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A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos do programa de avaliação externa das escolas, o primeiro entre 2006 e 2011 e o segundo entre 2012 e 2017. 
 
Perspetivando-se, assim, o início do terceiro ciclo de avaliação, foi constituído um Grupo de Trabalho pelo Senhor Ministro da Educação (Despacho n.º 13342/2016, de 9 de novembro), com a missão de analisar os referenciais e metodologias em vigor, com vista a propor um modelo orientador, em consonância com a evolução das sociedades, dos sistemas educativos e das próprias metodologias de avaliação.
 
O Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio, por convite, integrou o conjunto de 10 escolas nacionais, públicas e privadas, que integraram a fase piloto.
 
O relatório infra expressa os principais resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio, realizada pela equipa de avaliação designada para o efeito, na sequência do recurso a uma metodologia que incluiu entrevistas a diversos elementos da comunidade educativa, a visita às instalações e a observação direta da prática educativa e letiva, que decorreram entre 14 e 21 de maio de 2018, bem como a análise dos documentos estruturantes, das estatísticas oficiais e das respostas aos questionários de satisfação da comunidade, que foram aplicados. 
 
 
 
 
Ciclos anteriores:

ESAS OBTÉM CLASSIFICAÇÃO MÁXIMA NA AVALIAÇÃO EXTERNA

Escola Secundária de Alberto Sampaio obtém classificação máxima na avaliação externa realizada pela Inspecção Geral de Educação em todos os domínios: resultados dos alunos, prestação do serviço educativo, organização e gestão escolar, liderança, capacidade de auto-regulação e melhoria da escola.


Vídeo do Ministério da Educação (link não funcional)

Escola Secundária de Alberto Sampaio obtém classificação máxima na avaliação externa realizada pela Inspecção Geral de Educação em todos os domínios: resultados dos alunos, prestação do serviço educativo, organização e gestão escolar, liderança, capacidade de auto-regulação e melhoria da escola.

A escola, a única na cidade a submeter-se a este processo de avaliação, adquiriu assim as condições para avançar no sentido da celebração de um contrato de autonomia, contrato este que se centrará no desenvolvimento dos seus recursos, na flexibilidade crescente da sua gestão e na diversificação da oferta curricular para os alunos.

A escola, a única na cidade a submeter-se a este processo de avaliação, adquiriu assim as condições para avançar no sentido da celebração de um contrato de autonomia, contrato este que se centrará no desenvolvimento dos seus recursos, na flexibilidade crescente da sua gestão e na diversificação da oferta curricular para os alunos.

O relatório encontra-se em anexo para divulgação a todos os interessados. Constará igualmente da página da IGE.

Dos relatórios divulgados, no contexto da zona norte, a ESAS foi a única escola a obter estes resultados. A nível nacional, apenas uma escola atinge resultados idênticos.

Relatório de Avaliação Externa 2007

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Avaliação Externa 2011

Em conclusão,  a  Escola é gerida por lideranças fortes e mobilizadoras da comunidade  educativa.  Os pontos fortes predominam na totalidade dos campos em análise,  em resultado de  práticas organizacionais eficazes e generalizadas, com impacto na melhoria das aprendizagens e dos resultados dos alunos e nos respetivos percursos escolares, pelo que a classificação deste domínio é de MUITO BOM.

Relatório de Avaliação Externa 2011

Plano de Melhoria - 1-fev-2012

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