Contactos
- Home
- Contactos
PROTOCOLOS E PARCERIAS

O grande Plano Nacional das Artes propõe, entre outros eixos de ação, a ideia maior de indisciplinar a escola através das artes. No AESAS o mote “Escola: Crisol de Culturas” é o nosso Projeto Cultural de Escola (PCE) pretende promover o diálogo intercultural, uma riqueza viva a explorar, quer no nosso agrupamento como na nossa cidade
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola: Escola: Crisol de Culturas Coordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas
O Centro Qualifica do Município de Braga resulta de um consórcio entre a Câmara Municipal de Braga, os Agrupamentos de Escolas Alberto Sampaio, Carlos Amarante, D. Maria II, Maximinos e Sá de Miranda e da Escola Profissional de Braga, e tem como missão o aumento e melhoria das qualificações da população adulta do concelho.
Dada a natureza da estrutura deste CQ, a sua principal missão é a realização de sessões de orientação escolar e profissional, bem como o desenvolvimento de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico e secundário, que visam o aumento efetivo das qualificações dos candidatos, tendo como recurso principal a sua história de vida, valorizando, desta forma, as aprendizagens realizadas ao longo da vida, em diversos contextos – formal, não formal e informal.

O Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao projeto da Academia de Líderes Ubuntu - Escolas, no âmbito do Plano 21|23 Recuperação de Aprendizagens da DGE.
A Equipa de Trabalho do AESAS propõe-se a:
- Promover a Capacitação dos jovens, enquanto agentes de transformação ao serviço das suas comunidades, com enfoque no desenvolvimento de competências sócio emocionais;
- Estimular a liderança servidora;
- Contribuir para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas, coesas e justas;
Constituição da Equipa de Trabalho: Constituição da Equipa de Trabalho: Ana Andrea de Barros; Eugénia Sousa; Helena Duque; Fátima Fontes; Teresa Carvalho e TeresinhaTeixeira

A 6 de setembro de 2018, o Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio (AESAS) aderiu ao Plano Nacional de Cinema com a missão de promover a literacia cinematográfica, a formação de públicos e a valorização do cinema enquanto arte.
Professora Vânia Ferreira (Music Teacher)
Coordenadora Plano Nacional das Artes (PNA) - Projeto Cultural de Escola:
Escola: Crisol de CulturasCoordenadora Plano Nacional do Cinema - CineAesas

O Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), é uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que pretende enriquecer as experiências de educação, propondo metodologias inovadoras de aprendizagem nas áreas de Artes Visuais, Dança, Expressão Dramática/Teatro e Música.
Neste sentido o agrupamento aderiu ao programa nacional.
Os educadores e professores, são acompanhados de forma continuada, através de planos sequenciados, com formação docente, iniciativas com parceiros culturais, projetos de ações educativas e realização de eventos no âmbito da Educação Artística - a fim de ser construída uma rede de conhecimentos e recursos, de acordo com cada contexto escolar.
Para além da Equipa de Educação Artística, estrutura central, o PEEA conta ainda com um grupo de Embaixadores Regionais e Locais que junto das escolas estabelecem uma relação de proximidade.
Encontra-se online o novo site do PEEA, http://educacaoartistica.dge.mec.pt/. Esta nova ferramenta vai certamente contribuir, é esta a nossa convicção, para uma maior e melhor divulgação/promoção do Programa


O Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE) tem por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg. Deste modo, as áreas de intervenção do PADDE incidirão nos diferentes domínios da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Envolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens, Desenvolvimento Profissional Contínuo e Liderança.
A elaboração deste Plano deve ter em conta diversas etapas, desde:
- recolha de evidências: a partir da informação recolhida por processos de diagnóstico;
- análise dos dados: interpretação e reflexão sobre os resultados alcançados;
- elaboração: definição do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital;
- implementação: período temporal em que o plano é desenvolvido na prática;
- monitorização das ações e avaliação: aferição e adequação dos níveis de implementação e consecução dos objetivos definidos no plano.
A criação de ecossistemas de desenvolvimento digital deverá considerar que a capacitação dos docentes e de outros profissionais de educação terá um papel determinante no alicerçar da integração transversal das tecnologias de informação e comunicação. Com esta integração pretende-se potenciar os processos de inovação através do digital, nas escolas e adequá-las aos contextos e desafios atuais da nossa sociedade. Nesse sentido, deverão ser definidas metas e planeadas ações para concretizar o Plano, bem como mecanismos de monitorização que possam aferir o progresso e verificar os resultados, como fatores fundamentais para o sucesso da Escola.

O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi lançado em 1996, pelos Ministérios da Educação e da Cultura (despacho conjunto n.º 184/ME/MC/96, de 27 de A
gosto), com o objetivo de instalar e desenvolver bibliotecas em escolas públicas de todos os níveis de ensino, disponibilizando aos utilizadores os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.
A Biblioteca da Escola Básica de Nogueira passou a integrar a Rede Nacional de Biblioteca Escolares em 1998 e a Biblioteca da Escola Secundária Alberto Sampaio em 1999. https://www.rbe.mec.pt/np4/home.html

A Oficina de Latim segue a orientação do Cambridge Latin Course, uma metodologia desenvolvida pelo University of Cambridge School Classics Project, que permite o acesso à língua latina através de um método inovador, mediante o qual os alunos aprendem Latim como uma língua moderna e, caso o desejem, têm acesso a uma certificação internacional, através da realização de um exame realizado por esta prestigiada instituição universitária.
Foi estabelecido um protocolo de colaboração entre a ESAS e a equipa portuguesa, que representa a Universidade de Cambridge.

A O Erasmus+ é o programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Permite que as organizações se envolvam numa série de atividades de desenvolvimento e de criação de redes, incluindo a melhoria estratégica das competências profissionais do seu pessoal, o desenvolvimento das capacidades organizacionais e a criação de parcerias transnacionais de cooperação com organizações de outros países, tendo em vista a obtenção de resultados inovadores e o intercâmbio de boas práticas.
Ao longo dos últimos 30 anos, este programa permitiu a mais de 10 milhões de participantes viver experiências que mudaram as suas vidas e continuará a oferecer novas oportunidades a uma grande variedade de indivíduos e organizações durante o seu próximo ciclo de vida de sete anos (2021-2027). A adesão a este Programa teve origem na vontade de proporcionarmos aos alunos do nosso Agrupamento, de todos os níveis de escolaridade e de todos os percursos escolares, a oportunidade de participarem numa experiência única e inesquecível. Um intercâmbio como este permite não só o contacto com novas culturas e o desenvolvimento de competências linguísticas, mas revela-se também potencialmente benéfico ao nível pessoal, numa dimensão formativa, em que os alunos adquirem responsabilidade, maturidade e autonomia. No ano letivo de 2021-2022 o nosso agrupamento tem seis projeto a decorrer, como consta do fluxograma explicativo da organização do programa no Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio.Docentes Responsáveis: Fernanda Alvim, Cláudia Sousa e Sónia Rodrigues