Preaload Image

Equipas de Trabalho

Autonomia e Flexibilidade Curricular

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS), em Braga, aderiu ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC) criado, em regime de experiência pedagógica, no ano escolar de 2017-2018, integrando o grupo de escolas do projeto-piloto que abrangeu o primeiro ano de cada ciclo de ensino (1º, 5º, 7º e 10º anos).

Os anos seguintes, com a sua generalização (Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho) foram anos de reflexão, aprendizagem e trabalho conjunto traduzidos em:

  • Matriz curricular de escola;
  • Reorganização da coordenação/Equipas Pedagógicas
  • Opções curriculares – DAC
  • Projetos e Clubes
  • Metodologias ativas
  • Trabalho colaborativo/interdisciplinar
  • Dinâmicas de avaliação das aprendizagens – Projeto MAIA.
  • Programa de Mentoria
  • Planos de Inovação/Plano 21|23 Escola +

 A AFC é o currículo, tudo o que fazemos no Agrupamento, dinamizado pelas diferentes Equipas Pedagógicas.

Docente Coordenadora: Isabel Roque

 

Avaliação Interna

A Equipa de Avaliação Interna (EAI) é uma estrutura de supervisão pedagógica e organizacional, destinada a implementar um sistema de avaliação do Agrupamento que assente numa reflexão sobre as práticas desenvolvidas e numa interpretação integrada e contextualizada dos resultados obtidos, e que, simultaneamente, faculte informação de suporte aos diferentes órgãos e estruturas.

Site Avaliação Interna do AESAS

E-mail: aesas.ai@gmail.com

Docente Coordenador da EAI: Jorge Marques

 

Cidadania e Desenvolvimento

Equipa Coordenadora do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento no AESAS 

À escola, enquanto local privilegiado de contexto de aprendizagem e exercício de cidadania, compete-lhe contribuir/proporcionar, aos alunos, momentos que contribuam para uma construção sólida, assente em valores democráticos, direitos e deveres humanos de forma a exercer os seus direitos e deveres sociais, promovendo o pensamento crítico, numa atitude de respeito pelo próximo ao mesmo tempo que desenvolvem a capacidade do saber escutar o outro. 

Também, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, compete à Escola contribuir para que as crianças da educação pré-escolar, aos alunos do secundário aprendam a mobilizar as múltiplas literacias, através de uma cidadania ativa e esclarecida, para uma sociedade que se pretende mais humanista, com igualdade de valores, direitos e deveres assente no Desenvolvimento Sustentável.

A Educação para a Cidadania procura, desta forma, apelar à reflexão sobre os problemas do indivíduo e da sociedade atual, de modo a construir dinâmicas de intervenção e de transformação social, sempre com base nos ideais de justiça, igualdade e de democracia. 

Neste sentido, a Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), constitui um instrumento fundamental para orientação do trabalho a desenvolver na escola, tendo como linhas orientadoras a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), bem como, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) procurando ir ao encontro dos objetivos preconizados nos documentos estruturantes.

Equipa Coordenadora do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento no AEAS

Ana Barros (coordenadora); Fátima Fontes; Teresinha de Jesus; Teresa Graça; Teresa Carvalho e Helena Carvalho

 

Desporto Escolar

 Projeto do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, tem como objetivos:

  • Promover o gosto pelo desporto;
  • Criar hábitos de vida saudável;
  • Proporcionar aos alunos do Agrupamento e de outras escolas um leque de atividades desportivas diversificadas através dos Grupos Equipa:
  • Atividades Rítmicas e Expressivas (Dança);
  • Badminton;
  • Basquetebol;
  • Corfebol;
  • Desportos Gímnicos (Classe de Ginástica de Grupo (Federado e Formação); Classe de Acrobática e Classe de Trampolins).

Aliado aos treinos regulares está a atividade interna a dar apoio às diferentes modalidades através de torneios e atividades, que proporcionam aos nossos alunos mais prática desportiva regular, gratuita e em segurança.

 Docente Coordenadora do Desporto Escolar: Marinha Fernandes

Equipa de Docentes do Desporto Escolar: Marinha Fernandes, Isabel Barbosa, José Loureiro, Marta Carvalho, Paula Lima, Rita Braga, Sandra Araújo, Susana Vieira, Tânia Costa e Vasco Araújo.

 

Educação para a Saúde | PRESSE

Projeto de Educação para a Saúde em meio escolar pretende promover a adoção de hábitos de vida saudáveis, desenvolvendo em toda a Comunidade Educativa, em especial nas crianças e jovens, as competências que lhes permitem serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes, informadas e responsáveis, bem como estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa.

Docentes Coordenadoras de Educação para a Saúde: Marinha Fernandes e Tânia Santana

Enfª Alexandra Coutinho

 

EMAEI | Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

A Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, tendo uma visão alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

A equipa técnica do GAAF/EMAEI é constituída por:

Carmo Cunha; Célia Regina; Jennifer Flambo; Nair Urzal (coordenadora); Sandra Queiroz e Teresa Araújo.

 

EQAVET

A equipa EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional) tem como função o processo de alinhamento da Educação e Formação Profissional (EFP) da Escola com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissional.

Integram a Equipa EQAVET o Diretor do Agrupamento, o Coordenador da Equipa EQAVET, a Assessora da Direção dos Cursos Profissionais e todos os Diretores dos Cursos Profissionais.

Docentes Responsáveis: Conceição Coutinho /Jorge Borges

 

ERASMUS

O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.

Docentes Responsáveis Fernanda Alvim, Thereza Ferreira, Cláudia Sousa e Sónia Rodrigues

 

GAAF / GIAA

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) integra vários apoios, tais como:

  • Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA);
  • Serviço de Psicologia e Orientação (SPO);
  • Apoio psicológico aos alunos da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE | Psicologia);
  • Serviço Social;
  • Terapia da Fala.

 

Estes diferentes Serviços articulam de modo sistemático de forma a contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos e suas famílias do Agrupamento.

A equipa técnica do GAAF/GIAA é constituída pelas docentes: Tânia Santana e Marinha Paula e pela Enfermeira Alexandra Coutinho.

 

Gestão Informática

Os Canais de Comunicação do agrupamento, como o WebSite, a Págibna do Facebook, o Twitter, o Instagram, o Youtube e o Vimeo estáo sobre a responsabilidade da docente Fernanda de Barros e a gestão e criação de emails sobre a responsabilidade do docente Lúcio Botelho.

CANAIS DE COMUNICAÇÃO | Fernanda de Barros

INFORMÁTICA | EMAILS | Lúcio Botelho

 

Matrículas | Turmas

As matrículas dos alunos são efetuadas no Portal das Matrículas, em data definida anualmente pelo Ministério da Educação.

Terminado o processo de matrículas, procede-se à Constituição das Turmas. Este trabalho é coordenador por:

Ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Armanda Portugal

2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico: Valentina Sousa

Ensino Secundário: Amélia Silva

Ensino Recorrente: Joaquim Monteiro

Ensino Profissional: Hélio Vilas

 

Mentoria

Programa de Mentoria Tutoria do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, inscrito na Resolução do Conselho de Ministros N.º 53-D-2020, foi concebido para desenvolver e estimular o relacionamento interpessoal e a cooperação entre alunos e/ou entre alunos e professores tutores. 

Equipa de Trabalho: 

Valentina Sousa (coordenadora); Alexandrina Rodrigues; Cláudia Sousa; Eugénia Sousa; Graça Mosca; Isabel Roque; Jennifer Flambo; Marina Ribeiro; Teresa Oliveira.

 

Modelos de Documentos

Esta equipa foi criada com o objetivo de proceder a uma uniformização de todos os documentos internos e externos do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio após mudança do logotipo. Deste modo, realizará a criação, identificação, formatação e indexação dos documentos necessários à gestão e à administração documental do agrupamento. 

A Equipa de Trabalho é constituída por docentes de diferentes grupos disciplinares:

Fernanda de Barros | GR 530 (coordenação); Bernardo Cruz | GR 600; Hélio Vilas | GR 550; Jorge Marques | GR 600; José Luís Teixeira | GR 600; Lúcio Botelho – GR 550 e Pedro Monteiro – GR 600

 

Procedimentos Disciplinares

A Lei n.º 51/2012 aprova o Estatuto do Aluno e Ética Escolar, que estabelece os direitos e deveres dos alunos dos ensinos básico e secundário e o compromisso dos pais ou encarregados de educação e dos restantes membros da comunidade educativa na sua educação e formação.

A equipa de procedimento disciplinar da Escola Secundária Alberto Sampaio tem como objetivo prioritário a prevenção da aplicação daquelas medidas, sempre que possível. A sua atuação é dirigida à compreensão e interiorização pelos alunos das regras da escola. Visa promover uma relação harmoniosa entre toda a comunidade educativa, um clima de aprendizagem baseado na responsabilidade, no respeito por todos e no reforço da formação cívica.

Docente Coordenadora: Manuela Rocha (ESAS)

Albertina Domingues (ESAS)

Conceição Marcos (EB 2,3 de Nogueira)  

Projeto Cultural de Escola

Em 23 de julho de 2020, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional das Artes

O AESAS integra cerca de 50 nacionalidades diferentes, bem como das mais diversas dimensões culturais do nosso País. 

Por estes motivos, o nosso Projeto Cultural de Escola procurará salientar e explorar a riqueza das culturas que se cruzam no nosso Agrupamento e Cidade, pelo que o denominamos “Escola: Crisol de Culturas”.

PNA

Equipa Plano Nacional das Artes | PNA:

Coordenação: Vânia Ferreira

Pré Escolar: Teresa Cortez

1.º ciclo:  Teresa Jesus Pinto Araújo; Filomena Maria Sobreiros

2.º ciclo: Maria José Rodrigues; Sónia Rodrigues

3.º ciclo: Maria Sameiro Alves; Helena Paula Duque Nogueira

Secundário: Joana Maia; Jorge Marques

Profissional: Maria João Mata

Consultor Interno:  José Miguel Braga

Consultor Externo: Amadeu Santos

PNC

Equipa do Plano Nacional de Cinema | PNC no AESAS

Coordenação: Vânia Ferreira

Pré Escolar: Helena Botelho

1.º ciclo:  Alexandrina Rodrigues

2.º ciclo: Cecília Pires; Maria José  Ferreira e Sandra Vieira

3.º ciclo: Eugénia Sousa e Gabriela Ferraro

Secundário: Maria José Soares e Helena Duque

Cursos Profissionais: Maria João Mata

PNL

Projeto MAIA
Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica

O propósito fundamental do Projeto Nacional “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)”, no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingos Fernandes, é contribuir para melhorar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as ações que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, com mais compreensão e com mais profundidade.

No ano letivo de 2019-2020 seis professores do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio integraram o projeto MAIA, formando uma equipa heterogénea no que respeita a grupos disciplinares e a anos de lecionação: Ana Andrea de Abreu Soeiro de Barros (400), Cristina Margarida da Silva Fontes (300), Isabel Cristina Mesquita Cunha (600), Maria de Fátima Sancho Fontes Rodrigues (410) e Seila Isabel Freitas de Oliveira (500). No ano letivo seguinte juntaram-se à equipa o Diretor do Agrupamento, João Manuel Esteves Dias Andrade (550) e as docentes Isabel Maria Roque dos Santos (500) e Tânia Maria Barroso Fernandes Dias (550).

A intervenção passará por uma integração na ação pedagógica da estratégia “Trabalho em Grupo”, que acreditamos vir a desenvolver competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), nomeadamente das competências referentes ao domínio “Relacionamento Interpessoal” e, consequentemente, o desenvolvimento de outras competências. Acresce que o Projeto Educativo do AESAS define como ação central do Agrupamento, no domínio de intervenção “Sucesso Educativo”, “garantir o sucesso educativo dos seus alunos, nas diversas dimensões que este pode e deve assumir.” São realçadas metas, não só para a melhoria dos “Resultados Académicos”, mas também ao nível da “Ação Educativa” e “Avaliação”. É imperativo que todos os professores reconheçam e valorizem o trabalho dos alunos entre pares como estratégia a incorporar na sua ação, cabendo aos diversos órgãos da escola promoverem e realçarem a sua importância.

 

PTD / PADDE

Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

A Equipa de Trabalho: Carmo Cunha; Eugénia Sousa e Hélio Vilas

 

Reapreciação de Exames

Revisão de Pautas de Avaliação

SAAD

Secretariado de Exames

Serviços de Psicologia e Orientação

UAARE Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola

Verificação de Atas

Esta equipa de trabalho tem como objetivo verificar:
 
  • a entrega e redação das atas dos Conselhos de Turma; 
  • o cumprimento das orientações emanadas do Conselho de Diretores de Turma;
  • o respeito pelas formalidades linguísticas exigidas na redação do texto da ata.
 
Equipa de Trabalho: Alberto Matos, Gracinda Oliveira, Joaquim Monteiro e Vasco Silva

 

PROTOCOLOS E PARCERIAS