Main menu

"Fiscalização Júnior"


No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, a turma L3A, da Escola Básica de Lomar, participou na atividade "Fiscalização Júnior", organizada pela Educação Rodoviária da Divisão de Educação.

Esta turma deslocou-se, na sexta-feira, dia 21 de setembro até ao centro urbano, acompanhada por dois professores, um agente da PSP, e duas técnicas da Escola Rodoviária de Braga.

Os alunos acercaram-se de vários transeuntes, sensibilizando-os para a necessidade de uma mudança de comportamentos  no sentido de fomentar uma mobilidade urbana mais sustentável, em particular no que toca à utilização dos transportes públicos, em vez do automóvel particular.

Os alunos também  "fiscalizaram" os estacionamentos abusivos na área envolvente à zona pedonal, sensibilizando os automobilistas a serem mais responsáveis.

Fotos Facebook e Google+

"Dá-me Um Abraço"

 

As turmas da Escola Básica de Lomar, desenvolveram, no dia 21 de setembro, várias atividades conjuntas para celebrar o Dia Internacional da Paz.
A comemoração teve como objetivo levar à sensibilização dos alunos para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado o fim dos conflitos entre povos e a não violência. O propósito deste dia foi que a pessoa fizesse algo pela paz. 
Todos vestidos de branco, visualizamos um filme relacionado com o Dia, Cantamos a canção "Dá-me um Abraço", de Miguel Gameiro e, para finalizar coreografamos um coração humano. 
 

ESAS pioneira na implementação do Heroic Imagination Project (HIP) em Portugal

Heroic Imagination Project (HIP)

 

No dia 6 de setembro, a Universidade Católica do Porto teve a honra de receber Philip Zimbardo, Professor Emeritus da Stanford University (Califórnia). Considerado um dos psicólogos mais influentes do mundo, Zimbardo ficou conhecido pela Experiência da Prisão de Stanford, que inspirou, em 2015, o filme The Stanford Prison Experiment, de Kyle Patrick Alvarez, no qual foi consultor.  As investigações de Zimbardo sobre os processos de legitimação da violência levaram-no recentemente a procurar estudar o reverso da medalha, ou seja, os processos que conduzem ao comportamento altruísta e heróico.  Recentemente fundou o Heroic Imagination Project (HIP), https://www.heroicimagination.org/, um projeto internacional no qual a Universidade Católica do Porto é parceira e que visa  combater a indiferença social, fomentando atitudes e comportamentos prossociais, através da educação para o heroísmo quotidiano.

Através de uma parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a escola secundária do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio está a ser pioneira na implementação do HIP em Portugal. No ano letivo transato, quatro turmas do 10º ano participaram num estudo piloto de implementação deste projeto; outras quatro turmas tiveram a primeira sessão do HIP em junho e participarão nas restantes sessões durante o corrente ano lectivo.

No dia 6 de setembro, alunos das turmas 10ºC, 10ºD, 10ºE e 10ºG deslocaram-se à Universidade Católica do Porto, onde tiveram a oportunidade de participar neste encontro e contactar pessoalmente com o mentor de um projeto que tanto impacto teve para eles. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de ver a exposição, inaugurada nesse dia na Universidade Católica, com os quadros alusivos aos seus heróis, que fizeram durante a sua participação no HIP.  

Noíicia no jornal Público

 

Subcategorias

Plataformas

Ligações Importantes

Contactos

Rua Álvaro Carneiro
4715-086 Braga
Tel. 253 204 220
Fax. 253 204 224
http://www.aesas.pt

Facebook G+ Twitter YouTube RSS Instagram