Main menu

Heroic Imagination Project (HIP)

 

No dia 6 de setembro, a Universidade Católica do Porto teve a honra de receber Philip Zimbardo, Professor Emeritus da Stanford University (Califórnia). Considerado um dos psicólogos mais influentes do mundo, Zimbardo ficou conhecido pela Experiência da Prisão de Stanford, que inspirou, em 2015, o filme The Stanford Prison Experiment, de Kyle Patrick Alvarez, no qual foi consultor.  As investigações de Zimbardo sobre os processos de legitimação da violência levaram-no recentemente a procurar estudar o reverso da medalha, ou seja, os processos que conduzem ao comportamento altruísta e heróico.  Recentemente fundou o Heroic Imagination Project (HIP), https://www.heroicimagination.org/, um projeto internacional no qual a Universidade Católica do Porto é parceira e que visa  combater a indiferença social, fomentando atitudes e comportamentos prossociais, através da educação para o heroísmo quotidiano.

Através de uma parceria com a Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa no Porto, a escola secundária do Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio está a ser pioneira na implementação do HIP em Portugal. No ano letivo transato, quatro turmas do 10º ano participaram num estudo piloto de implementação deste projeto; outras quatro turmas tiveram a primeira sessão do HIP em junho e participarão nas restantes sessões durante o corrente ano lectivo.

No dia 6 de setembro, alunos das turmas 10ºC, 10ºD, 10ºE e 10ºG deslocaram-se à Universidade Católica do Porto, onde tiveram a oportunidade de participar neste encontro e contactar pessoalmente com o mentor de um projeto que tanto impacto teve para eles. Além disso, os alunos também tiveram a oportunidade de ver a exposição, inaugurada nesse dia na Universidade Católica, com os quadros alusivos aos seus heróis, que fizeram durante a sua participação no HIP.  

Noíicia no jornal Público

 

Plataformas

Ligações Importantes

Contactos

Rua Álvaro Carneiro
4715-086 Braga
Tel. 253 204 220
Fax. 253 204 224
http://www.aesas.pt

Facebook G+ Twitter YouTube RSS Instagram