar que a capacitação dos docentes e de outros
    profissionais de educação terá um papel determinante no
    alicerçar da integração transversal das tecnologias de
    informação e comunicação. Com esta integração pretende-se
    potenciar os processos de inovação através do digital, nas
    escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa
    sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e
    planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de
    monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que
    pretende enriquecer as experiências de educação, propondo
    metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes
    Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma
    continuada, através de planos sequenciados, com formação
    docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações
    educativas e realização de eventos no âmbito da Educação
    Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e
    recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o
    PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais
    que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA,
    http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a
    nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do
    Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe,
    entre outros eixos de ação, a ideia maior de
    indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o
    mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de
    Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma
    riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa
    cidade

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto
    Sampaio (AESAS) aderiu ao
    Plano Nacional de Cinema com a missão de
    promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a
    valorização do cinema enquanto arte.

    Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da
    utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente
    registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade
    do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented
    GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria
    com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática,
    Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade
    Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês,
    Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e
    eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades
    dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico
    desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no
    aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente
    gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver
    uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o
    desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica
    inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas
    aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso
    gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de
    competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do
    sucesso de todos.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio
    entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas
    Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de
    Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o
    aumento e melhoria das qualificações da população adulta do
    concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é
    a realização de sessões de orientação escolar e profissional,
    bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento,
    Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico
    e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos
    candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida,
    valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo
    da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em
    1996, pelos Ministérios da Educação e da
    Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em
    escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando
    aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso,
    uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e
    digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira
    passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em
    1998 e a
    Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio
    em 1999.
    https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html</a >

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    A Oficina de Latim segue a orientação do
    Cambridge Latin Course, uma metodologia
    desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método
    inovador, mediante o qual os alunos aprendem
    Latim como uma língua moderna e, caso o
    desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da
    realização de um exame realizado por esta prestigiada
    instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a
    equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS