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AVISO – Escolas Encerradas

Informamos todos os interessados que todos os estabelecimentos do Agrupamento de Escola Alberto Sampaio se encontram encerrados para férias de 14 a 21 de agosto, inclusive.

A Direção

14 de Agosto, 2024

Informamos todos os interessados que todos os estabelecimentos do Agrupamento de Escola Alberto Sampaio se encontram encerrados para férias de 14 a 21 de agosto, inclusive. A Direção

Dia do Fascínio das Plantas FoPD 2024 e inauguração da Árvore dos Serviços Ambientais da ESAS

No passado dia 20 de maio de 2024 celebrámos o Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Esta celebração incluiu uma sessão de abertura em que, após um interessante momento musical por alunos da ESAS, tomaram a palavra O Diretor da Escola, Prof. João Andrade, o Sr,. Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga., Eng. Altino Bessa, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de S. Lázaro, Dr. Miguel Pires e dois grandes especialistas em diferentes áreas da botânica, o Prof. Dr. Luís Martins, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD, e a Prof. Dra. Ana Cunha, da Escola de Ciências da Universidade do Minho – UM. Estes dois palestrantes motivaram a audiência de alunos e professores da ESAS com aspetos científicos de relevo respeitantes às plantas. Demostraram bem como também eles são fascinados por plantas, pelo seu papel nos ecossistemas, pela sua biologia, e pela sua enorme beleza e utilidade.
Após esta sessão inaugural procedeu-se à visita à exposição de desenhos de alunos da primária do agrupamento sujeita ao lema As Plantas são Fascinantes porque….
Finalmente, no jardim da Escola, inaugurou-se uma estrutura metálica, de vários metros de dimensão, que procura explicar e sensibilizar a comunidade para as múltiplas funções ecossistémicas das plantas, quantificando-as. Esta estrutura nomeada Árvore dos Serviços Ambientais dos Jardins da ESAS foi concebida pelo professor de BG da ESAS, António Freitas. Mais informação pode ser encontrada no prospeto anexo, distribuído na sessão.”
#FascinioPlantasESAS

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3 de Agosto, 2024

No passado dia 20 de maio de 2024 celebrámos o Dia Internacional do Fascínio das Plantas. Esta celebração incluiu uma sessão de abertura em que, após um interessante momento musical por alunos da ESAS, tomaram a palavra O Diretor da …

REGISTO PLATAFORMA MEGA – 1ª Vez

Passo 1: GOOGLE —-> Manuais Escolares Gratuitos

Passo 2: Fazer registo

Passo 3: Preencher os campos

Passo 4: Após registo voltar à página do Encarregado de Educação ->  ACEDER

REGISTO PLATAFORMA MEGA_A3 (PDF)

2 de Agosto, 2024

Passo 1: GOOGLE —-> Manuais Escolares Gratuitos Passo 2: Fazer registo Passo 3: Preencher os campos Passo 4: Após registo voltar à página do Encarregado de Educação ->  ACEDER REGISTO PLATAFORMA MEGA_A3 (PDF)

Exames 2ª Fase – pedidos de consulta de provas

PEDIDO DE CONSULTA DE PROVA – EXAMES SECUNDÁRIO

– O requerimento para consulta da prova, Modelo 09/JNE, deve ser preenchido e enviado para o correio eletrónico exames@esas.pt, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior.
– O requerimento é enviado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, dias 5 e 6 de agosto, servindo este de recibo a devolver ao requerente. Juntamente com o pedido de consulta da prova deverá ser enviado o comprovativo de pagamento de 3 euros por cada prova, efetuado na reprografia da escola.

PEDIDO PARA REAPRECIAÇÃO DE PROVA

– Os modelos referentes ao processo de reapreciação, Modelos 11 e 11-A/JNE, devem ser preenchidos e enviados para o correio electrónico exames@esas.pt
– O requerimento deve ser formalizado nos dois dias úteis seguintes, dias 7 e 8 de agosto. Juntamente com o pedido de reapreciação deve ir o comprovativo de pagamento de 25 euros por prova, efetuado na reprografia da escola.

 

Podem obter os modelos online em https://www.dge.mec.pt/modelos

 

 

 

2 de Agosto, 2024

PEDIDO DE CONSULTA DE PROVA – EXAMES SECUNDÁRIO – O requerimento para consulta da prova, Modelo 09/JNE, deve ser preenchido e enviado para o correio eletrónico exames@esas.pt, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior. – O requerimento é …

Consulta preliminar ao mercado

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio está a promover uma consulta preliminar ao mercado (artigo 35.º-A do CCP) para a aquisição de Equipamentos Específicos no âmbito da candidatura submetida por este Agrupamento ao Concurso (AAC) nº 01/C06-i01.01/2022 do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) com vista à modernização da oferta e dos estabelecimentos de ensino e da formação profissional.

A intenção é proceder à abertura de um procedimento de formação de contrato público destinado à aquisição do referido equipamento para operacionalização deste projeto cujas caraterísticas mínimas e requisitos técnicos e funcionais podem ser consultados no documento “Centro Tecnológico Informático _ Especificações

No âmbito dos trabalhos preparatórios da abertura do procedimento, esta consulta preliminar ao mercado visa obter preços médios para se poder estabelecer o preço base do procedimento pré-contratual de acordo com os critérios previstos no n.º 3 do artigo 47.º do CCP.

Esta consulta preliminar configura uma simples auscultação ao mercado, da qual não resulta qualquer vínculo obrigacional entre a entidade adjudicante e os possíveis concorrentes. Todavia serão tomadas as medidas adequadas para prevenir qualquer distorção da concorrência podendo tais medidas passar pela comunicação aos demais concorrentes das informações que tenham sido pertinentemente trocadas no âmbito da consulta e pela inclusão de uma súmula do conteúdo das mesmas nas peças do procedimento, em conformidade com o estatuído no n.º 4 do artigo 35.º-A do CCP.

Os interessados deverão enviar o valor unitário de cada bem/produto preenchendo o ficheiro “Especificações técnicas CTE-Informática _ anexo I“.

As respostas a esta consulta preliminar devem ser remetidas, incluindo o ficheiro “Especificações técnicas CTE-Informática _ anexo I” devidamente preenchido, para o correio eletrónico cte@esas.pt até ao dia 29/07/2024, com indicação da “Consulta Preliminar CTE Informática” no assunto da mensagem.

23 de Julho, 2024

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio está a promover uma consulta preliminar ao mercado (artigo 35.º-A do CCP) para a aquisição de Equipamentos Específicos no âmbito da candidatura submetida por este Agrupamento ao Concurso (AAC) nº 01/C06-i01.01/2022 do Plano de …

Professores Bibliotecários – Procedimento interno de designação

Nos termos do art.º 5.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, encontra-se aberto, pelo prazo de três dias úteis – entre 16 e 18 de julho – procedimento interno para recrutamento de um Professor Bibliotecário para exercer funções na biblioteca de um dos estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio.

Consulte aqui ao Aviso de abertura;

Aceda aqui à Minuta para declaração de interesse;

Aceda aqui ao Documento para sistematização de pontuações (a entregar devidamente preenchido e validado)

Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.

15 julho 2024

Lista de candidatos internos admitidos

Candidato selecionado

19 julho 2024

 

 

15 de Julho, 2024

Nos termos do art.º 5.º da Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho, encontra-se aberto, pelo prazo de três dias úteis – entre 16 e 18 de julho – procedimento interno para recrutamento de um Professor Bibliotecário para exercer funções …

Rankings Escolas – Ensino Secundário (JN + Público)

Ranking Jornal PÚBLICO – Ensino Secundário – Escolas Públicas de Braga


https://www.publico.pt/ranking-escolas/lugar-sua-escola#-0303

 

Ranking SIC NOTÍCIAS/EXPRESSO – Escolas Públicas e Privadas de Braga – Mais de 50 exames

https://sicnoticias.pt/ranking-das-escolas/2023

12 de Julho, 2024

Ranking Jornal PÚBLICO – Ensino Secundário – Escolas Públicas de Braga https://www.publico.pt/ranking-escolas/lugar-sua-escola#-0303   Ranking SIC NOTÍCIAS/EXPRESSO – Escolas Públicas e Privadas de Braga – Mais de 50 exameshttps://sicnoticias.pt/ranking-das-escolas/2023

DICE KPOP SHOW! 

Olá a todos! É com muito orgulho que anunciamos o primeiro Show de K-pop em Braga!

A paixão que temos, tanto pela dança, como por esta comunidade, não podia passar despercebida. Quisemos reunir alguns dos grupos de todos os cantos do país para celebrarmos esta união.
Neste espetáculo (e assim como na comunidade) cada performance é uma peça crucial para a representação do K-pop em Portugal, cada grupo traz consigo uma energia diferente que, em conjunto, demonstra o que todos temos em especial: o amor e dedicação pela dança.
Venham celebrar esta comunidade connosco, fazendo parte deste momento tão especial para todos!
10 de Julho, 2024

Olá a todos! É com muito orgulho que anunciamos o primeiro Show de K-pop em Braga! A paixão que temos, tanto pela dança, como por esta comunidade, não podia passar despercebida. Quisemos reunir alguns dos grupos de todos os cantos …

Documentos necessários para matrícula no Pré-Escolar e no 1.º Ano do 1º Ciclo

  • Cartão de Cidadão do aluno;
  • Cartão de Utente da criança, NISS, Cartão de contribuinte (para os alunos que não possuem C.C.);
  • 1 Fotografia tipo passe;
  • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do E.E./ pais;
  • Boletim Individual de Saúde (Vacinas) (fotocópia);
  • Documento Comprovativo da Residência na Freguesia – Documento comprovativo de que o aluno reside efetivamente com o (a) encarregado de educação, mediante os últimos dados relativos à composição do agregado familiar, validados pela Autoridade Tributária;
  • Documento Comprovativo da Atividade Profissional e respetiva morada;
  • Preenchimento dos boletins de recolha de dados, de auxílios económicos e ficha de inscrição nas atividades de enriquecimento curricular, a fornecer pela escola;
  • Documento da Segurança Social comprovativo de escalão do Abono de Família;
  • Caso os pais do aluno pretendam efetuar a delegação da função de encarregado de educação, deverão entregar:
    1. Documento assinado por ambos de delegação de poderes;
    2. Documento comprovativo de que o aluno reside efetivamente com o (a) encarregado de educação por delegação, mediante os últimos dados relativos à composição do agregado familiar, validados pela Autoridade Tributária
9 de Julho, 2024

Cartão de Cidadão do aluno; Cartão de Utente da criança, NISS, Cartão de contribuinte (para os alunos que não possuem C.C.); 1 Fotografia tipo passe; Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão do E.E./ pais; Boletim Individual de Saúde (Vacinas) …

Exames – pedidos de consulta de provas

PEDIDO DE CONSULTA DE PROVA – EXAMES SECUNDÁRIO

– O requerimento para consulta da prova, Modelo 09/JNE, deve ser preenchido e enviado para o correio eletrónico exames@esas.pt, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior.
– O requerimento é enviado no próprio dia ou no dia útil seguinte ao da publicação da respetiva classificação, dias 15 e 16 de julho, servindo este de recibo a devolver ao requerente. Juntamente com o pedido de consulta da prova deverá ser enviado o comprovativo de pagamento de 3 euros por cada prova, efetuado na reprografia da escola.

PEDIDO PARA REAPRECIAÇÃO DE PROVA

– Os modelos referentes ao processo de reapreciação, Modelos 11 e 11-A/JNE, devem ser enviados para o correio eletrónico para exames@esas.pt
– O requerimento deve ser formalizado nos dois dias úteis seguintes, dias 17 e 18 de julho. Juntamente com o pedido de reapreciação deve ir o comprovativo de pagamento de 25 euros por prova, efetuado na reprografia da escola.

Podem obter os modelos online em https://www.dge.mec.pt/modelos

9 de Julho, 2024

PEDIDO DE CONSULTA DE PROVA – EXAMES SECUNDÁRIO – O requerimento para consulta da prova, Modelo 09/JNE, deve ser preenchido e enviado para o correio eletrónico exames@esas.pt, pelo encarregado de educação ou pelo próprio aluno, quando maior. – O requerimento …

Alerta-se os interessados, que tenham concluído o 9º, 10º e 11º anos, relativamente às Candidaturas à Bolsa de Mérito:**

Candidaturas até 30 de setembro.
 
Critérios de admissão:
– Aprovação em todas as disciplinas ou módulos;
– Escalão 1 ou 2;
– Média:
        – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou superior a 4 valores, arredondada às unidades;
        – ofertas formativas com classificações de 0 a 20 – classificação igual ou superior a 14 valores, arredondada às unidades.
 
 
**Não aplicável a alunos que se encontrem a repetir o ano escolar.
 
Documentação obrigatória:
– Boletim de candidatura (impressos disponíveis na papelaria);
– Documento comprovativo do escalão de abono de família emitido pela Segurança Social ou outros Serviços da Administração Pública;
– IBAN da conta bancária do encarregado de educação devidamente assinado/rubricado.
 
Legislação aplicável:
– Decreto-Lei n.º 55/2009 de 2 de Março
– Despacho n.º 5296/2017 (alteração ao Despacho n.º 8452-A/2015)

27 de Junho, 2024

Candidaturas até 30 de setembro.   Critérios de admissão: – Aprovação em todas as disciplinas ou módulos; – Escalão 1 ou 2; – Média:         – ofertas formativas com classificações de 1 a 5 – classificação igual ou …

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    A parceria entre o clube Artygym e o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) visa a promoção de atividades extracurriculares e o  desenvolvimento digital dos alunos, através da implementação de um Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital. A parceria inclui a recolha de evidências, análise de dados, elaboração do plano, implementação e monitorização das ações. 

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    Uma entidade que se dedica ao aprimoramento e apoio dos profissionais de educação. O seu foco é a formação contínua, a reflexão sobre a prática pedagógica e a ampliação do universo cultural dos educadores, promovendo a integração e o desenvolvimento profissional.

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    O Erasmus+</a >
    é o programa da UE para a educação, formação,
    juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam
    numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de
    redes, incluindo a melhoria estratégica das competências
    profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades
    organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de
    cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a
    obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas
    práticas.

    Ao longo dos últimos 30 anos, este programa
    permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências
    que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas
    oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações
    durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos
    (2021-2027).

    A adesão a este Programa teve origem na vontade de
    proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis
    de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de
    participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio
    como este permite não só o contacto com novas culturas e o
    desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também
    potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa,
    em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia.

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    O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da
    Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.

    A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:

    • Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
    • Estimular a liderança servidora;
    • Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
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    Instituição com a missão de promover o desenvolvimento integral de pessoas de todas as idades, com especial atenção aos mais desprotegidos e excluídos. Atua em áreas como o social, cultural, educativo, espiritual e artístico, com base em princípios humanistas.

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    Estabelecimento de ensino superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino, formação, estudo e investigação na área das Ciências do Desporto. Oferece formação diversificada e rigorosa, abordando o desporto na sua pluralidade de sentidos e manifestações.

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    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é uma instituição pública de ensino superior em Barcelos. Oferece cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, distinguindo-se pelo seu foco na ligação à indústria e na inovação pedagógica e tecnológica.

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    O Instituto Português do Desporto e Juventude é um organismo público que tem como objetivo executar a política nacional nas áreas do desporto e da juventude. Promove o associativismo juvenil, o desenvolvimento do desporto, a atividade física e o apoio aos jovens.

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    Instituição de ensino superior universitário (ISMAI) localizada na Maia, dedicada à formação em diversas áreas, como Ciências do Desporto, Ciências Sociais e Comunicação. É reconhecida pela sua cultura de avaliação de qualidade e pelo esforço de internacionalização.

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     Um grupo de teatro de Braga que se dedica à produção e apresentação de espetáculos. Fixado em Braga, o grupo trabalha na criação de parcerias e na oferta de respostas culturais, explorando a arte dramática e a sua relevância social e pedagógica.

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    O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas
    (PADDE) </strong >tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu</a >
    e o
    DigCompOrg</a >. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.

    A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:

    • recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
    • análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
    • elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
    • implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
    • monitorização das ações e avaliação:
      aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.

    A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os
    resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

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    O
    Programa de Educação Estética e Artística
    (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.

    Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.

    Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.

    Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.

    Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa

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    O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de
    Escola:
    Escola: Crisol de Culturas
    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.

    Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural
    de Escola:

    Escola: Crisol de Culturas

    Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

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    O Projeto MILAGE engloba um conjunto de iniciativas que envolve a promoção da utilização da plataforma educativa digital, MILAGE APRENDER+, que detém patente registada nos EUA. Esta plataforma de aprendizagem foi desenvolvida pela Universidade do Algarve (UAlg), no âmbito dos projetos “MILAGE - MathematIcs bLended Augmented GamE” e “LEARN+”, pelo programa ERASMUS+ e disseminada em Portugal em parceria com a Direção Geral de Educação, a Associação de Professores de Matemática, Associação de Professores de Português, Associação Portuguesa de Imprensa, Sociedade Portuguesa de Matemática, Segura Net, Associação Portuguesa de Professores de Inglês, Associação Portuguesa de Professores de Espanhol, Plano Nacional de Leitura 2027 e eTwinning.
    Este projeto visa ajudar todos os alunos a aprenderem, aproveitando as potencialidades dos smartphones, tablets e computadores, conjugando-as com um modelo pedagógico desenvolvido para motivar os alunos e promover uma aprendizagem ativa, centrada no aluno, mais autónoma e adequada a diferentes estilos de aprendizagem, num ambiente gamificado e com vídeos educacionais. Pretende-se também continuar a desenvolver uma comunidade de partilha de professores e de alunos autores, potenciando o desenvolvimento de recursos personalizados, de competências digitais e transversais.
    A Missão deste projeto é promover a implementação de uma prática pedagógica inovadora, com recurso à plataforma MILAGE APRENDER+ (constituída por duas aplicações, uma destinada aos alunos e outra aos professores), assegurando o acesso gratuito, equitativo e de qualidade à educação, que combina o analógico com o digital.
    Assegura ainda a avaliação formativa, as aprendizagens ativas e o desenvolvimento de competências do século XXI.
    MILAGE APRENDER+, uma comunidade de professores e alunos autores ao serviço do sucesso de todos.

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    Programa de policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP), com o objetivo de reforçar a segurança e a prevenção de riscos na comunidade escolar. Atua na sensibilização e no apoio a alunos, professores e encarregados de educação.

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    O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.

    Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

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    O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96</a >, de 27 de A )

    gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.

    Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999.

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    Instituição de ensino superior privada de matriz humanista cristã, com sede em Lisboa e centros regionais em Braga, Porto e Viseu. É reconhecida pela sua qualidade de ensino e investigação, promovendo a formação integral e o respeito pelos valores humanos.

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     Instituição pública de ensino superior com campi em Braga e Guimarães, sendo uma referência nacional e internacional. Reconhecida pela excelência em ensino, investigação e inovação, abrange áreas que vão das ciências e tecnologia às humanidades e artes.

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    A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo
    University of Cambridge School Classics Project</strong >, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.

    Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

PROTOCOLOS E PARCERIAS